Project Cars #07: como é ter um BMW 318ti E36 como primeiro (e único) carro?

Denys Dalmolim 24 julho, 2014 186
Project Cars #07: como é ter um BMW 318ti E36 como primeiro (e único) carro?

Olá a todos. Meu nome é Denys Rafael Dalmolim, tenho 24 anos, sou estudante de engenharia da computação, e como todos por aqui sou apaixonado por carros. Boa parte da do meu gosto por carros veio do meu irmão mais velho, que é apaixonado e vive o automobilismo desde antes de eu nascer.

Eu sou um pouco diferente da grande maioria dos jovens, que completa 18 anos e a primeira coisa que quer fazer é tirar carteira, só tirei minha carteira aos 22 anos, só fui em busca do meu primeiro carro um ano depois. Foram alguns meses buscando e pesquisando preços — eu estava procurando um 1.0 completo, pois só queria ter um carro pra sair por aí e não depender de nada nem ninguém.

Inicialmente meu objetivo era comprar um carro popular que fosse barato. Pesquisei muito, vi alguns Gol 1.0 CHT, vi alguns 1.8 AP também, e assim que fiz o primeiro test-drive do 1.8 mudei de ideia prontamente. Desde que comecei a dirigir sempre usei carros 1.0 do meu irmão e dos meu pais, mas ao dirigir um carro mais forte minha cabeça mudou, e decidi então procurar por carros um pouco mais potentes, mas mesmo assim baratos.

Foto 1

Uma bela manhã no trabalho abri o Webmotors e comecei a procurar alguns BMW. Lembrava que certa vez a alguns anos meu pai tinha visto uma 325 por não muito dinheiro e pensei que talvez encontrasse um BMW acessível. Depois fui para o site de carros da minha região e encontrei um BMW 318ti 1994, com o motor quatro-cilindros 1.8 de 140 cv. Como estava a um preço razoável, chamei meu irmão e fomos avaliar o carro. No dia seguinte fiz o test-drive, e assim que sentei no carro eu pensei: “Tenho que comprar esse carro!

Andei um pouco com ele pela cidade, com meu irmão no banco do carona. Quando voltei para a revenda perguntei: “e aí, cara… compro?” Com um sorriso de canto e respondeu, me mandando ir em frente. No outro dia fui buscar e assinar os papéis. Nunca estive tão feliz como aquele dia.

foto 2

Quando levei o carro para casa

No dia seguinte no trabalho passei o dia fuçando sites, fórums e YouTube a procura de soluções para os problemas do carro. Sim ele tinha problemas — quem dera um caro de 19 anos não ter nenhum problema…

Foto 4 Foto 3

… alguns meses depois voltando da faculdade com o carro decidi passar pela BR-101, em Joinville (SC), pensando em ver até onde o ponteiro do velocímetro podia chegar. Em uma velocidade que eu não devo falar em público, o ponteiro começa a diminuir inexplicavelmente enquanto o carro perdia potência. Fiquei pensando o que teria acontecido, mas continuei dirigindo até entrar na cidade. Então o motor travou.

Foto 7

O que aconteceu? Quebrei uma válvula que furou o cabeçote. Lembra dos problemas? Aqui eles começaram, mas os detalhes vou deixar para um próximo post. Até lá!

Por Denys Dalmolim, Project Cars #07

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  • Ricardo Hartemink

    Nossa, nem imagino o quanto isso deve ter desanimado :/. Alias, linda bimmer.

    • Denys Rafael Dalmolim

      O desanimo é muito foda! mas o pior é ´pegar um mecanico que eu não conhecia pra fazer ela voltar a andar…

      • Andre Teruo Kawakami

        Moro em Curitiba e faço os serviços na Master Place. Tem pouca gente que entende mais de BMW no Brasil do que eles.

  • joaoalbertoborelli .

    _Foda, o meu receio de pegar uma bmw é isso e tmb a falta de mecânico que presta aqui na cidade, fico doido nas 328i e36 manuais, seria um carro perfeito pra mim

    • Mauricio Terto

      Acho que seria um carro perfeito para todos… rsrs

      • Thiago CV

        Posso afirmar por experiência própria QUE É SIM! É só amor depois que vc tem uma… XD Mesmo com o jeito arisco dela de ser!

    • Denys Rafael Dalmolim

      Realmente cara falta de mecânico que presta é triste… Nos proximos posts vou continuar a história…

      • FerSaccon

        Não animou colocar a mão na massa? Imagino que a internet esteja cheia de informação sobre essas bm.

  • mais 1 de Joinville tbm ??

    • Denys Rafael Dalmolim

      O yah!

      • ETc_Gabriel

        Cara, acho que já conheço teu carro de vista, estudou na Sociesc né? lembro de uma BM prata com um ronco lindo e rodas escuras manobrando lá logo depois de eu chegar..

        Outra vez que vi foi numa mecânica ali no Costa e Silva. Quando busquei o Impreza pra casa haha

        Top demais o carro, pena que sempre tem os “problemas”, boa sorte na saga aí, quero ver rodando novamente

        • Denys Rafael Dalmolim

          Exatamente Gabriel, provavelmente viu na sociesc sem o escape… heheheh E sim na mecanica co CS que eu deixei, mas me arrependo um pouco… Abraco

          • ETc_Gabriel

            hahaha pow, deixa sem *—-*

            também não levo mais lá, peguei o carro lá porque o antigo dono tinha deixado lá antes de vender, mas o cara nem trocou a linha de combustivel no cofre, trouxe o carro pingando alcool em cima do motor, sorte que não deu nada.

            Abraço, nos vemos por ai então haha

          • Denys Rafael Dalmolim

            Nunca passei tanta raiva nessa oficina, na primeira vez que deixei lah, peguei a bm e fui puchar em uma reta e fiquei sem combustivel, pq os caras nao apertaram a mangueira de combustivel que vai pra flauta, resultado quase pegou fogo….

