Project Cars #129: conheça a história do Mustang Interceptor de Leonardo Rocha

Leonardo Rocha 3 agosto, 2014 121
Project Cars #129: conheça a história do Mustang Interceptor de Leonardo Rocha

Olá, pessoal do FlatOut. Meu nome é Leonardo Rocha, sou do Rio de Janeiro e nestes próximos posts vou contar a vocês a história e a preparação do meu “Mustang Interceptor”.

Tudo começou por volta de 1989, quando eu meu irmão começamos a andar de kart — eu na categoria 4º Maior e meu irmão na 4º Menor. Como eu demonstrei mais interesse do que ele, decidimos que eu iria partir para o mundo do automobilismo. No meu tempo nas pistas, corri em várias categorias Dentro desse tempo eu corri em várias categorias além do kart, como a Fórmula Ford, Copa Fiat Uno, Campeonato Brasileiro, Campeonato Regional Grupo N, Divisão 1 no Rio de Janeiro.

Sempre tive paixão por carros com motores V8, meu primeiro veoitã0 foi um Mustang 1967 GT (amarelinho, cor de primavera) ainda nos anos 1990, um carro que reformei em 1995. Tudo feito na minha oficina, a LR Service. A paixão por aquele puro sangue foi era tanta que dois anos depois, em 1997 eu adquiri o meu “Mustang Interceptor”.

Mustang-1

Originalmente, ele era um modelo Cobra 1995 com câmbio automático. No início eu queria fazer um carro de rua que fosse forte, com potência na casa dos 400 cv. Depois que terminei esse projeto, meu irmão comprou um Mustang GT 1995 branco, com câmbio mecânico. Um dia estava andando na rua com o Interceptor quando seu câmbio automático quebrou. Aproveitei a ocasião para trazer um câmbio manual igual ao do Mustang do me irmão, um Tremec T5.

Como eu já tinha feito várias modificações e testado todas elas, começamos a participar dos eventos do Oktane Track Day. No começo fazíamos ótimos tempos se comparados aos outros carros, mas como o evento cresceu e começou a atrair carros mais potentes e pilotos melhores, e o miolo do circuito não ajudava muito, começamos a virar tempos abaixo dos cinco primeiros.

Então decidimos parar o carro e desenvolvê-lo ainda mais para as pistas, mas de forma que ainda fosse possível andar nas ruas.

Essa modificação levou quase três anos desde o início até o acerto final do carro. Começamos a virar entre os cinco primeiros, mas como cada vez mais carros viravam na nossa frente, começamos a cogitar a possibildade de transformar o Mustang em um carro de pista, que pudesse ser habilitado até mesmo para corridas oficiais da CBA.

Com isso, o Mustang Interceptor hoje tem diversas modificações e trabalhos no motor para maximizar seu desempenho, como taxa de compressão mais alta de 11,5:1 e comando 290 Ford Racing, que levaram o motor a cerca de 500 cv, suspensão Koni,  freios Wilwood, e rodas de stock car.

IMG_8717_1

No próximo post, vou contar mais detalhes dessa preparação atual do Mustang Interceptor. Até lá!

Por Leonardo Rocha, Project Cars #98

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  • Claudius

    sensacional!!!

  • Mais uma lenda aqui, um mito está por aqui e lógico esse mustang usa o V8 302 Windsor ou usa um 351V8? parabéns pelo Mustang.

    • Otavio Nascimento

      Se for o motor original do GT, provavelmente é um Ford Modular 4.6L SOHC ou DOHC.

      • É que esse Mustang é 95 parece que o Mustang só passou a usar Modular 4.6 L em 1999 se não me engano, mas tudo bem algum especialista em Mustang pode me falar. rssss

        • Otavio Nascimento

          Erro meu. Aparentemente é isso mesmo:

          http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Mustang_(fourth_generation)

          94-95 GT: 302w

          • Eba 302 V* Windsor com injeção eletrônica! é basicamente o mesmo usado aqui no Maverick GT e no Galaxie de 1976 até o final da carreira o que muda é a injeção eletrônica e talvez outras coisas juntos….

