Project Cars #142: o BMW 135i recordista brasileiro de velocidade de José Santiago

José Santiago 3 setembro, 2014 117
Project Cars #142: o BMW 135i recordista brasileiro de velocidade de José Santiago

Olá, gearheads do FlatOut. Meu nome é José Santiago, tenho 38 anos e atualmente moro na cidade de São Paulo. Tenho certeza absoluta que a velocidade e corrida fazem parte da natureza do ser humano, e que elas são fundamentais para a continuidade da raça humana.

Desde pequeninos já temos o gene da corrida em nós, pois do contrário, nenhum de nós existiria! Eu comprovo: se cada um de nós não tivesse disputado e ganhado uma prova de velocidade muito importante — aquela dentro do útero de nossas mães — contra milhões de outros competidores, nós não estaríamos aqui hoje, é bem simples! Ou seja, todos nós fomos condicionados a acelerar ao máximo, temos o gene da velocidade nas veias, uns mais outros menos, mas todos nós somos e precisamos ser velozes para viver ou se sentir vivo e isso explica porque existem tantos gearheads.

Ademais, eu não tinha por onde escapar. Meu interesse por carros começou ainda quando criança. Meus pais sempre me deram muitos carrinhos de brinquedo como presente, aliás, era o meu presente favorito. Aos domingos eu sempre assistia as corridas de F-1, que eram uma espécie de evento sagrado que reunia toda a família.

Ainda adolescente eu desenvolvi o vício pela velocidade. Eu adorava apostar corridas de bicicleta e de rolimã. De tarde eu assistia programas como “CHIPs”, que era um seriado norte-americano de policiais que perseguiam maus-feitores pelas estradas da Califórnia. Desta forma quando você soma tudo isso vai sempre acabar resultando em um perfeito gearhead, não há como ser diferente!

eu e dojão

Quando eu atingi a maioridade, eu estava sempre presente nas provas de arrancada em Interlagos, cheguei até a disputar algumas delas, mas o dinheiro era curto. Depois de formado, eu me mudei para os Estados Unidos e lá tive a oportunidade de participar de muitas corridas, de arrancada e de circuito, bem como de diversos track days em uma época que ninguém sabia o que eles eram aqui no Brasil.

De volta ao Brasil eu não queria ficar parado, e por isso importei um Dodge Dart de arrancada dos EUA. Com ele acabei me tornando Campeão Paulista de Arrancada em 2010 na categoria XTM. Mas isso não era suficiente, eu precisava de mais. Assim sendo adquiri um BMW 135i e fui logo fazendo upgrades visando provas de reta e de circuito.

bmw

Em 2011 me inscrevi para participar do Campeonato da Driver Cup e me sagrei Campeão da Geral e Campeão da Categoria Turismo 4. Foi neste ano inclusive que eu bati o recorde brasileiro de velocidade na categoria FIA C11 (motores sobrealimentados com cilindrada entre 2,5 e 3 litros) e que foi homologado pela CBA lá no aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Sempre participei de muitos eventos de track days nos EUA e atualmente possuo licenças SCCA e NASCAR. Aqui no Brasil não poderia ser diferente, fui logo adquirindo minha licença FIA PGC-B e participei do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos entre os anos de 2011 e 2013, conquistando um suado e sofrido 3º lugar na competitiva Categoria Novatos de 2012.

certificado

Quando se fala em Project Car, nada melhor do que falar sobre o meu BMW 135i. Ele está sendo especificamente desenvolvido para eventos de track day. Originalmente o motor seis-em-linha biturbo M da BMW, conhecido como N54, já vem com quase 330 cv. Com poucas modificações plug-and-play ele já está chegando próximo aos 500 cv. Mas como fazer isso é algo que vou contar a vocês aos poucos.

Atualmente ele tem ECU e transmissão reprogramadas, intake e filtro AFE, velas de iridium, blow-off da Active Autowerke, escapamento completo importado da Active Autowerke, downpipes, válvula termostática e líquido de arrefecimento importado Engine Ice. Os freios também receberam upgrades com pastilhas EBC Yellow Stuff e fluido Brembo HTC64.

embraer

A suspensão é a bola da vez. Já chegaram os braços de suspensão do M3, barras estabilizadoras e algumas outras surpresas. Mas isso fica para o próximo post. Abração a todos!

