pressao pressao pressao nao meus amigos esse nao e mais um refrao de baile funk nem quer dizer que mudei meu projeto de aspirado para turbo alimentado essa e aquela sensaçao de querer terminar um projeto e voce entao percebe que faltam os meios sejam eles financeiros principalmente sejam eles de mao de obra disponivel e principalmente bem disposta e o sentimento de todo entusiasta que ve seu sonho ali parado bem diante dos seus olhos mas tem seus ouvidos bombardeados constantemente pela cobrança e ai fica pronto pra quando com esse desabafo começo mais um post do meu project car # 16 no nosso ultimo encontro ha mais de seis meses atras segundo a cobrança contagem dos nossos editores do flatout falei sobre minhas duvidas a respeito da cor e do visual que pretendia adotar no carro nesse meio tempo apos pesar bem os pros e os contras levando tambem em consideraçao as sugestoes dos leitores as duvidas finalmente se dissiparam o carro permanecera legalizado para as ruas com visual do kadett gsi composto por parachoques dianteiro e traseiro pintados na cor do veiculo spoiler lateral e capo com saidas de ar originais a cor escolhida sera o azul grafite do nissan march embora tenha praticamente tudo resolvido nessa parte nao e ela a mais adiantada atualmente ao contrario disso a etapa que hoje esta mais avançada e a mecanica e e sobre ela que falaremos agora upgrades em andamento no post #4 eu ja havia mostrado a voces meu estoque de maldades peças de performance que estavam guardadas para o upgrade na mecanica pois bem em julho desse ano eu aproveitei uma viagem para campos do jordao sp e levei meu motor no porta malas com tudo o que tinha direito e o deixei nas maos de um amigo preparador na capital paulista la na oficina do daniel — a home garage — o motor seria totalmente desmontado retificado e receberia as peças novas enquanto eu estava curtindo o friozinho em familia o bloco do motor foi para a retifica onde sofreu um banho quimico e teve suas medidas conferidas e adequadas para os novos pistoes iapel de 88mm aproveitando o fino trato dispensado pelo daniel o bloco tambem foi pre montado e buretado onde foi medido o squish para quem nao sabe eu tambem desconhecida o squish e um efeito comum em motores de combustao interna que gera turbulencia repentina da mistura ar combustivel quando o pistao se aproxima do ponto morto superior ou pms basicamente um squish correto permite que se use taxas de compressao mais elevadas diminuindo o risco de pre detonaçao a estrategia aqui consiste em medir a distancia entre a face da camara de combustao e a face do pistao e entao plainar a face superior do bloco evitando se retirada de material do cabeçote segundo o preparador o squish ideal e em torno de 1mm o do meu carro ficou em 1 4mm enquanto que o original normalmente fica na casa dos 2mm mantendo se um equilibrio entre a plaina que ja havia sido feita no cabeçote o que resultou numa taxa de compressao estatica de 13 5 1 alivio de peso no pacote de montagem desse novo estagio do motor aproveitei para incluir um alivio mais extremo no volante do motor anteriormente a peça original ja tinha recebido um pequeno retrabalho bem de leve mesmo ja que concentrei o alivio no virabequim conforme contei no post #1 do jeito que estava o volante do motor pesava 9kg depois do retrabalho o volante ou o que sobrou dele emagreceu 3kg ficando agora com exatos 6kg [gallery columns= 5 link= file ids= 82038 82039 82040 82041 82042 ] confesso que fiquei bem impressionado com o resultado visual da peça mas o preparador garante de pe junto que os volantes gringos da sbdev para opel/vauxhall recebem alivio muito mais extremo que esse oremos equilibrando a equaçao a outra ponta do virabrequim onde vai a polia do alternador tambem recebeu atençao na montagem anterior eu usava a polia original do kadett 1 8 que e do tipo v engraçado que desde o primeiro minuto eu tive problemas com essa polia que nao perdia uma oportunidade de escapulir e me deixar na mao quando nao se soltava na pista me obrigando a parar para trocar ela ficava cantando