FlatOut!
Image default
WTF?

Porsche Macan encalha durante teste e é salvo por um…. Dacia Duster?

Por mais você não goste de certo carro, é preciso admitir que suas funções mais essenciais — como levar pessoas de um ponto a outro — pode ser realizada por qualquer carro, não importa a categoria ou preço. E nada como um Porsche Macan, o mais novo crossover de Stuttgart, sendo desencalhado por um Dacia Duster, para nos lembrar disso.

O que aconteceu foi o seguinte: em um evento para a imprensa realizado no Marrocos, o jornalista Gavin Green, da revista CAR Magazine, encalhou seu Porsche Macan durante um percurso fora-de-estrada. Pouco depois, ele publicou, acompanhado da foto acima, este tweet:

O Macan está mais para um crossover urbano do que para um mini-Cayenne, a Porsche já deixou isto claro. Obviamente isto não os impediu de colocá-lo para andar na terra — mas talvez eles tivessem desistido da ideia se pudessem prever que um SUV compacto de baixo custo, feito sobre a plataforma de um hatchback, fosse a sua salvação. O Duster é oferecido no Marrocos como Dacia, fabricado na Romênia, e provavelmente não teve problemas para rebocar o Macan e tirá-lo de sua encrenca. Será que a Porsche não pensou em usar um Cayenne?

Depois, Green twittou outra foto, desta vez do Macan com uma das rodas traseiras no ar, dizendo que ele “se mostrou melhor no fora-de-estrada do que eu pensava. Sobreviveu a isto sem a ajuda do Duster”.

Mas já era tarde: o SUV franco-romeno já havia conseguido uma bela publicidade involuntária ajudando um carro bem mais caro a sair de uma enrascada. À noite, o jornalista ainda concluiu: “o Macan parece mais um enorme hot hatch” (o que nos soa bem interessante, se querem saber), confirmando a proposta da Porsche para seu novo modelo.

O Macan está previsto para chegar ao Brasil em outubro, em duas versões: S, com motor V6 biturbo de três litros e 340 cv, câmbio de dupla embreagem e tração integral, e Turbo, também com motor V6 biturbo, mas de 3,6 litros e 400 cv. Os preços deverão ficar em torno de R$ 350 mil e R$ 500 mil, respectivamente. Em comparação, o Duster, que no Brasil é Renault, custa entre R$ 52,5 mil (versão de entrada, com motor 1.6 16v de 115  cv) e R$ 69.500 (versão de topo, com motor 2.0 16v de 142 cv).

Em algum lugar da Inglaterra (provavelmente em uma casa feita de Lego), James May deve estar lendo esta notícia com um sorriso de orelha a orelha.