          • Yelssek

            Quer dizer que a unica diferença entre o motor do Maverick GT e o Mustang desse ano é a injeção eletrônica?

          • Não, muda muita coisa, nos anos 80 a Ford fez muitas atualizações no 302. Mas o motor usado no LTD Crown Victoria até 91 era mais próximo do 302 usado no Maverick e nos Galaxies nacionais

          • Obrigado. valeu por ajudar.

          • Yelssek

            Valeu Eduardo, é que eu estou com umas idéias indecentes com Ford Maverick ultimamente…hahahahaha

          • Alvaretts

            Procura um ME36 seu puto, eu passei 2 anos procurando e vc já desistiu?

          • Yelssek

            Tô procurando, mas não estou encontrando…ano que vem eu vou ter um brinquedo de 50k…Honda SI, Maverick, WRX, C30 T5, Santo Graal M3E36…kkkkkkkkkkk…mas o foco é a alemã boazuda…

          • PortnoyLima

            Que mané alemã o que?!

            Vai de americana! A Oval Azul ama seus filhos!! uAHSuAHUSs

          • eu iria de WRX sem medo!

          • Olha não tenho certeza se os cabeçote também mudam a exemplo do que ocorreu com os 318 V8 5.2 LA, provavelmente sim. o bloco é o mesmo a exemplo do que o ocorria com os GM família II e outros motores.

        • Em 1996 o Mustang GT trocou o 302 pelo 4.6 SOHC 16v de bloco de ferro fundido, o SVT Cobra recebeu o 4.6 DHC 32v com bloco de alumínio, em 1999 ele foi reestilizado, gahou uns hp e o SVT Cobra passou a ter suspensão traseira independente.
          [EDIT] Vou fazer um merchan aqui, no meu humilde blog eu fiz um especial sobre os 50 anos do Mustang, a postagem sobre a quarta geração pode esclarecer as suas dúvidas
          http://revheadblog.wordpress.com/2014/05/14/um-classico-americano-com-tecnologia-moderna/

          • Obrigado. vou dar uma olhada. parabéns pelo seu blog.

        • Leonardo Rocha / Leleo

          acho que so foi em 1998 quando o monobloco + novo foi lançado , mas é possível na ultima geração em 98 poucos carros com o monobloco anterior terem esse motor 4.6L , em 96 fizeram tb um edição especial do Boss mas o bloco tb é de ferro e tb eu não sei se isso é lenda!!!!!

          • Valeu pela dica sobre o Mustang, obrigado pela dica. valeu mesmo.

    • Leonardo Rocha / Leleo

      o Motor é um 302W modificado !!!!

      • 302 Windsor modificado é uma lenda para caramba. obrigado por falar.

    • Leonardo Rocha / Leleo

      351W tem um deck 9.200″ e o coletor de admissão é bem mais largo , o 302W, já é mais baixo e menos largo e tb mas leve!!!!
      Minha luta agora é comprar um bloco de alumínio para ficar com a frente + leve dai com isso não vai ser preciso fazer obra no monobloco para colocar o motor recuado!!!!

      • Nossa o projeto está ficando interessante.(mais do que já é)

  • Marcus Vinícius Alves Augusto

    Hummmm Mustang de pista no Brasil, conte-nos mais

  • JPA :

  • jp

    onde consigo esse pneus e quanto eles custam

  • GSB

    “[…] meu primeiro veoitã0 foi um Mustang 1967 GT […]”

    … porra…

    • Yelssek

      Faltou a foto desse 67 aê…

      • Leonardo Rocha / Leleo

        Mustang 1967

    • HighwayStar_84

      Só com quase 30 anos que comprei meu Mustang…da Hot Wheels hahahahahaha!!!!