  • Nossa mãe BMW o problema é o preço das peças, mas de fato parabéns pelo BMW e ele é manual ou automático, se for manual será um carro bem interessante.

    • Denys Rafael Dalmolim

      Cara realmente você se engana, hoje o preço das peças da E36 não são mais um absurdo como eram…. Não é tão caro ter uma bm antiga hoje… e sim é manual.

      • Obrigado pela diga. parabéns pelo carro se está mais barato está valendo.

      • Kleber Amorim

        As peças chegam a ser do mesmo preço que alguns nacionais mesmo igual alguns dizem ? Um primo meu tem uma 325 95 6 cilindros e quase não dá manutenção , só deu uns problemas normais no ar condicionado que dá em todo carro .
        Se você é de Joinville talvez conheça a oficina do Neri Isleb em Blumenau , ele fez vários cursos na Alemanha e trabalhou como mecânico lá, já ouvi falar que é muito boa a oficina .

        • Denys Rafael Dalmolim

          Sim se equipara aos nacionais Kleber

      • thiago de paula

        nos próximos post, se possivel, comenta sobre os preços das peças….ter uma BMW ainda está nos planos….

      • Eduardo Copelo

        O custo médio de manutenção se equipara a um sedã médio seminovo, tipo focus, corolla, essas coisas? isso ainda cabe no orçamento!!! essa bimmer é tesão, admiro ela desde molequinho, um cara onde eu morava tinha uma… era o rei da mulherada!

  • Gustavo Neri

    Belo carro, e no BR é pra quem tem coragem. Parabéns!

  • Thiago Morais

    Eu já quebrei uma válvula também querendo bater o ponteiro, mas sorte minha que não fez mas nada, só que o meu não era bm heuehu, imagino o rombo no bolso.

    • joaoalbertoborelli .

      tive q retificar o cabeçote do meu palio pois nas ultrapassagens eu coloco a 3ª ate cortar ai depois jogo a 4ª.

  • Raphael Zanetti

    Acho que é mal daquele retão… fundi o motor do meu Audi por ali também, voltando da lua de mel. Prejuízo de 9k.

  • Rafael B.

    Vanos just kicked in ya!

  • FerSaccon

    O que você precisa agora é de duas coisas: paciência e eBay.

    • Denys Rafael Dalmolim

      Sim, eu sei do que voce ta falando… hoje eu tenho um amigo que me manda as peças direto da alemanha via dhl express, em 1 semana está aqui…

      • joaoalbertoborelli .

        passa o contato ai depois !

      • Jackson Barroso

        tenho uma 325i 94 e acharia muito válido um contato desses! hahaha Belo carro o seu, parabéns! Abs

      • thiago de paula

        Seu amigo tem lugar no céu então….hahahahahah

  • Mauricio Terto

    Nossa cara, que m#$@! hein, imagino a dor de ver o motor do seu 1º carro travado, também estou com o meu primeiro carro (um mais modesto) e ainda não troquei a correia (não que ela esteja deteriorada, mas não seio km dela), quando ouço um barulho meio estranho meu coração já dispara. Eu penso: a correia estourou e o motor tá travando… rs. Espero pelos próximos posts para acompanhar a saga do 318TI.

    • Denys Rafael Dalmolim

      tem que ter muita paciencia com carro assim…

    • sle1989

      O meu monza eu tive a capacidade de viajar com ele com óleo do motor abaixo do nível, poucas semanas após ter comprado o carro. Prejuízo de R$ 3.000,00 e muitas noites sem dormir. A partir daí tive mais interesse por mecânica automotiva e não faço mais dessas coisas.

  • Bruno Rodrigues Da Silva

    Ter um BMW como primeiro carro ….. um sonho q poucos conseguem ou tem coragem de encarar, eu queria,mais acabei ironicamente com um MB kkk

    parabéns pelo carro, pq BMW é BMW independente do modelo , mais como vc mesmo deve ter notado, é carro pra quem gosta de carro, pq de vez em quando dá ums probleminhas ,e tendo paciência se resolve eles, e se tem um carro bom por muitos anos , pq mesmo dando ums pirepaques , o carro entrega muito pelo que cobra.

    e sendo de JVille , vale a pena dar umas pernadas até CTBA, facilita a manutenção e muito.

    eu sou fã demais da marca, ainda quero comprar um 528i (a curto prazo) ,e quem sabe um M5 V10 a longo prazo hehe

    ancioso para ver mais desse 318TI

    • Denys Rafael Dalmolim

      Sim, mes que vem estou me programando pra ir em um ferro velho ver algumas sucatas para ver detalhes que é dificil de achar pra comprar…

      • Bruno Rodrigues Da Silva

        é uma boa mesmo, nos ferros velhos ( em ctba tem algums de importados) q se acha muita coisa, principalmente de acabamento

        oficina boa pra mexer em BMW de qualquer modelo é a Master Place em CTBA .

    • Andei dando uma olhada no Bimmer Brasil (muito bom fórum, digassi di passagi) e é meio que consenso por lá que a 528i não é boa escolha. É muito peso pra pouco motor. Quase todos falam pra pegar a 328i E36 – que inclusive, segundo eles, tem manutenção bem mais barata, embora use o mesmo motor – ou se quiser ficar na Série 5, partir logo pra 540i.

      • Bruno Rodrigues Da Silva

        estranho, pq tivemos uma 528i aqui em casa, e achei ela de uma dinâmica muito boa,muito forte pro peso do carro,e tbm com um consumo bem razoável pelo tamanho,o problema da 540i é o consumo, ñ sei se é pq aque tinhamos era 528i MT ….as vezes era isso.

