A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #118

Project Cars #118: o retorno do General, o Dodge Charger R/T de fibra e papelão!

Buenas, galera do Flatout! Demorou um bocado, mas finalmente tenho novidades sobre o projeto. Terminei a segunda postagem procurando um novo lar para o Dodge, e contando com a ajuda do camarada Poomah, (hoje um amigo graças ao projeto e ao Flatout) até consegui uma garagem para colocar a enorme estrutura de madeira, fibra e papelão.

Acontece que o tempo que o antigo casarão ficou sem telhado castigou demais a estrutura. Os compensados envergaram, a madeira afrouxou suas amarrações e o papelão começou a se contorcer, deixando meu auto com cara de carro sinistrado. Cheguei à conclusão que o projeto deveria ser refeito, com nova estrutura, mais firme, leve e de fácil locomoção.

 

General Reborn

Meu novo endereço, uma república de estudantes perto da PUC-PR, é basicamente um triplex: o primeiro andar, muito alto, serve de depósito para uma loja de peças agrícolas, o segundo piso fica nosso lar, e na parte de cima temos um bom espaço para festas, metade coberto, metade sem cobertura. Pensei: “E se… já temos um Project Car que teve que ser resgatado do sexto andar, o Putz!, então não deve ser tão impossível assim”. O Omega lá embaixo ajuda a mostrar quanto que o carro vai precisar descer. Mãos à obra. Como diria um amigo chinês: “Agola vai!”

pc118_omega_altura

Corrigindo as falhas de projeto, tive a intenção de mudar o material usado nas travessas, o chato de cortar e fácil de envergar compensado. Levei um tempo estudando possibilidades de abolir esse material tosco, conseguindo um resultado muito, mas muito melhor: duas chapas de papelão unidas no perímetro e com o reforço de pequenos triângulos no interior. Fiz um teste para sentir (aqui não dá pra calcular, é preciso o feeling do material, tato mesmo) e me surpreendi com o resultado: matou a pau, literalmente.

pc118_estrutura_montada

 

Outra mudança foi na estrutura central. Embora continue medindo igual, ela é separada de um jeito diferente: na primeira tentativa, a frente era destacada. Nessa nova fase, as laterais serão feitas separadamente, sendo unidas apenas quando partir para a construção do miolo. Como não sei ainda se a união será feita no terraço ou no estacionamento, passarei a fibra em ambas antes de uni-las.

pc118_lateral_traseira

Mudança feita, chegou a hora da execução. Com a estrutura mais forte, podemos perceber que os vincos estão muito mais vivos que no carro anterior. Isso é muito importante, pois será o guia na etapa de acabamento da carroceria. A lateral esquerda está praticamente completa, faltando apenas os detalhes da porta, que serão colocados mais para o final do projeto. São pedaços mais frágeis que perdem o desenho com mais facilidade, pois o material cede mais fácil.

pc118_estrutura

O projeto ainda não está tão avançado como o anterior, em que faltava apenas um pedaço da lateral direita para virar carro, contudo, já está me trazendo mais satisfação que aquele. Será uma réplica mais fácil de finalizar, certamente.

pc118_lateral_geral1pc118_lateral_geral_2

O projeto General Lee já passou da hora de ser finalizado, mas acreditem, houve contratempos em série. A fase turbulenta felizmente ficou no passado, e o evento de Hot Rods que acontecerá em agosto no autódromo de Curitiba/PR será a estréia desta réplica. Esse é o objetivo, e correremos atrás dele! Abraço a todos!

No próximo capítulo: o lado direito estará completo, e vai começar a fase de acabamento.

Em tempo: já recebi muitas sugestões sobre a mecânica e o carro a ser utilizado de base, e a opção mais acessível, além de ser uma boa homenagem ao meu avô, possui algumas coincidências de medidas que me deixaram animado. Bora passar a serra em um Opala.

pc118_capa

Obs.: Agradeço aos amigos que estão sempre apoiando na construção desse projeto, principalmente ao Vinícius Henrique Rieping, autor de todas as fotos que ficaram bonitas neste post.

Por Ique Feldens, Project Cars #118

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars Trip #03: uma viagem de 6.000 km pelos templos automobilísticos da Europa

Leonardo Contesini

Project Cars #274: novas rodas e um novo motor para meu Chevette Tubarão 1975 “Old School”

Leonardo Contesini

Maverick Night: as últimas novidades e a despedida do meu Maverick V8 quatro portas

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados