A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Procurando um V8 antigo com um bom nível de originalidade? Este Ford Galaxie pode ser a resposta!

Por mais que exista uma infinidade de opções no mercado de carros antigos, com modelos de todos os tamanhos, formatos e configurações mecânicas, sempre haverá demanda pelo bom e velho V8 carburado. Americano, de preferência – ou, ao menos, projetado nos EUA, mesmo que seja fabricado no Brasil.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Membro especial, com todos os benefícios: acesso livre a todo o conteúdo do FlatOut, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras!

A partir de

R$20,00 / mês

ASSINANTE

Plano feito na medida para quem quer acessar livremente todo o conteúdo do FlatOut, incluindo vídeos exclusivos para assinantes e FlatOuters.*

De R$14,90

por R$9,90 / mês

*Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.

Contudo, está cada vez mais difícil encontrar um V8 antigo a um preço que não seja exorbitante. E isto é especialmente verdade quando falamos de cupês com apelo esportivo. No entanto, se você procurar bem, pode encontar alternativas interessantes – como este Ford Galaxie LTD 1976, equipado com o mesmo motor 302 do Ford Maverick. Anunciado no GT40, ele é nosso Achado meio Perdido de hoje!

O Ford Galaxie foi nada menos que o primeiro carro de passeio da Ford fabricado no Brasil, apresentado em 1966, e fabricado a partir de 1967. O carro tinha  mesmo visual do original norte-americano, com mais de cinco metros de comprimento e faróis redondos duplos “empilhados” na vertical. O motor era um V8 de 4,5 litros (272 pol³) e 164 cv brutos – um propulsor condizente com a proposta de um grande sedã de luxo no mercado da época.

Dois anos depois, em 1969, foi lançada a versão LTD – um carro mais luxuoso e mais potente, com um V8 de 4,8 litros e 190 cv que foi usado até 1975. Em 1971 veio a versão Landau e, em 1976, o motor passou a ser o mesmo do Maverick, com 199 cv. Junto deste motor, veio também a primeira reestilização, que trouxe faróis horizontais e lanternas largas.. O design foi mantido até o final da produção do Galaxie, em 1983, quando já haviam sido fabricados quase 78.000 unidades.

Na linha da Ford, quem substituiu o Galaxie foi o Del Rey, derivado “de luxo” do Corcel. Mas, embora fosse um carro mais moderno e adequado à década de 1980, o Del Rey jamais conseguiu o mesmo prestígio do Galaxie – sendo bem menor, com motor quatro-cilindros e com tração dianteira, a única característica que remetia ao antecessor era a maciez da suspensão.

É justamente um exemplar de 1976 o nosso Achado de hoje, ou seja, o primeiro com motor 302. No caso, trata-se de um LTD, modelo intermediário, com câmbio manual de três marchas e alavanca na coluna de direção – a famosa three-on-the-tree.

O carro anunciado no GT40 está aos cuidados de Bird Clemente Jr., da Vintage Garage Curitiba. De acordo com ele, o Galaxie tem 116.000 km originais – ou seja, não é rodado demais, mas também não passou 43 anos parado.

De acordo com Bird, o carro está muito íntegro, jamais envolveu-se em acidentes e nunca foi restaurado. Tudo nele é de fábrica – a pintura na cor Branco Glacial, o teto de vinil preto, a tapeçaria e os revestimentos das portas, e todos os detalhes de acabamento, como frisos, emblemas, calotas, faróis e lanternas.

O valor pedido é R$ 70.000, preço na faixa de um Maverick em estado de conservação equivalente, com o mesmo motor. O Galaxie pode não ter o mesmo apelo esportivo, mas certamente é uma opção para  quem procura um V8 nacional clássico.

Se você ficou interessado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Um Mitsubishi Eclipse com faróis escamoteáveis e motor turbo à venda

Dalmo Hernandes

Coloque uma dose de classe em sua garagem com este BMW 520 que está à venda

Dalmo Hernandes

Já pensou em ter uma Chevrolet SS10 com motor de Corvette? Esta é sua chance!

Dalmo Hernandes