        • Muito provável que fosse isso mesmo. Pelo que eu li lá, a AT era (ainda) mais manca. Mas enfim…

  • Fernando Venâncio

    Ótima escolha vizinho! sou de Jlle tbm! uma pena estes problemas ai mas boa sorte na empreitada ai! :)

  • Vitor

    Baita carro.. e cara, ce é Dalmolim????

    • Denys Rafael Dalmolim

      Sim amigo.

      • Vitor

        Interessante, sou Dal Molin e nunca tinha visto escrito dessa forma, pode cre. abç

        • Denys Rafael Dalmolim

          é Meu pai é Dalmolin, e meu nono era Dal Molin, cartorios incompetentes… és de onde?

          • Brazooka

            Tem uma piada daqui do sul, onde tem a maior concentração de “gringo” (alemães, italianos e por aí segue o baile) por m²…

            O guarda vê um carro ultrapassar o sinal fechado e manda parar o carro.
            -O SENHOR NÃO VIU O SINAL VERMELHO?!?!?!? POR ACASO O SENHOR É DALTÔNICO?
            -Não, senhor. Sou Dalmolim, de Bento! Como é que o senhor tá?
            (OBS: o “de Bento” faz referência à cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha… Vinho excelente)

            A piada ficaria melhor com o sotaque típico, mas como não dá para emular o sotaque aqui… 😛

          • Vitor

            Essa é boa, com o sotaque fica bem mais engraçada haueha

          • Vitor

            Ah, achei que fosse alguma variação. Sou de Canguçu, mas meu pai é de Sobradinho, no RS.

  • Brazooka

    Não sei como está a solução da Bimmer (se já foi resolvido o problema do cabeçote), mas…
    Se houver alguém que esteja lendo este Project Car, e tiver uma solução (qualquer que seja), poderia tentar “dar uma luz” pro cara.
    É o primeiro carro, está “penando” (como muitos de nós penaram), e precisa de uma ajuda de alguém mais experiente (Tá… Não vou exagerar, pedindo um “padrinho” pro cara. Só alguém para dar uma ajudada).

    Esse meu “desgosto” pelos franceses vem justamente pelo trauma do primeiro carro.
    Não gostaria de ver esse cara pegar “desgosto” pelas bimmers. 😉

    • Rafael B.

      Meu golf incomoda mais que porco na corda mas toda vez que eu vou trocar bate um remorso e não da negócio aehuhueahueahuaehuaeuhea

      • Brazooka

        A gente já sabe que o cara da bimmer é de Joinville.
        És daonde, Rafael B.?
        Se tiver mais leitores do FlatOut aí da tua cidade, que tenham Golf (e demais VWs), que possam se unir… Afinal, assim como na época da escola a gente “trocava figurinha repetida”, se alguém tiver peças sobrando, e que tenha um colega que está precisando, não ia ser nada mal resolver o problema “internamente à galera do FlatOut”.
        (Err… Desde que não envolva produtos que sejam vendidos pelos patrocinadores do site, correto, Produção?)
        😀 😀 😀 😀 😀

      • q ano eh o golf so por curiosidade??

        • Rafael B.

          04/05

    • Denys Rafael Dalmolim

      Vlw cara, mas já ta tudo resolvido… ta rodando já. mas isso vai ficar pro proximo post… 😀

      • Brazooka

        Aê! Carro rodando é o que vale!
        Carro só deveria ficar parado para melhorar a performance.
        Bela 318, cara!
        Como diz o rótulo do Whisky:
        “Paul Walker… Keep running”

        • KzR

          Keep running… Lol!

  • Igor

    P.S.: Apague a placa

    • Dieki

      sempre importante.

      • Turbo 1.4 i.e

        E por quê?

    • Denys Rafael Dalmolim

      Pensei que o cara que ia postar iria apagar… :s

      • xineis

        Entra em contato com os moderadores.

  • Thiago CV

    Cara, que bacana… Eu tenho uma e fico feliz por isso! É um ótimo carro mas no meu caso o que me levou a compra-lo foi a realização de um sonho…

    Tudo começou com essa propaganda de revista, quando eu tinha 14 anos! Vi e disse a mim mesmo, que um dia teria uma igualzinha! Foi difícil achar, mas achei! Ufa!!

    Eu xoney pq ela era uma BMW diferente, não era sedã.

    E tbm tive contratempos, pq depois que a comprei, um irresponsável me engavetou e ela ficou muito feia. Gastei muito pra conserta-la… Comprei várias peças no e-bay e noutras lojas on-line estrangeiras.

    Agora estou atrás de rodas 18″ da BMW mesmo pra por nela.

    Enfim, é um ótimo carro…

    P.s: Também é meu primeiro carro! XD

    • Thiago CV

      Esta é ela! Coloquei faróis Angel eyes…
      (postar pelo celular é froids).

      • Alfista

        Ta bem cuidada e vermelho é difícil de encontrar, parabéns pela bimmer.

        • Thiago CV

          Se depender de mim, será sempre!

          Todo sábado, das 8h até às 14h, as vezes mais, eu fico cuidando dela.

          Mas comprei ela com a pintura muito ruim. Ela está assim agora depois de ter sido engavetada e arrumada. Pintura toda refeita!

          Obg.

          • Denys Rafael Dalmolim

            nossa parabens cara muito linada mesmo… a minha esta com a pintura pessima… mas logo vai pro banho de lataria… haha

          • Thiago CV

            Faça mesmo isso! Não iras se arrepender, ainda que caro seja!

            A minha leva cerda FDS sim, FDS não, faça chuva, faça sol!

            O povo aqui do meu prédio estranha eu cuidar tão bem do meu carro!

            Sou praticamente o único que lava, encera e fica uma manhã inteira dedicado nela! Mesmo em época de chuva! É sério, as pessoas acham esse tipo de coisa super estranha!