uma musiquinha bem chata nem preciso ilustrar por sugestao do mecanico resolvemos substituir a polia v simples pelo modelo poly v que teoricamente trara menos dor de cabeça mas ao inves de usar uma peça de linha de montagem resolvemos mandar usinar outra identica em aluminio dural e a perda de peso tambem foi significativa enquanto a original tem 1 5kg a de aluminio pesa apenas 730g e o que voces podem conferir nas fotos abaixo [gallery columns= 5 link= file ids= 82043 82044 82045 82046 82047 ] por causa das mudanças o balanceamento do conjunto tambem sofreu alteraçoes o que me introduz no proximo assunto balanceamento do motor uma das coisas que aprendi a duras penas nessa vida de entusiasta foi sempre fazer ou encomendar coisas bem feitas economizar com gambiarra e prejuizo na certa por isso em funçao das mudanças no volante e na polia do alternador foi necessario balancear todas as peças moveis do motor começamos pelo balanceamento estatico que consiste em pesar pistoes bielas pinos e aneis em uma balança de precisao para garantir que os 4 conjuntos tenham o mesmo peso isso assegura que ao serem conectadas ao virabrequim elimine se a vibraçao do motor por desequilibrio de peso entre tais peças aliado a isso tambem fizemos novo balanceamento do virabrequim juntamente com o volante recem aliviado e com a nova polia do alternador e tem videozinho para galera que nunca viu isso rolando ao vivo antes [youtube id= sdg6iij1w1k width= 620 height= 350 ] e tem mais conforme prometido a bomba de oleo original do motor 2 4 recebeu novas engrenagens da sbdev mais o kit da valvula by pass novas molas e arruelas para garantir a pressao correta motor na bancada com tudo em maos a ultima atualizaçao que eu tenho do motor e essa foto de todas as peças organizadas na bancada de montagem da oficina o daniel da home garage e um preparador muito estudioso e bastante capacitado tendo adquirido sua experiencia como mecanico da gt3 brasil hoje ele presta serviços de preparaçao e acerto de motores inclusive suspensao para trackdays e demais aplicaçoes de uso sovietico nesse exato momento estou aguardando o motor ser fechado para decidir se farei a montagem do powertrain aqui em goiania ou se mando o carro para sp a fim de finaliza lo por la mesmo bonus 1 volante momo champion [gallery columns= 4 link= file ids= 82055 82056 82057 82058 ] na ardua tarefa de esperar sentado tudo isso acontecer num belo dia me deparo com o anuncio de um amigo vendendo essa preciosidade um volante momo champion das antigas em otimo estado de conservaçao sem titubear arrematei o bendito e ca esta comigo tambem aguardando a conclusao da funilaria para ocupar o seu lugar no kadettao bonus 2 painel digital todo mundo conhece aquele ditado mente vazia oficina do diabo mas no lizarb a reversal seria oficina vazia mente bom deixa pra la o fato e que com bastante tempo vago e pouco progresso decidi trocar meu painel que era uma gambiarra total pelo sonho de consumo de todo kadetteiro/monzeiro o painel digital pensei assim ja que vou dar uma levantada geral no carro porque nao colocar um painel desses ta ai entao so a foto que e emprestada mas o meu e igualzinho saida para a funilaria at last but not least enquanto isso aqui na terra do pequi o carro finalmente seguira para a funilaria nesses varios meses de espera meu plano era enviar o carro completamente desmontado para a pintura isso porque eu queria garantir que tudo fosse cuidadosamente desmontado forros de porta presilhas farois acabamentos etc foi o que eu fiz o desmanche começou em maio/2015 e fiz questao de registrar tudo em fotos para depois transformar em um video bacana daqueles do tipo time lapse diante da pressao convocaçao para atualizar o projeto nao tive tempo de concluir todo o processo de desmontagem eu queria que o video capturasse tudo desde o inicio ate a conclusao da pintura e montagem do motor [youtube id= o8sulnhgvbu width= 620 height= 350 ] por enquanto e isso um abraço e maos a graxa por weiler junior project cars #16
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.