Por José Santiago, Project Cars #142

0pcdisclaimer

  • Angelo_Jr

    Amigo, excelente texto, mas só uma coisinha: ” Originalmente o motor V6 Biturbo M da BMW”

    Tás certo dessa configuração?

    • GSB

      6-em-linha =P

    • Leo

      Corrigido no texto. Obrigado por avisar!

      • Angelo_Jr

        De nada, se quiser pode apagar o comentário

        • José C. Santiago

          Obrigaoo! Me equivoquei…

  • Angelo_Jr

    José, parabéns pela BMW, e quebre logo esse recorde de novo kkkkk

    • José C. Santiago

      Valeu Angelo!

  • RodrigoSM

    Me fala que seu carro está sem aquele aerofólio da traseira por favor… rsrs

    No mais, belo projeto…. poderia falar um pouco mais do Dart tbm…

    Vlw

    • pedropinn

      Em um carro visando track days, porque não? É um carro para ser funcional e não “bonito”, isso no seu ponto de vista, no meu está lindo como o aerofólio.

    • José C. Santiago

      O aero é genero de primeira necessidade em circuitos… Abs!

  • Chiocca GTi

    uai , mais os 280 de painel deu 253 de real ?

    esse carro é show.. top

    • Eduardo Magliano

      280km foi em pista de 4km. Ele já tinha o recorde.
      O recorde foi batido em uma milha, ou seja, 1609 metros.

      • Chiocca GTi

        Ah taaaa , tendi agora..
        vlw

      • Angelo_Jr

        Isso, e velocímetro sempre mostra uma velocidade maior do que você tá. Como esse valor é uma porcentagem, geralmente 10%, quanto mais rápido você está, mais aumenta a diferença entre o real e o velocimetro

        • José C. Santiago

          O Edu esta certissimo. Nos 4 km ela deu 293km/h.

  • Victor Helal

    Perfeito. Esse carro é perfeito.

    Parabéns pelo projeto e continua ae que você vai conquistar mais esse recorde.

  • Guido Ferreira de Almeida

    Esse Dart correu aqui em Cacoal – Rondônia, sendo o campeão na categoria. O ronco dele é animal.

  • Piloto profissional no Project Cars? meus parabéns pelo BMW é uma honra ter aqui, depois do parente do chico landi, agora temos piloto profissional.

    • Lamborghinista

      Project Cars tá foda, mano! Daqui há pouco vai aparecer Emerson Fittipaldi, Rubinho, entre outros pilotos, rsrs.

      • Do jeito que a coisa anda, eu não duvido é nada.

      • Vinicius Mol

        Sem contar o Ingo Hoffman que é leitor assíduo do Flatout!… e Emmo seria uma boa, o cara é fascinado com modificação automotiva! 😀

        • Marcos Amorim

          E o Piquet, que talvez chamasse todo mundo de cabaço e depois mostrasse como se mexe nos carros.

          • Alvaretts

            Talvez ?????
            Certeza ahahaha

    • Marcos Amorim

      Qual foi esse do parente do Chico Landi? Não estou conseguindo acompanhar o FlatOut todo dia então estou meio perdido.

    • José C. Santiago

      Quem dera eu fosse profissional e vivesse do automobilismo.

      • Achei que fosse. KKKKKKKKKKKKKKKKK(então vou corrigir errei) mas pareceu mesmo.

  • Fórmula Finesse

    Muito forte essa Bmw, e parece que nem está tão preparada assim!

    • José C. Santiago

      Ainda tem muitos ups por vir

  • Doge

    Parabens pela máquina !

    P.S.: Mais 500m e você fica sem gasolina !

    • José C. Santiago

      Ficava mesmo! risos!

  • Saci d’ Patinete

    Como eu comentei outro dia… Os inscritos no PC estão com projetos de Alto padrão, coisas incríveis que são sonhos para alguns “comentaristas”, Belo BMW mas esse Dart é lindo… na minha opinião chama mais atenção que à BMW.

  • Matheus Utzig

    Bah meu, TOP demais a BM! O Dart também, lindão! Mas, aí entra uma questão: Placa preta é pra carros originais, e o Dart ali não parece estar. É padrão carros antigos importados chegarem aqui e serem emplacados com PP, independente de sua originalidade?

    • Gábrio Erthale

      Acho que ja aproveitam todo o desenrolo, e ja dao“ jeito“ de por PP por ter que emplacar aqui mesmo.

    • Marcos Amorim

      Eu já vi cada coisa com placa preta que de original não tem nem a ferrugem…

    • José C. Santiago

      O Dart era OLIZINAL. Risos!

  • GSB

    HOLY SHIT, melhor PC ever!!! Serie 1 Coupe é paixão, somente isso!

  • Renato Souza

    Tooop

  • Renato Souza
    • Matheus Utzig

      Já ouvi falar que as 4cil. também são bem boas de pisar. Boa dica!

    • Saci d’ Patinete

      Esse carro se for 4cil não é uma 325 pelo que eu saiba não tem 325 4cil apenas 6cil.

      • Renato Souza

        Eu já não manjo dos paranauê! rsrsrs

      • Bruno Portela

        24v, é 6cil mesmo
        Só não fui com a cara das modificações feitas, manolagem demais

        • Skiegaard

          Pode ser uma 318i coupe tbm, ae seria 4cc msm, porem não seria 24v. E se for não vale esse preço nunca.

  • laguiar

    Profissa o negócio hein =)

  • Chris Harrinho Confeiteiro

    fatality.

  • Renato

    Que “foguetaço”!!
    Quando achava que já tava chegando no limite, vem a 6ª marcha à 270km/h e fiquei abismado…
    https://lh5.googleusercontent.com/-7Rz2uCoWqpY/U_NOnVWAEaI/AAAAAAAAAag/jYXJElPWyV0/w346-h260/83344472.gif

    Bela máquina! Parabéns!!

    • Leonardo Mendes

      Huhahahaha, esse gif parece eu quando o vi o Hulk… SMASH! no filme de 2008.

    • José C. Santiago

      Valeu!!!

  • Jr_Jr

    Um 135 para track-day, é…tá bom. Mentira, tá muito f****!!!!! Parabéns pelo projeto e vitórias conquistadas.

    • José C. Santiago

      Valeu!

  • ovelho306

    torci o nariz para série 1… mas esta CUPÊZINHA me fez mudar de idéia!

  • Jose Guilherme

    Project cars… onde se falou mais das glórias que o dono conseguiu do que do carro em si.. esse foi bem ruim de ler hein.. nada de super interessante.. e acabou o texto do nada..
    aliás.. essas está virando uma pratica comum dessa área.. textos pobres.. que quando começam a ficar interessante.. vem “mas isso fica pra um proximo post”.. e no proximo a mesma coisa chata.. ta perdendo a graça esses textos vazios..

    • Verdade, só alguns PC’s que estão realmente saborosos de ler, como aquele da Val (a E36 perua toda preta).

      • Thiago Morais

        Da Val ta muito bom, e eu nem curto as wagons

        • Elder Júnio

          E o dono é muito gente fina…

      • Leandro Morais

        Mas lembro que todos os primeiros posts dos PC’s são assim, eles contam como nasceu a vontade de criar o projeto. Acho interessante, pois, pelo menos para mim, passa uma inspiração para buscar o mesmo.

        MAS OPINIÃO É IGUAL AO C OTOVELO. Entendo o seu lado! ;D

        • Mas alguns estão abusando já, mal começa a escrever o texto e já vem com “o resto eu conto no próximo post”, como aquele da Passat Variant.

          Ou então o sujeito começa falando da extinção dos dinossauros, do jogo do Flamengo, do 7×1 e da Madre Teresa de Calcutá, e quando vai falar do foco do projeto, “o resto eu conto no próximo post”.

          • Leandro Morais

            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Allracing 77

            Vixi, tava fazendo exatamente isso no da 2002… rsrs
            No primeiro post achava que era bacana contar sobre a historia do modelo… Mas é difícil, ou impossível, agradar todo mundo…

      • Lamborghinista

        Eu acho que todos deviam seguir o exemplo do Kenji, que fez dois textos gigantes e muito bons de ler!

        • Marcos Amorim

          O problema é que os textos não podem ser muito grandes, tem um limite também, e é isso que as vezes deixa um texto meio truncado. O cara escreve, vira uma bíblia e tem que sair cortando e emendando informações.

    • Renato Souza

      http://www.flatout.com.br/quer-participar-com-o-seu-carro-no-project-cars-esta-e-a-sua-chance/

      “O primeiro texto de vocês deverá ser uma introdução com a sua história ligada à do carro, mais ou menos como vimos até então, mas também já deverá apresentar o projeto, ou seja, contar em detalhes a receita de tudo o que será feito. Desta forma, diminuímos um pouco da ansiedade dos leitores

      No caso de carros originais prontos, como não há receita de preparação ou de restauração, o foco ficará em detalhar a convivência com o carro – como é dirigi-lo, os cuidados necessários, os custos de manutenção, etc.”…

      Sem mais!

      • Jose Guilherme

        Ficar listando as peças que estão sendo trocadas no carro não chama a atenção de ninguém..
        E Renato, tudo o que vc teve o trabalho de ir copiar e colar aqui, de nada adiantaram.. o texto continuou fraco, sem prender a atenção.. citou uma meia duzia de alterações.. e comentou no final que vai trocar a suspensão.. historia sem graça e sem dispertar nenhum interesse no proximo episódio.. esse e outros tantos PC# estão ficando iguais.. sem sal..
        Se não concorda com a minha opinião.. ok

        • Renato Souza

          Entendo, mas essa é a ideia!
          Deixar com a pulga atrás da orelha, e depois fazer bonito!
          Porém estão começando fraco de mais!

          Também achei fraco igual a outros por ai!

          Mas fazer o que, quem dera eu ter um PC e poder dissertar sobre ele aqui.
          Como não o posso, o que me resta é ler e torcer pros nossos amigos melhorar nos textos, pq realmente esta ruim.
          Planta a semente da discórdia na cabeça da gente e vaza! ai fica ruim!

        • Gustavo Medeiros

          EU GOSTEI! abraços

    • Miguel Osterroht

      É que teve Project Cars novos, que está no primeiro texto. Eu acho legal o dono do carro se apresentar e contar um pouco da história dele, da uma situada no leitor, e ele falou dos ups que fez.

      Próximo post ele fala da suspensão e tal. E tem que pensar que cada projeto é diferente. Voce reformar um Dodge desde a lata, da muito problema, um monte de coisa da errado, funileiro, etc, já uma BMW é tudo muito mais plug and play, kits da Autowerk, etc, não tem muito o que falar, só as peças em si mesmo…

    • José C. Santiago

      Desculpe, vou tentar melhorar no próximo post. Obrigado pela critica construtiva.

      • Jose Guilherme

        Santiago, obrigado por aparecer por aqui e de forma respeitosa! Teu carro é demais, anda muito! Mas o texto ficou vazio, entende? Não é uma falha, afinal você é piloto e não escritor! Só deixo a dica pra você prender um pouco mais a atenção do leito, florear um pouco mais as passagens.. dar mais detalhes, mesmo que tecnicos das coisas que fez ou vai fazer.. a galera gosta muito de detalhes! Um abraço, amigo! belo carro.. e sucesso no seu projeto!

  • Ricardo Rios

    pegando o gancho… olha esse futuro project car achado meio perdido…

    http://saobernardodocampo.olx.com.br/bmw-m6-e24-1980-sharknose-iid-704380331

    • Marcelo Toyofuku

      [manolo mode on] Caraca olha aquele santana com as orbital!!!1!! [manolo mode off]

      Sobre o carro achei que tá com pneu de perfil muito baixo.

      • Ricardo Rios

        concordo, também não é exatamente uma oportunidade única, mas é o tipo de anuncio que é legal gastar um tempo olhando…

        • Leon1803

          Bacana mesmo… dificilmente você acha uma M6 dessas na rua..

    • Douglas Postai

      Aceita audi Quattro como parte do pagamento, wat!

  • D Agostini

    Excelente carro, parabéns! Já tive a oportunidade de dirigir uma e é um canhão, muito forte. Gostei muito do cambio desse carro, muito rápido pra um single clutch, pena não ter vindo nenhuma manual pro Brasilis…(que eu saiba)

  • Ricardo Jensen

    Esse tanque quase vazio pra socar a bota. Se é louco. Dar falta a 300 o vira fica em 20.000 pedaços

    • Barba

      Po, o meu quando acende a luz, ainda tem autonomia de 80 km, ja dei + de 50km numa touareg v8 quando falava que fazia 0 de autonomia, acho q isso é mais por precaução, sla posso ta falando besteira

    • Dieki

      cara, a autonomia some porque a fabricante não quer se responsabilizar caso a autonomia informada seja maior que a real. Pode acontecer o seguinte, o carro acabou de entrar na reserva e a autonomia informada foi de 50km. Você está na estrada e olha no GPS que o próximo posto na estrada está a 40 e onde vc tá tem um a 5km dentro da cidade. Seu pensamento é, beleza, tenho 50km, não quero parar, vou abastecer no próximo. Agora imagina que você não chega, dá pane seca antes. Um lindo processo na fabricante. Por isso a autonomia some quando vc entra na reserva. O normal é que a reserva tenha pelo menos 5 litros. No Fluence eu nunca abasteci mais de 55 litros (tanque de 60), pois abastecia imediatamente após a luz do painel acender.

      • Leandro Morais

        Dica de advogado… Antes de ir para o destino, filme a autonomia apresentada no computador de bordo e o consumo médio, se possível um consumo médio de trecho. Aí depois da pane você filma o consumo médio para demonstrar que não sentou o pé e gastou mais do que o computador de bordo estava prevendo para a autonomia.

        Caso a fabricante diga que não tinha como você saber que iria dar a pane e que ao filmar o antes e depois você agiu com suspeita de má-fé, fale que leu um comentário em um blog automotivo sobre o fato. 😀 Copie o link da conversa ou entre em contato comigo que eu informo que repassei a informação.

        • Fernando Medeiros

          Melhor abastecer como se deve que é enchendo o tanque antes de viajar do que ficar tentando arrancar grana de fabricantes correndo e pondo a familia em risco na estrada ficando sem combustivel no caminho não acha?

          • Leandro Morais

            Se tiver como fazer isso é melhor sim… Mas podemos enfrentar contratempos que teremos que contar com a autonomia indicada.

    • Rodrigo Sublime

      Na verdade em provas de aceleração final e lançadas existe uma norma que diz o qto se deve ter de combustível no tanque, para o caso de um eventual acidente.

  • Rafael B.

    Gostei da sua análise a respeito do gene da corrida hehehe
    Igual a criança que corre pra um lado e pro outro simplismente porque quer ”ir mais rapido que o amigo” haha
    Parabéns pelo projeto!

  • Barba

    Po, vamo leva esse carrinho pro próxmo encontro hein ??

  • Daniel Rana Camarotto

    cara, eu nem terminei de ler seu post, na verdade parei depois de “Tenho certeza absoluta que a velocidade e corrida fazem parte da natureza do ser humano, e que elas são fundamentais para a continuidade da raça humana.” E queria te dizer que você é um gênio. haha

  • Leandro Morais

    Ainda faltava quanto de giro no motor depois que o ponteiro colou?

  • Scarified_8

    Fantástico o texto!
    O spoiler vai ficar nas provas de velocidade ou vc remove ele?

  • Lucio717

    Por isso que sempre digo, não existem pessoas tristes, existem pessoas sem dinheiro

  • 015b

    Pessoal não sabe brincar HEAUEHAUEHAUE

    Parabéns pelo carro!

  • Eric Santos

    A de um conhecido aqui de Vitória, ES chegou a 293km/h no Driver Cup 2014, 470HP na roda. Dá uma olhada no Instagram, @bmw135i_vix.