            Mas tô nem ai, quem se da bem sou eu com o carro sempre em dia! xDD

            Ah! Eu chamo ela de RedHot

            A sua tbm é muito linda! As rodas pretas dão um ar mais feroz… Isso é bom! xD

      • lightness RS

        Porra, nunca tinha visto uma vermelha dessas, lindona!!! Parabéns

        • Thiago CV

          A Compact já é rara, imagina vermelha, já vi algumas por aqui, mas vermelha, só a minha! Por aqui, ou é branca, ou é preta!

      • felipereira

        Parabéns pelo carro! Esta muito linda! Ela é tração traseira?

        • KzR

          off course my friend!
          A primeira bimmer fwd será a nova série 1.

          • felipereira

            Não manjo nada de Bmw rs. Sempre pendei que as compact fossem tração dianteira!

          • KzR

            Pelo contrário! As Compacts estão mais para Chevettes com melhor estabilidade e potência. O interessante é que o porte de ambos é bem parecido, rsrs

            Tinha uma propaganda da BMW bem legal em que ela se orgulhava em produzir apenas RWDs

        • Thiago CV

          HAHAHA! Com certeza carinha do filme que virou meme! xDD

          Gott sei Dank!!

          BMW’s são tanques de guerra! Duráveis, fortes, brutos! Tenha uma e nunca se arrependerá!

      • Diego

        Nas 18 fica muito bacana, a minha coloquei as 18 de M3 a uma semana.
        Ai um antes e depois:

        • Thiago CV

          Eu tava com medo de comprar umas 18″ que achei no ML, e não caber! Mas então dá! Oh! Que legal! Super valeu! xDDD

          Da muita diferença! Assim ela fica mais agressiva, maiiis máscula**!

          **Bring me More Women’s

          • Diego

            As 18 cabem sim. Se pegar original BMW não vai ter que se preocupar com furação offset nem nada, porque cabe certinho.
            Estou usando pneus 225/40 R18 eu sei que até 255 cabe na traseira.
            Um ótimo lugar para tirar duvidas e ter idéias é 318ti.org não sei se você participamas recomendo dar uma olhada.

          • Thiago CV

            Tô super ligado nesse site! Só que eu vejo mais um que é de Portugal! xDD

        • joaoalbertoborelli .

          e o cachorro disse: partiu tira uma com a BMW !!

          • Diego

            Ele disse “vai tira a foto ai que vou mandar pras vadia tudo!”

    • Marcos Amorim

      Acabei de me sentir um pouco mais novo, acho que vi essa propaganda pela primeira vez na Quatro Rodas de novembro de 1994 – minha primeira Quatro Rodas – quando tinha seis anos.

      • Thiago CV

        Foi na 4Rodas msm que eu vi essa propaganda! Eu era assinante! xDD

        Alias eu recebia 4Rodas em casa e muitas vezes ganhava revistas de oficinas mecânicas perto de casa que vinham falando sobre carros e mecânica!

        Eu super adorava isso, pois assim eu aprendia sobre mecânica! E na 4Rodas, de 1994 que eu vi essa propaganda e xoney, pois era um BMW diferente e na cor que eu gosto! Nisso, prometi a mim mesmo que teria uma, IGUAL! Demorou uns tempo, mas agora tenho e cuido muito bem dela!

        Já me fizeram várias propostas de compra dela, mas não vendo!

        (AAAAAhhhh! Eu participei de um concurso da 4Rodas em 94 que o prêmio era uma BMW 318 Compact igual a do camarada Denys! Todo dia eu sonhava no dia de ver o resultado do concurso e ver meu noma lá. Óbvio não ganhei kkk 14 anos a gente é besta mesmo).

    • Pé de Pano

      “Pós-graduação para quem aprendeu a dirigir em um carrinho alemão”.

      Duplo sentido nessa frase? Pois a gente sabe que os universitários tem uma puta preferências pelas Bimmers huehue

      • Thiago CV

        Bem, ela faz referência ao Fusca!

        E quase todo homem sabe o real significado de BMW:

        Bring me More Women’s

        xD

  • Eduardo Basques

    Ti é shoow mano! tambem sou um feliz proprietario de uma. aconselho sempre que possivel fazer um estoque de peças… sofri um acidente a pouco tempo e o estoque foi muito util, vez que as peças demoram pra chegar aqui…

  • Luiz Henrique

    Cara! Esse carro é LINDO! Meu padrinho tem uma dessas, mas na dele há um motor de corrida de 300 cavalos. Originalmente, tinha 700, mas como ele achava muito, tirou os dois turbos 😛 ainda assim, anda MUITO esse carro, e muito show de bola no interior.

    • Denys Rafael Dalmolim

      meu objetivo é chegar nos 350~400CV.

      • Luiz Henrique

        Esse motor que ele usa é um motor feito para corridas mesmo. É um 1.9 de 4 cilindros em linha. Vez ou outra íamos daqui para Alexânia com o ponteiro de 220 pra cima. Loucura!

    • xineis

      Ele tirou dois (não 1, mas 2) turbos e ainda tem 300 cavalos? Quantos turbos ele tinha no total? Gostei da coragem do seu padrinho de ter comprado um carro com modificação tão brutal!

      • Luiz Henrique

        Tinha 2. E ele já tinha o carro antes, apareceu a oferta do motor, ele modificou. Como eu disse na resposta ali embaixo, o motor foi desenvolvido realmente para corrida desde a criação, então já veio todo reforçado e preparado pra render bem. Encaixou bem na 318ti que ainda tem o seletor de DNA, e o mecânico que fez o serviço casou tudo direitinho, tornando tudo funcional. Ele deu uma volta sozinho com os 700 cavalos, então não sei como ficou, mas com 300 cavalos o carro já está absurdo. Entendo quando ele diz que 700 é muito para um carro que vai andar só na cidade mesmo, e como Brasília é lotada de radar, nem tem onde esticar.