    • Alvaretts

      Se fosse um americano tava tudo certo, mas é um brhu3hu3hu3, inveja! 😛

    • Leonardo Rocha / Leleo

      Ford Stang 67

  • Ricardo Hartemink

    Nunca fui muito fã dessa geração dos Mustang, mas olhando pra foto do título to mudando de idéia. Lindo carro jovem.

    • Eduardo Mateus Klein

      Pensei, mas esse Mustang anos 90 não era aquele horrível que eu odeio? Parabéns pelo carro, me fez mudar de ideia.

      • RaphaelXocaravan19784100

        Aquele que parece um del rey?
        aquele e triste

        • Marcos Amorim

          Esse que parece o Del Rey é o Mustang Fox, da geração anterior. Tem muitos na Venezuela, poucos no Brasil e é um dos meus favoritos. Se não fosse essa maldita burocracia junto com um estupro financeiro para importar…

      • Leonardo Rocha / Leleo

        valeu

    • Leonardo Rocha / Leleo

      obrigado

  • Rafael França Lima

    Só eu que faria desse mustang uma máquina de correr de lado?

  • esse já vi ao vivo acelerando na antiga reta atras do autódromo de Jacarepaguá fazendo afinações com telemetria, ao vivo tem um ronco forte

  • Renato Souza

    PC #98 ou #129.
    Na chamada esta 98, na propaganda na página inicial canto superior direito na propaganda da LR esta 129

  • Glaukin

    Ver o ronco do Interceptor junto à essa cara de mal aparecendo no início da reta dos boxes em Jacarepaguá foi algo que me marcou bastante nas minhas idas aos track-days. Ô saudades…

    Sempre fui fã particular dessa geração de Mustang (foi um dos primeiros “carrões” que vi na minha infância)e sempre desejei ter um.

    Esse project car eu farei questão de acompanhar passo-a-passo.

    • Sidney Gonçalves

      Hoje em dia não tá tão dificil achar um Mustang por um preço rasoavel, http://www.webmotors.com.br/comprar/ford/mustang/3-8-v6-gasolina-2p-manual/2-portas/1995/11010908 tá ai um exemplo, não é V8 mas tem cambio manual e tá bonitão.

      • Glaukin

        É liberar uns cavalinhos no V6 e partir pra preparar o chão. Ah, se coubesse no meu bolso. Ainda assim, é uma ótima base pra diversão.
        Aliás, não aceitaria um aprendiz gratuito na oficina não? Quero aprender a meter a mão na massa. hehehe

    • Leonardo Rocha / Leleo

      valeuuuu!!!

  • Allracing 77

    Leonardo, não nos conhecemos pessoalmente, mas corremos na mesma época, e pelo menos uma vez dois Project Cars estiveram na pista no mesmo dia!
    Aqui o link dos tempos deste dia, o Interceptor foi mais o rápido, só pra variar…

    http://forum.oktaneclub.com/topic/58192-tempos-oficiais-otd-2212/

    • Leonardo Rocha / Leleo

      valeu obrigado !!!!!

  • Hélio

    Ah, essa roda mata a pau em

  • Leandro Amorim Corrêa

    Bravo!
    Teu mustang tem mó cara de mau! E um belo som! Vlw

    • Leonardo Rocha / Leleo

      valeuuu!!

  • Marcos Amorim

    Sabia que conhecia esse nome de algum lugar…

    Sei que o foco é o Mustang, mas esse texto foi uma volta aos anos 90, desde o Espaço Motor com sua música de abertura (que eu detestava mas depois passei até a cantarolar) até os Voyage de turismo andando de lado.

  • JG911

    Eu tb sou do RJ e já tive o prazer de ver e ouvir esse Interceptor em ação no finado autodromo de Jacarépagua!! Parabéns Leonardo, realmente você conseguiu construir um verdadeiro bólido que deixou muito carro mais caro comendo poeira!! Aliás, esse um dos motivos do meu maior desgosto: não poder admirar esse e outros bólidos acelerando no tradicional circuito de Jacarépagua, já que agora ele não existe mais e nós não temos nenhuma outra pista no RJ!!