  • Leonardo Mendes

    O cara meteu a SEXTA a 270 QUILÔMETROS POR HORA… nem todos os palavrões do mundo em todas as linguagens pra descrever esse momento.

  • Julien Avril

    M-POWER… fantástico !!

  • epfrgthy

    Parabéns pelo projeto.
    Mas fiquei com uma dúvida: O seu recorde é de 253 km/h mas no vídeo o seu carro dá 280km/h, porque é que o recorde não é de 280 km/h?

    • Leon1803

      Fiquei na mesma duvida, mas depois fui no certificado e vi a distância.
      Imagino que foi medido antes do final do video

    • Guilherme Depiné Ferrari

      Não tenho como ver o vídeo aqui, mas o recorde é de 1 milha, provavelmente no vídeo ele está em outra ocasião .

    • Drift UndergroundBr

      No video ele ta 280 km em 4000 metros ou 4 km e o recorde de 253 é em uma milha ou 1600 metros

  • Vitor Silva Marques

    Pronto
    agora sim temos pilotos profissionais no Flatout rsrsrssr

  • Vitor Silva Marques

    Off:não teve mais postagens do golf mk3 vr6
    o que aconteceu

  • Leandro Pimenta

    tá virando um 1M…..mas, e o câmbio auto?

  • Thiago Albuquerque

    alguém já disse q vc parece o “cantor” falcão? hehehe abração meu querido…

  • Marcos Amorim

    Parabéns pelo recorde, é raro ver um carro desses tendo destaque nesses eventos, apesar de todo o potencial. Mas devo confessar que ler algo da CBA com a assinatura do Cleyton Pinteiro dá certa agonia…

  • Lira

    A vida do cara é quase um Gran Turismo! Licença daqui, competição dali, recorde de lá… Parabéns, e sucesso no projeto!

  • ThiagoVerdona

    Rapaz nao sei como nao deu falta no tiro de 4000mts eim rsssssss
    Tava no osso.

  • Alvaretts

    Esse dart veio dos EUA não veio do inferno mandado diretamente pelo capeta!!!
    Parabéns, mano (sem o “lo”)!

  • Sil vino

    Poe gasosa ae vai dar pane seca…

    • Rodrigo Sublime

      em provas de aceleração final e lançadas deve se ter um máximo de N litros de combustível no tanque para o caso de um possível acidente.

      • Sil vino

        to falando do vídeo da matéria. Ponteiro no zero hehe, mas talvez quanto menos peso no carro melhor não é mesmo? Abraços

  • Rodrigo Sublime

    A minha meta é atingir 260 km/h com deslocamento de 2.0 sobrealimentado… Santiago como faz para participar da Driver Cup? pq sinceramente em vias publicas é bem complicado atingir mais que 220 km/h, principalmente aqui na BA… em SP tem a Bandeirantes e outras estradas que até se consegue (qdo não há trafego o que quase impossível)…

    Bem parabéns pela manca! rsrsrs! Rodrigo Sublime PC#34

    • José C. Santiago

      Olá Rodrigo! Venha andar com a gente em SP: http://www.crazyforauto.com

      • Rodrigo Sublime

        Santiago vlw! a logística é um pouco complicada… levar carro na cegonha, e o momento financeiro meu não está digamos que dos melhores… mas é muito bom saber da CRAZY FOR AUTO, gostei muito da possibilidade dos Track nos USA… Abç e acompanhando o teu PC

  • Thiago Sala

    Olá Santiago, chegamos a dividir algumas curvas no marcas de são Paulo, muito legal seu BMW, parabéns, mas fale um pouco sobre o Dart !!!! Abraços

  • Rodrigo Do Prado Lucchesi

    Acordo, peço uma lista de peças pro mecânico, entro na net, importo tudo e mando entregar na oficina…2 meses depois vou buscá-lo, esse é meu project car….

  • Leandro Amorim Corrêa

    Excelentes Relatos!
    Posts como esse somente reforçam aminha ideia em relação à superioridade da BMW! The Ultimate Driving Machine!