        • xineis

          De Brasília? Deixa eu dar uma olhada?! hahaha
          Mas tem uns trechos interessantes pra dar umas esticadas aqui. Não com 700cv, mas mesmo assim…

          • Luiz Henrique

            Aparece na feira dos importados pra fumar um narguilé que a gente conversa, fuma um pouco e toma umas :) tem outro amigo nosso aqui do FlatOut que vez ou outra aparece por lá, e é outro que fica louco com o carro em questão :)

    • ThiagoVerdona

      Que diabo de carro que é esse joviii ?

  • Leonardo Mendes

    É impressionante como a 318, mesmo passados tantos e tantos anos, ainda é um modelo extremamente atraente e atual.
    Na época ela causou, ao mesmo tempo, frisson e polêmica… falava-se numa “desvalorização” da marca por oferecer um carro mais em conta, como se um fabricante vivesse de status.

    Fazem anos que não vejo uma nas ruas, bom saber que ainda há exemplares rodando.

    • Bruno Rodrigues Da Silva

      realmente, essas Compact sumiram , se é raro ver as 318Ti, as 323TI então são moscas brancas.

      • Denys Rafael Dalmolim

        Colega de um amigo meu deu pt em uma 323 final do ano passado…

  • Luiz Villanova

    Deu saudade da minha. Também foi meu primeiro carro. Boa sorte com o projeto.

  • os2spec

    Hey man!..tu é um fanfarrão!

    Comprou o carro e pesquisou os problemas depois?…pode não!…pode não!

    Abraço!

    • Denys Rafael Dalmolim

      sim comprei pq eu gostei do carro. Nunca me importei com os problemas…

      • os2spec

        Esta certo man! as vezes é o jeito!

        Se pensarmos muito, acabamos não comprando!

        Abraço!

      • Hahahaha eu também não pesquisei, fui no impulso, mas no meu caso não tive problemas graves enquanto estive com ela.

  • Alfista

    Particularmente não gosto desse modelo, prefiro as E46, tem uma belíssima a venda aqui perto de casa.

    http://pr.bomnegocio.com/regiao-de-curitiba-e-paranagua/veiculos/carros/bmw-328-am-51-super-nova-40665410

    • Thiago CV

      Essa será minha próxima! Só que M!

  • Leandro Amorim Corrêa

    Tenho grande interesse pelas 318ti E36, apesar de já ter um E36, ainda me passa na cabeça a oportunidade de comprar um desses e ainda me arrependo muito de não ter comprado uma que vi anunciada por R$8.500 no bimmerbrazil há cerca de 1 ano (quem é de lá pode confirmar) o carro estava com alguns problemas sim, mas de soluçao tranquila. Apesar do seu estar com um problema razoavel, acredito que tenha sido uma boa escolha a compra. Além disso ele pode ser um bom motivo para incluir na sua lista de projetos um swap para o moto M50B25… ou M50B28 quem sabe hein?

    • Denys Rafael Dalmolim

      Muito bom, já pensei em colocar o 6 cilindros da 323, mas como esse bloco é basicamente o mesmo usado nas Brabham da década de 80 onde elas geravam cerva de 1500Cv em qualify, vou usar esse mesmo. vai da pra brincar legal com ela… 😀 abraço!

  • Leandro Amorim Corrêa

    Esqueci de dizer…se voce ainda não é integrante do BIMMERBRAZIL.com eu recomendo fortemente que seja. Lá você poderá tirar todas as suas dúvidas conversando com outros proprietários desse carro e de outros bimmers. A rapazeada de lá é bacana e irá te receber bem, VLW

    • Denys Rafael Dalmolim

      Valeu pela dica amigo!

  • Guest

    Tbm tive uma 318i, Manual, 1996, naquele azul puxando o roxo (não sei o nome da cor).
    A sua como é Ti acredito que seja automática, certo?
    Esse carro só me dava problemas, mas como eu gostava desse carro.
    Posição de dirigir baixa, o cheiro dos bancos e interior, o ronco, as saídas de lado mesmo com a potência “relativamente” baixa (140cv). Era diversão completa.
    Mas fui obrigado a repassar o carro, diversas vezes fiquei na mão por vazamento do fluído da embreagem e outros problemas.
    Mesmo assim a gente ainda lembra os momentos bons e sente saudades.
    Boa sorte no projeto amigo, forte abraço!

    • Denys Rafael Dalmolim

      Sim legal, mas a minha é uma manual, tive esse problema de vazamento de fluido a umas duas semanas, concertei fazendo um reparo no retentor do cilindro auxiliar da embreagem… Estou esperando a nova chegar da alemanha… Abraço

  • Matheus Sebben Tadiello

    Também fui proprietário de uma 318i compact 1996, Manual e naquela cor azul puxando um roxo (não sei o nome). A sua como é a Ti deve ser automática, certo?
    Fui obrigado a repassar a minha pelas diversas vezes que fiquei na mão com ela, principalmente com o vazamento no fluído da embreagem.
    Mesmo assim a gente sempre lembra as coisas boas. Eu curtia mto esse carro, a posição de dirigir baixa, o cheiro dos bancos e interior, as fáceis “saídas de lado” (quer ver na chuva, hehe) mesmo com a “baixa” potência (140cv), o ronco afinado, etc.
    Boa sorte no projeto amigo, forte abraço!
    Ah, segue a foto:

    • Denys Rafael Dalmolim

      Sim legal, mas a minha é uma manual, tive esse problema de vazamento de fluido a umas duas semanas, concertei fazendo um reparo no retentor do cilindro auxiliar da embreagem… Estou esperando a nova chegar da alemanha… A

    • Lo Chun Man

      Amigo, sinto muito por vc não ter tido a oportunidade de manter a sua BMW, afinal, quem tem um desses, tem motivos de sobra pra ser feliz, mas a realidade é que aqui em terra brasillis, a manutenção de quase qualquer coisa é muito caro. Lhe desejo sorte e prosperidade para que vc possa ter outra BMW

  • Caio

    Manooo, sou apaixonado por essa BM! Parabéns pelo carro man!

