A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Porsche sugere que 911 GT2 RS fará Nürburgring em menos de 7 minutos, Aston Martin Vulcan ainda mais hardcore, BMW i8 Roadster em vídeo e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Será que o Porsche 911 GT2 RS irá completar Nürburgring em menos de 7 minutos?

porsche-normal

Na última sexta-feira (30), quando a Porsche lançou o novo 911 GT2 RS, vimos que o esportivo terá números de aceleração e velocidade máxima insanamente próximos do 918 Spyder. Ele será 0,2 segundo mais lento na aceleração de zero a 100 km/h, porém chegará aos mesmos 340 km/h de velocidade máxima.

Como se não bastasse, ele ainda deverá igualar o desempenho do hipercarro em Nürburgring Nordschleife. Ao menos foi o que o engenheiro-chefe do programa GT, Frank-Steffen Walliser, sugeriu após a apresentação do modelo em Goodwood.

Na ocasião o executivo disse: “Esta é a sétima geração do 911. São muitos setes… ele tem 700 cv, mas nada de sete em Nürburgring. Vamos ver. Deem um tempo e vamos descobrir”. Atualmente o melhor tempo de um 911 é 7:12, registrado pelo GT3 em maio deste ano.

Atualmente melhor tempo de um carro de tração traseira é 7:10,92, registrado pelo Mercedes-AMG GT R, de 575 cv. Considerando que o Porsche 911 GT2 RS tem 125 cv a mais e 160 kg a menos que seu conterrâneo (1.470 kg vs. 1.630 kg), as chances de ele superar o Mercedes são grandes — fora o fato de ele também ter aerodinâmica aprimorada e eixo traseiro esterçante.

Quando comparado com o 918 Spyder o GT2 RS também tem suas vantagens. Ele pode não ter os mais de 900 cv, porém é 164 kg mais leve e, como Colin Chapman nos ensinou, “potência te faz rápido nas retas; leveza te faz mais rápido em todos os lugares”. E apesar de não ter os motores elétricos para ajudar nas saídas de curva, o GT2 RS usa turbos de geometria variável para melhorar o torque e potência em baixas rotações.

Walliser ainda foi questionado pelos jornalistas presentes no lançamento sobre a possibilidade de superar o tempo de volta do Huracán. A resposta foi uma provocação: “Só vou dizer que usaremos os pneus que serão vendidos aos clientes. Vamos usar o motor que os clientes receberão ao comprar o carro. Este é o jeito Porsche. Não quero tempos de volta que o cliente não poderá obter. Ponto final. Sem comparações com concorrentes, mas é assim que fazemos.”

 

Aston Martin Vulcan ganha pacote ainda mais hardcore

Aston-Martin-Vulcan-AMR-Pro-13

Como se já não fosse o modelo mais hardcore já produzido pela Aston Martin, o Vulcan agora pode ser equipado com um pacote opcional que o deixa ainda mais radical: o AMR Pro. O pacote consiste em aprimoramentos aerodinâmicos para aumentar a downforce, redução das relações de marchas para otimizar a aceleração e retomadas nas saídas de curvas.

 

No campo da aerodinâmica, as melhorias começam na dianteira, com aletas nas extremidades dos para-choques (dive planes) e respiros no topo das caixas de roda para extrair o ar de alta pressão e reduzir a sustentação aerodinâmica. O splitter frontal também foi sutilmente modificado para otimizar o controle da dianteira, tornando-a mais ágil. A asa traseira também é modificada, usando um plano duplo e flaps Gurney nas extremidades para aumentar a downforce. Quanto? Infelizmente a marca não revelou detalhes.

Aston-Martin-Vulcan-AMR-Pro-14

Além destes aprimoramentos, o pacote substitui alguns componentes de metal por equivalentes de fibra de carbono, de forma que o peso seja reduzido em mais cinco quilos.

 

Volkswagen poderá adotar sistema híbrido de 48 volts no T-Roc

vw-t-roc-1

A Volkswagen está cada vez mais empenhada em mostrar que se preocupa com o meio-ambiente depois do escândalo das fraudes nos testes de emissões, o Dieselgate. Para isso, além de investir em plataformas elétricas a marca alemã também está prestes a lançar um sistema híbrido de 48 volts, que será o próximo passo na hibridização dos carros.

A notícia é do Automotive News Europe, que entrevistou o chefe de desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch. O sistema de 48 volts consiste na adoção de um motor elétrico de 48 volts que atua como motor de partida, gerador e propulsor, permitindo que o motor a combustão tenha menos polias para alimentar acessórios como compressor de ar-condicionado, motor elétrico da direção assistida e o alternador. A ideia, claro, é reduzir os níveis de emissões e melhorar o consumo de combustível.

Ainda não se sabe qual será o primeiro modelo equipado com este sistema. Questionado pelo Automotive News Europe, Welsch limitou-se a dizer que “primeiro é preciso aprontar as tecnologias e só depois definir quais carros irão recebê-las”. Apesar da resposta evasiva, o Automotive News conta que o modelo mais provável a receber esse sistema é o novo T-Roc, que irá substituir o Tiguan ainda neste ano.

 

BMW começa a mostrar o novo i8 Roadster

Enquanto o BMW Z5 (ou novo Z4) não chega, a marca alemã já começou a divulgar seu outro novo conversível, o i8 Roadster, que deverá ser lançado ainda neste ano junto do facelift do modelo.

As mudanças incluem novos faróis, para-choques redesenhados e novos modelos de rodas. No Roadster, contudo, a traseira será substancialmente diferente do cupê. Aparentemente o teto será parcialmente removível, como um modelo targa, porém as colunas traseiras aparentam ser vazadas (arcobotantes) como na Ferrari 599 e no Ford GT. As portas diedrais serão mantidas no roadster, uma vez que são afixadas na coluna A.

O powertrain também receberá upgrades: o 1.5 turbo de três cilindros continua na posição central-traseira e o motor elétrico na dianteira, porém a potência será aumentada de 360 para cerca de 420 cv.

Matérias relacionadas

Fernando Alonso larga em 5º na Indy 500, à frente de Tony Kanaan

Dalmo Hernandes

Os carros de R$ 60.000 a R$ 70.000 mais legais anunciados no GT40

Dalmo Hernandes

K2 Racing III: uma galeria imperdível, vídeo e resultados da arrancada de esportivos em Caçapava!

Juliano Barata