    • Eduardo Magliano

      Sinto esse mesmo desgosto. E tive oportunidade de ver o INTERCEPTOR andando. Muito bacana!

      • Leonardo Rocha / Leleo

        desgosto ferrado !!!!!!!! agora só São Paulo !!!

    • Leonardo Rocha / Leleo

      valeu obrigado!!!!

  • Leonardo Cavaliunas

    Acho esse mustang o mais legal de todos…lembro do tempo que esse tipo de carro era muito barato, assim como os opalas e mavericks da vida…quem dera eu ter um desses hoje…parabéns pelo projeto!

    • Leonardo Rocha / Leleo

      obrigado!!

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Esse é um Mustango de respeito. E perceberam como os novos estão com um desenho bem parecido com estes? Fora a “máquina”, deu gosto de ver os Voyages patinando no asfalto. Pra quem achava que “dirifitô” nasceu no Japão e chegou aqui via Initial D, taí!

  • Eduardo Magliano

    Leonardo Rocha, Parabéns pelo carro. Venho aqui agradecer que, vendo seu carros nos TRACKDAY, foi um dos melhores, se não o melhor, pega que já vi. Lembro perfeitamente, o seu carro contra um lancer evo(não lembro a geração, mas creio que VI ou VII). Era um colado no outro o tempo todo. Incrivel ver esse bichão entrando na penultima curva antes da reta dos boxes. Obrigado! Tudo de bom, falou falou!!

    • Henrique L

      Concordo! Lembro de ter visto esse pega há alguns anos, absolutamente épico!!

      • Leonardo Rocha / Leleo

        valeu!!

    • Alvaretts

      Tem vídeo, amigo?

      • Leonardo Rocha / Leleo
        • Leonardo Rocha / Leleo

          tá tudo ai ,,, tenho + vídeos para postar, vou ver se faço isso até o final do ano , é que tem que editar

          • Alvaretts

            Valeu d+++
            Incrível a rodada do alexandre cunha colado no vermelho desse vídeo, vou ver o resto putz!!!

    • Leonardo Rocha / Leleo

      valeu obrigado!!

  • Bruno Reis

    Esse Mustang tá muito ignorante, no bom sentido, mas se pudesse ser ainda usado nas ruas ia ter um charme especial… POWEEEEEEEERRRRRR!!! hauahauhuahuahuhauhauhuauauuaua

  • Tales Cardoso

    Por que os Voyages escorregam tanto de traseira ?

    • Elias Teixeira

      porque eles tem tração dianteira…

      • Lo Chun Man

        na verdade é um pouco mais do que isso, eles tem tração dianteira, traseira leve, suspensão traseira das mais simples e com ajuste bem duro e muuuuitoooo concentrado a frente do eixo dianteiro (meu pai já foi dono de um!!!)

        • Elias Teixeira

          mas a causa principal é a traçao na dianteira

          • Bispo

            não existe “achismo” e sim calculo.

            Fórmula de dinâmica automotiva – “A transferência de peso lateral é igual à força centrípeta multiplicada pela altura do CG do carro (centro de gravidade), dividido pela largura das bitolas (eixos)”

            http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11506/11506_6.PDF

            ps. razão pela qual na chuva carro com tração dianteira … “destrói” os de tração traseira(boa carga vertical nas saídas de curva) – e o dono acha que é o Senna reencarnado…rs

          • Eron Goulart

            CARA, que material incrível. Tenho um conhecimento bom de engenharia, mas sinto falta de materiais bons como esse para me aprofundar. A maioria está sempre em inglês ou alemão. teria mais disso pra disponibilizar para nós? @_@

          • Leonardo Rocha / Leleo

            pode perguntar ???