    • Denys Rafael Dalmolim

      Valeu cara! é muito legal a galera dando os parabéns, me da mais animo ainda pra não desistir dela.

  • lsussumu

    Po cara me identifiquei muito com esse post, tbm trabalho na área de TI, e estou a procura do meu 1 carro, e ando vendo muito as Bimmer, 325, 328 pelo 6 em linha. Mas racionalmente to vendo de pegar um civic.

    • pablo

      A vida é uma só, enfiar ou não o pé na Jaca kkkk

  • Leandro Pimenta

    vixe!

  • Jwoll

    Essa bm eu queria, tem uma aqui na cidade vermelha, é de um senhor, e é original, mas é at.

    ABS e sorte com o possante!

  • Antonio Hamilton de Avila

    Eu realmente gosto dessas postagens do project cars, mas acho que elas poderiam ser mais longas, pois não é tão fácil encontrar a sequencia entre os posts.

  • Rogério Moreno

    Eu adoro a minha, foi minha primeira BMW e mesmo original é uma delícia de andar na pista, no último domingo andei no Hot Lap Limeira com as novas molas H&R.

    • Bruno Vitorino

      Cara, seu carro é muito bonito! Enquanto eu estava na fila aguardando correr, ficava babando nele contornando a curva 1! hehehehe parabéns!

    • Pedro coimbra

      linda amigo
      muito bom gosto
      parabéns

    • Diego

      Eu também entrei no mundo de BMW com uma 318ti.
      Morro de vontade de colocar ela na pista.

      • Thiago CV

        Caraca! Tô afim de por essas rodas da E46 na minha! São 18″?

        Também sou louco pra por a minha nas piustas, mas ainda tenho de fazer umas alterações! hehehe!

        (Queria por as da compact msm de 17, que o desenho lembra uma bola de futebol, mas como não acho, gostei dessas!)

    • Linda demais cara, um dia ainda compro outra!! hahaha

    • Leandro

      Cara, me tira uma dúvida: vc já tinha corrido o hotlap antes das molas esportivas? Se sim, vale a pena colocá-las pensando em performance em curvas em um track day? Já corri um TD com meu carro original (pug 307), mas tava pensando em melhorar a aderência em curvas, e cogitei as molas. Já tive outro carro com molas esportivas e a resposta em curvas na rua era espetacular.

      • Rogério Moreno

        Eu corria antes sem as molas esportivas e a diferença depois do upgrade é significativa

  • thelucs

    Cada um sabe a dor e a delícia de… ter um carro antigo! haha
    meu vei, parabéns pela BM, sempre achei esse modelo muito lindo.

  • Bruno Reis

    Poooo isso ta parecendo até ser uma “característica” de BMW… kkkk Mas quem é que aguentaria não esticar um pouco a mais dirigindo uma? rss

  • Dener Ferreira

    Esse carro foi meu sonho desde que tirei carteira hehe infelizmente por tanto me falarem da manutenção fiquei com receio de pegar uma 325 e36 que é relativamente fácil de encontrar aqui onde moro, mas hoje superei o trauma e troquei o meu antigo carro numa 120i e87 2009 por puro impulso, fiquei apaixonado pelo carro. Os fóruns ajudam muito em relação aos problemas, foi lendo que aprendi mais sobre o carro, mecânica, problemas e etc. Boa sorte no projeto, belo carro e um dia pretendo ter uma e36 na garagem também.

    • xineis

      Como tem sido o dia a dia com esse carro?

      • Dener Ferreira

        Tem sido tranquilo amigo, na verdade não tem segredo, só as peças que são um pouco mais caras e as manutenções que sao mais constantes (troca de óleo a cada 5 mil km, por exemplo), exige um pouco mais de cuidado e atenção, e uma coisa que me surpreendeu no começo foi o consumo de 10km/l em trajeto misto, quando peguei pensei que fosse mais beberrão que meu antigo carro que também fazia 10 km/l. Senti diferença justamente na manutenção apenas, e rodo bastante com o carro. Acho que compensa o esforço extra pra manter com certeza. Esse modelo tem o motor N46 2.0 156cv

        • xineis

          Fantástico Dener! Eu acho que quem compra um carro como esse não pode tomar um susto na manutenção (a não ser que seja mais barato que o esperado). Tem que estar preparado mesmo.

          E sobre esse motor? Anda bem? Quem não conhece “critica” o carro falando que é “manco” para um BMW. Imagino que esteja longe disso!

          • AndreFG

            Amigo, vou ser honesto, eu tenho uma 325 e46 (2.5 L6 – 192cv), meu pai tem uma 320 F30 hybrid flex (2.0T – 184cv), meu amigo tinha uma 320 e90 (2.0 156cv) e meu cunhado tem uma X1 (2.0 156cv), as duas últimas, com o mesmo motor da 120. Vou responder pois já andei bastante nestes.

            A questão “andar bem”, na verdade, é algo que depende do seu ponto de referência. Se você está acostumado com carros 1.0, 1.6 nacionais, vai se empolgar com o desempenho.
            Se você vier de 2.0 nacionais / importados, principalmente os recentes, vai dar “elas por elas”. Normalmente o público que sobe pro trio alemão, vem de sedãs médios, a grande maioria 2.0, como Civics, Corollas, Focus etc, e na maioria das vezes, no caso dos bmw, batiam nestes modelos “de entrada” 2.0 aspirado. Por esse motivo esses 2.0 de 120s, 320s, X1s são “criticados”, pois esperam que um bmw ande bem mais que seus antecessores nacionais, quando as vezes ocorre o inverso e acaba que um e outro desses inclusive os supera.

