FlatOut!
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Porsche Macan desafia o BMW M3 para uma arrancada de 1.000 metros. Quem leva essa?

Nós sempre fomos um tanto intransigentes a respeito da superioridade das peruas em relação aos SUVs e crossovers. Além de geralmente ter mais espaço que os utilitários esportivos de mesmo porte, elas também têm uma dinâmica mais afiada, afinal, são geralmente mais baixas e mais leves que os SUV ou crossovers.

Mas então conhecemos o Porsche Macan há alguns meses, e ficamos impressionados com a competência e o talento do novo filho de Stuttgart quando se trata de acelerar forte e curtir o passeio. Para resumir, ele não parece ter a altura, nem o peso, nem a largura que tem, e realmente consegue desafiar a física como alguns de seus outros irmãos — nominadamente o 911 com seu motor pendurado na traseira.

Não é exagero: a imprensa automotiva mundial aclamou o Macan como o SUV com o melhor comportamento dinâmico do mercado — o FlatOut, inclusive (veja nossa avaliação neste link).

Mas como você sabe, os SUV estão ocupando o lugar das peruas no mercado automotivo, tornando-se a principal alternativa aos sedãs na hora da escolha de um novo carro, seja para a família, ou para o chefe dela. É por isso que os britânicos da revista Evo decidiram colocar o Porsche Macan Turbo S frente a frente com o novo BMW M3 (que agora é unicamente um sedã, lembre-se) em uma de suas Drag Battles.

Apesar da concorrência acirrada pelos modelos Mercedes AMG e Audi RS, os sedãs M da BMW sempre foram a referência no segmento dos sedãs de alto desempenho. O novo BMW M3 mantém essa tradição. Apesar de boa parte de seu apelo emocional ter desaparecido com a troca do motor V8 aspirado de 420 cv por um seis-em-linha biturbo de 431 cv, bem mais discreto na hora de soltar a voz, o M3 evoluiu em todos os aspectos em termos de desempenho. O quanto? A resposta está no vídeo a seguir. Quem você acha que leva essa?

Logo aos primeiros segundos, o Macan salta na frente, dando a impressão de que vai levar essa. Mas não se engane: o salto é uma cortesia do sistema de tração integral do Macan. Ele permite um ajuste com menor intervenção do controle de largada do que em um carro turbo com tração apenas nas rodas traseiras. Com um sistema capaz de direcionar e distribuir o torque individualmente para as quatro rodas, a tração é muito mais otimizada do que em um sedã de tração traseira.

No BMW, o maior torque aliado aos 360 kg a menos que o sedã tem em relação ao SUV, faz com que o controle de largada modere o desempenho por algumas frações de segundo a mais que o do Macan Turbo. Mas quando tudo se estabiliza os 431  cv do M3 falam mais alto e empurram o carro com força para longe do SUV.

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Na verdade a arrancada do M3 é algo impressionante: em apenas 4,1 segundos ele já está a 100 km/h e um bico à frente do Macan. Depois ele chega aos 160 km/h em apenas 8,6 segundos, completa o quarto de milha em pouco mais de 12 segundos e cruza a linha do quilômetro percorrido 1,8 segundo à frente do Macan.

A derrota no desafio, contudo, não é um ponto negativo na reputação do Macan, e sim mais um atestado de seu potencial esportivo — ainda que pareça um carro mais adequado à estrada do que à pista. Com 360 kg a mais, 31 cv a menos, ele ficou na cola daquele que é o melhor dos sedãs esportivos de sua geração. Isso é, sem dúvida, um grande feito.