        • Victor Braga E Bravo

          Isso me lembrou do meu pai, falando que na época dele costumavam colocar saco de areia no porta malas para “ajustar” melhor a suspensão traseira e dar mais tração aos pneus. Nada como um ajuste desses. rs

      • Bispo

        se fosse isso opalão … não dançava tango…rs

      • Alvaretts

        er… só que não.

    • henrique

      Acho que o principal motivo dos voyages/gol sairem bastantes de traseira é por causa da diaposicao do motor, vide santana que “empina” na arrancada causando transferência de peso entre um eixo e outro

    • Marcos Amorim

      Isso é o acerto que eles faziam, exatamente para soltar a traseira em entradas de curva. É possível ver o mundo de cambagem e cáster que usavam, muito provavelmente com as quatro rodas divergentes e com mais carga no eixo traseiro (muitos com a traseira bem mais baixa que a frente, porém não percebi nenhum em três rodas).

      • Tales Cardoso

        Eu percebi a traseira mais baixa também. Apesar da capacidade de contornar curvas ficar reduzida deve ser muito divertido pilotar em uma categoria em que todos os carros escapam de traseira. E pro público tbm fica bem mais legal tbm.

        • Marcos Amorim

          Pior que isso melhora o desempenho em curvas, por mais estranho que pareça. Esses carros não apontam tão bem e saem bastante de frente, então por muitos anos eles foram feitos para escorregar nas entradas e já ficar com a frente virada mais ou menos para a saída. Pode ver nas câmeras externas que eles entram bem rápido e depois que alinham é a frente que quer sair, enquanto que nas imagens on board só depois de um certo tempo é que o volante fica bem virado para o lado da curva.

        • Fórmula Finesse

          Eles contornam bem as curvas exatamente por essa configuração, sem elas, sairiam de frente uma barbaridade e ficariam muito lentos.

      • Leonardo Rocha / Leleo

        verdade !!

    • Leonardo Rocha / Leleo

      é o acerto de chão , faz o carro virar melhor !!!

  • Gilberto Batista de Sousa

    Esses Voyages… DeLado… Epico…

    • Leonardo Rocha / Leleo

      tenho saudades !!!!! veleuu Obrigado!!
      abraços

  • laguiar

    Por que esses Mustangs 94/95 são “baratos”? No webmotors ta cheio na casa de 30~45 mil.
    A manutenção é muito difícil/cara?

    • Alvaretts

      Porque eles eram baratos quando novos. U$ 25-30 mil os V8 quando eram zero. E não foram poucos importados hein.
      A manutenção é o seguinte: motor e câmbio tem muita peça que dá pra pegar por aqui por causa do maveco e de outros ford, suspensão é relativamente simples atrás (eixo rígido) e na frente, peças de preparação valem mais a pena que importar, e o acabamento só importando. Abs

      • Marcos Amorim

        Cadastro na Summit e um cartão de crédito internacional deixam esses carros bem mais fáceis de manter, mesmo com todo o imposto.

        • Leonardo Rocha / Leleo

          verdade

      • Leonardo Rocha / Leleo

        dependendo do valor, sim

    • Tales Cardoso

      E até não muito tempo atrás eles eram mais baratos ainda..Comprava-se V6 por pouco mais de 20 mil e V8 na casa dos 35 mil.

    • Leonardo Rocha / Leleo

      se o carro continuar original é bem tranquilo , razoável nem caro nem muito barato !!!!

  • Fabiano Do Prado

    O Stang tá aspirado ou tem um supercharger escondido ali?

    • Leonardo Rocha / Leleo

      o Carro é aspirado !!!!

  • Igor

    Perfeito !!!

    • Leonardo Rocha / Leleo

      valeu obrigado

  • Chamonix_fan550S

    Lindo!

    • Leonardo Rocha / Leleo

      obrigado !!

  • Leonardo Mendes

    Quando essa geração foi lançada muita gente nos EUA e fora dele meteu a lenha… lembro de revistas especializadas dizendo que ele parecia o Eclipse (sim, tuuuudo a ver) e que ele era “feio.”