            Pra finalizar, acho descabido eu comparar meu 325 ou o 320 turbo com estes 2.0 aspirados, da mesma forma que seria descabido comparar estes com um 335, ou um 550 v8 turbo. É óbvio que andam BEM mais. Não levando isso em conta, a diferença do L6/2.0T é bem grande pro 2.0 como pude comprovar, mas não é justo o comparativo. Audi e Mercedes já tinham os modelos “de entrada” turbinados faz algum tempo, muitas vezes é esse público que estava na dúvida entre um destes que os criticava (e agora não mais, pois a bmw trabalha com turbos nestes modelos também).

          • Alisson

            Nobre companheiro,
            Agradeço por relatar sobre a marca e modelo, pois você foi muito seguro e preciso no que falou e quando conhecemos de uma determinado automóvel e gostamos de tê-los somos sim responsáveis pela boa informação sendo positiva ou negativa. Tenho um conhecimento gigante na linha francesa e tenho uma adoração pelo modelo Peugeot 306 2.0 s…Mais sempre fui muito interessado nos modelos da BMW….Bom chegou o dia e comprei, fiquei com receio, mas ao comprar peças, fui comparando com modelo Peugeot citado acima e não assustei, digo, existe no mercado um leque para se achar peças, pode ser a região talvez, mas preço igual ou até mais em conta do que estava acostumado, no mais vem o fator sorte de achar um veiculo desses de procedência e conservado e ter noção da idade do mesmo e das manutenções a serem realizadas.
            Obs: uso o Peugeot 306 para trabalho, pois viajo muito aqui em MG e a BMW vai ser seu subistituto.

          • Dener Ferreira

            Eu não tenho do que reclamar do motor, mas por ser a minha primeira BMW e também meu primeiro carro RWD superou todas as minhas espectativas, gostei bastante do câmbio steptrônic que no modo manual garante uma diversão extra. Antes de pegar esse modelo tive a oportunidade de pegar uma 325i 2008 6cil mas além de mais cara, creio que o consumo e a manutenção sejam mais pesadas e não daria conta de manter o carro como ele merece. Pra mim ele anda bem e supre todas as minhas necessidades, quando quero abusar também ele não me deixa na mão. Meu antigo carro era um i30 2.0 AT que ja fez me passar muita raiva com aquele câmbio de 4 marchas, mas era um carro excelente. Não tenho do reclamar do carro, é o modelo de entrada da BMW, mas realmente não se compara com os modelos de motorização maior da BMW.

        • Thiago CV

          BMW é econômica! É só dirigir com tranquilidade! O torque ajuda muito na economia!

          Com a minha já fiz mais de 530km com um tanque, e ainda tava faltando um pouco pra chegar à reserva! xD

    • joaoalbertoborelli .

      deve ser um puta pussy magnet !

    • Alfista

      Pegou pouco rodada? Só fazer a manutenção preventiva? Creio que não dê problemas numa BMW mais nova assim né?

      • Dener Ferreira

        Peguei com 55 mil km rodados, veio com alguns problemas quando peguei ela. Estava parada há muito tempo em uma garagem, de cara tive que trocar os 4 discos e pastilhas (que comprei pela internet mesmo e saiu muito em conta) pois os dianteiros estavam empenados e os traseiros bem gastos, a luz de injeção estava indicando sonda lambda que também foi trocada na garantia. A cada 5 mil troco óleo e filtro de óleo (4,3 L) e costumo usar castrol, a cada 10 mil faço a troca dos filtros de ar e de cabine juntamente com a troca do óleo e o filtro novamente. O carro possui alguns problemas crônicos mas que ja são conhecidos e que numa especializada é tranquilo de resolver,

    • Felipe Portela

      E a questão do seguro como fica? Patrão demais esses carros, um dia ainda terei uma. Fiquei maravilhado com o ronco da M5 de um amigo, foi o barulho mais bonito que eu já ouvi na vida. Por enquanto vou no meu Corolla honesto…

      • Dener Ferreira

        O seguro pesou bastante pra mim pois não tenho 25 anos, mas na simulação normal, que fiz justamente por curiosidade pra fazer uma comparação com os modelos mais comuns, o seguro não fugiu muito do valor dos seguros de alguns carros conhecidos por aqui, como Civic e Corolla. Inclusive um amigo meu tem um Corolla Altis 2013 e ficou surpreso com a diferença que não era tão grande assim como ele imaginava.

  • Bispo

    curto BWMs … “mecanicamente tunadas” …

    a espera do meu piggy-back – http://goo.gl/Gg644I

  • felipereira

    Meldels…se meteu numa bucha feia pelo visto…hehe

    mas eu entendo, eu gosto de um tal de Marea..hehe.

    • ricardo tavares

      Sou apaixonado por Marea, um amigo tem um HLX com chip para 160cv e não vende nem morto!!!

      • joaoalbertoborelli .

        marea tmb é um carro que um dia estará na minha coleção principalmente um turbo.