    Feio são os modelos de segunda e terceira geração (de 74 a 93)… aquilo é tudo menos um Mustang.

  • Lucas Gusi

    Não imaginei que veria detalhes sobre o Interceptor. Simplesmente absurdo!
    Queria ver ao vivo!

    O Cobra 95 usa bloco Windsor também né? A T-5 comprou uma “World Class qualquer” ou Foi para uma Ford Racing ou alguma mais reforçada?

    Parabéns e obrigado por compartilhar o seu projeto.

    • Leonardo Rocha / Leleo

      302W moderno tem tuchos Rolletados ,e uma aranha presa na parte superior dos tuchos para não deixar que os tuchos girem ou subam o comando tem outra ordem de explosão e a boba de água gira para lado contrário do 302w antigo !!!

  • Tacio augusto

    Se for o que eu estou pensando, já vi andando em JPA. É um mostro!!!

    • Leonardo Rocha / Leleo

      obrigado

  • Julio Werle Berwaldt

    que carro lindo, tenho um tombo ainda maior pela segunda fase dessa geração do mustang, com aquele cobra svt, pretendo ainda poder aproveitar os preços relativamente baixos desses modelos e ter um também

  • rfel93 .

    Ah, saudades do autódromo de JPA…….. Procurava não perder um track day e já vi várias vezes esse Mustang correndo por lá. Só in loco pra ver a fera !!!

    Outra coisa que eu me lembro dos track days em JPA era um Galaxie 500 preto, PLACA PRETA, com 2 Mickey Thompson (ou Cooper Cobra, não me lembro) nas rodas traseiras …. E diziam que era um engana trouxa daqueles …..

    • Leonardo Rocha / Leleo

      é verdade esse carro era meu , foi vendido para um amigo meu !!!! estamos acabando outro igual , mas esse vai ficar com o Meu Pai

      • Leonardo Rocha / Leleo

        Galaxie e full size está muito Show !!!!

  • josé guilherme g. godinho

    simplesmente incrivel aguardando o proximo capitulo

  • Fernando Juncá

    (Comentei ontem aqui, mas sumiu… entao lá vai de novo)

    Ao dono desse Project Car (ou também a quem souber responder):

    É tranquilo encontrar peças e mão de obra decente pra reformar um Mustang dessa geração, de preferência aqui no RJ? Achei um Mustang outro dia e fiquei doido quando vi, já pensando nas possibilidades. O problema é que ele tá praticamente no chão e com aspecto de parado há uns 5 anos.

    Tenho muita vontade de montar um projeto desses, mas meu conhecimento técnico me limita bastante, então rola um baita cagaço de começar um projeto (caro) que não vou conseguir terminar.

    • su3zero

      A LR fica no RJ.. faz varios v8 tops.

      • Fernando Juncá

        Opa, nem me liguei… valeu!
        Que comece o projeto =P

      • Leonardo Rocha / Leleo

        Sim Faz !!!!

      • Leonardo Rocha / Leleo

        Verdade!!! + também fazemos ,Small, Fast, Fun: Sport Compact Cars,

        MECÂNICA GERAL

        Na LR Service cuidamos da mecânica e manutenção de automóveis nacionais e importados. Temos uma equipe de mecânicos e profissionais altamente qualificados, apaixonados pelo que fazem e respeitados por seus companheiros da indústria automotiva.

        Utilizamos o que há de mais moderno em tecnologia

        • Moro na Tijuca, quando eu comprar meu Shelby GT500 2008 vou levar lá hein…rs

    • Leonardo Rocha / Leleo

      se for o que vc quer vai fazendo devagar !!!!

  • Leonardo Rocha / Leleo

    Mandei a Foto de 1967 mas não foi !!! vou tentar aqui!!!

  • Colbert Bramont Loureiro

    O melhor project car da pagina… ja vi pessoalmente no autodromo… sou apaixonado por esse mustang…