      • Guilherme Guimarães

        Eu pretendo manter o meu ELX 2.4 até que a morte nos separe, pq é um casamento mesmo, ninguém quer comprar! kkkkkk

    • Arthur Sandi

      aquela alegria inexplicável quando tu encontra alguem com problemas cerebrais iguais a voce…. eu também “gosto” do marea sabe? hauehauheuahea um dia terei a minha weekend branca HLX + Teto. =]

  • Skiegaard

    Cara bela historia e bela bimmer, eu sou muito fan das E36, ainda quero ter uma, mas me parece ser meio comum acontecer isso q aconteceu na sua, ja vi pelo menos meia duzia de historias igualzinhas, msm assim terei a minha, boa sorte com a sua e aguardo o desenrolar desse PCars

  • Gabrownx

    Cara, nem li o texto ainda mais já sou seu fã, estou pensando em fazer o mesmo…. BMW como primeiro carro aos 18 (e sem trabalho)

    • Denys Rafael Dalmolim

      Cara, eh um otimo carro, e convenhamos da de 1000 a 0 em qualquer nacional da epoca…

  • Kalil Lisboa

    Meu primeiro carro vai ser um marea turbo, já esta tudo planejado pra eu pegar um, primeiramente eu vou comprar todas as ferramentas que eu irei precisar pra fazer a manutenção dele, vou poder montar e desmonta-lo inteiro em casa… depois que eu comprar as ferramentas, vou comprar o carro… mas por enquanto só to correndo atrás para melhorar de renda até conseguir me meter nessa empreitada

    • Denys Rafael Dalmolim

      Boa sorte, sai mais caro comprar as ferramentas do que o carro… hahaha eu comprei meu primeiro jogo de soquetes da sata otimas ferramentas, mas queria um kit da CM que um colega meu revende na ciadae…

    • ThiagoVerdona

      Tem que ter uma rendinha considerável para manter uma MT como se deve eim nobre!
      Boa sorte!

    • Adilson Pedro Scheid

      Faz o seguinte, chega numa oficina (tipo a do ADG da High Torque) manda fechar as portas e diz assim “Bota preço nessa budega que eu vou comprar”. O Marea vai ser só um detalhe depois.

  • Marcos Alvarenga

    Apaga a última foto do post. Dá náuseas e calafrios.

  • ThiagoVerdona

    Oooooooooooooooooooooo Shiiiiiiiiiiit.

    Puta agora fiquei curioso pra caralho para saber como tu saiu dessa meu amigo, tens um carro muito bacana nas mãos, mais que todos sabemos que nao deve ser nada fácil manter, ainda mais um motor inteiro pro quiabo assim….
    Fudeu.

    Boa sorte !!!

  • Antonio Filho

    Tá ai um carro que merece um L6 2.8 ou até um 3.0 trabalhado !

  • ” e assim que sentei no carro eu pensei: “Tenho que comprar esse carro!” ” Cara comigo foi exatamente a mesma coisa.. rsrs Também tive essa fase na minha vida por 2 anos com uma 318ti 97 1.9 como meu único carro.

  • Douglas Postai

    Mais um de Joinville aeee, estou cercado de Project cars =D

    • Renan Becker

      eh noix de joinville

    • Eduardo Gregório

      +1, só falta o car kkk

  • Rodrigo Sublime

    pqp… isso é um balde de água fria ter que fazer o motor logo depois de comprar o carro! sei como é isso! mas força… pq nessas hrs o que aparece de gente pra te jogar pra baixo… mas manter o foco é o principal, digo mais vai ter hrs que a tua vontade é tacar fogo no carro! mas pense da seguinte maneira, todo carro quebra! afinal são quase 20 anos rodando!

  • Adilson Pedro Scheid

    SOCAAAAAAAAAAAAAA um 6 canecos ai e deixa mais interessante esse teu Project car! hehehehehe

    • Denys Rafael Dalmolim

      Vai ser 4 canecos só… turbão 😀

  • Murillo Balbo

    Essa BMW é aquela que tem a tampa de combustível quase na porta da frente ? Parece até que esqueceram desse detalhe e colocaram depois de pronto em qualquer lugar. Não estou criticando não, é apenas uma característica, rs. Acho muito daora esse modelo.

    http://gomotors.net/photos/50/e1/ca-1998-bmw-318ti-msport-dasc-active-318tiorg-forum_55c46.jpg

    • Denys Rafael Dalmolim

      Essa mesmo meu queridO!

  • Kalil Lisboa

    Como um amigo meu diz ” A vida é muito curta pra andar de 1.0 ”

    Nada contra quem anda de 1.0 até porque eu mesmo ando em um, o problema é você passar a vida toda com um e não fazer nada pra mudar de condição

    • Denys Rafael Dalmolim

      (y)

  • VanKindenser

    Meu medo de encarar uma Bimmer com 20 anos de idade é justamente esse: Manutenção. Dizem que elas não dão muita, mas quando dão, são pior do que ex mulher…

    • Denys Rafael Dalmolim

      Não é bem assim… :p experiencia própria… a não ser que você seja azarado igual eu :(

  • Bill

    Bacana!! Mais um projeto que vou acompanhar, tenho curiosidade de como fazer manutenção nessas Bimmer’s antigas..

  • Rodrigo Toledo

    Bem bacana!! Tenho muita curiosidade sobre manutenção nessas BMW antigas, penso em ter uma dessas como segundo carro, sabe como é, é muito mais racional comprar um Gol/Corsa/Palio, mas é muito mais emocional e prazeroso comprar uma dessas….

  • Yuri Libâneo Pires Silva

    Cara q nostalgia me bateu! O meu primeiro carro na faculdade foi um 318ti que me deu muita história pra contar e dores de cabeça, mesmo assim sinto muita falta do ronco, da performance e principalmente da economia do M44

  • Breno Ribeiro

    Tá que nem os mangás da semana, pisquei, li. 😛
    Não me recordava deste modelo, parece um fastback.

  • Felipe Bianchi

    Também fazia o caminho da faculdade por anos na E36. Dar umas esticadas e fazer umas curvas era o ponto alto do dia, mesmo depois de uma aula mer**, lá estava o M52 sempre me animando. Quanto a manutenção, tenho amigos que gastam muito mais em carro nacionais. Se pegar um carro bom e fazer manutenção preventiva, cuidar bem dele, sai barato ter um carro desses.