fala galera estamos de volta com a historia do meu opala 78 que sera restaurado para voltar a ser todo original no post passado eu contei a voces como foi a busca e a compra do carro agora e a vez de falarmos da funilaria e o começo da restauraçao vamos nessa era quinta feira o carro ja estava desmontado apenas bancos no lugar farois e para choques pois na segunda feira iria levar ele para consertar a lataria como sabia que ficaria um tempinho sem o carro convoquei dois amigos pro ultimo role para variar ficamos sem combustivel demos jeito de abastecer e no meio do role um maluco de gol quis grudar atras do opala na mesma hora tive que parar na faixa de pedestres pois notei um cara de fone de ouvido andando no sentido dos carros pronto para atravessar e percebi que ele nao ia olhar pra tras so ouvi o barulho de pneu cantando e so esperei o estouro ele veio e o resultado esta ai o cara ja começou chorando pra nao chamar policia porque o carro nao era legalizado baixo e sei la o que mais chamei mesmo assim ele foi comigo ate a oficina dias depois fazer orçamento se comprometeu a pagar e sumiu dia da perseguiçao o conserto da batida foi feito na oficina de um conhecido nosso que nao queria fazer o carro inteiro pois nao trabalha com restauraçao e ficou otimo feito isso voltamos em busca de outra oficina para fazer a reforma completa um deles era relaxado demais outro pediu o valor pago no carro pra fazer o serviço fechei com um terceiro mas ele prorrogou a data pra pegar o carro duas vezes e por isso fiquei com um pe atras de levar o carro la se atrasa antes de entrar imagina depois ate que um dia passando pelo centro da cidade parei na concessionaria chevrolet para tirar uma duvida comecei a conversar com o gerente da oficina para ver o reparo de um retentor de direçao e papo vai papo vem falei da lata o cara olhou por cima viu que nao tinha muita coisa e topou fazer eu nem acreditei ja pensou fazer o carro na concessionaria de novo antes que perguntem ou imaginem que o valor foi astronomico vou adiantar que o valor do serviço na epoca 2009 daria pra comprar um jogo de bfgoodrich e mal encher alguns tanques do opalao hoje em dia dessa vez o carro foi completamente depenado em casa por eu e meu pai fui dirigindo o opala num banco de madeira ate a concessionaria o carro era bem alinhado mas tinha ja algumas marcas do tempo [gallery columns= 4 link= file ids= 49126 49127 49128 49130 49131 49132 49129 49133 ] depois do desmonte no dia 18 de agosto de 2009 o carro entrou na oficina para fazer a lataria desde este dia eu me tornei quase um funcionario da gm ou quase eu batia cartao todo dia la pra dar uma olhada no carro nunca apressando o trampo mas sim pra ver como o carro estava o que iria ser feito fiz amizade com o pessoal da oficina e foi um trampo muito bacana pra eles tambem pois a maioria do pessoal que trabalhou no meu carro era da epoca em que o opala estava em produçao entao dava pra ver que os caras estavam curtindo o trampo no dia que cheguei com o carro la mesmo fecharam uma roda em torno do opalao vendo os detalhes do carro elogiando o estado em que ele ainda estava apos mais de 30 anos as fotos a seguir sao algumas das dezenas que foram feitas no periodo de aproximadamente dois meses e meio que o carro ficou na oficina tenho um historico quase que diario do trampo que foi feito nele enquanto esteve la [gallery columns= 4 link= file ids= 49134 49135 49136 49137 49138 49139 49140 49141 49142 49143 49144 49145 49146 49147 49148 49149 49150 49151 49152 ] em todo esse trabalho feito a unica alteraçao do original foi a cor por indicaçao dos pintores usei o prata diamantina linha opala 1983 se nao me engano em vez do prata inca original segundo eles e um tom mais claro e metalizado que o original do carro certos ou errados quanto a isso o resultado ficou espetacular o carro e um espelho e a pintura ficou com um brilho incrivel o material usado foi todo da ppg o ultimo detalhe feito no carro foram as duas faixas sim fora do padrao grossa/fina original dos comodoro mantendo as simetricas da maneira como haviam sido feitas opcionalmente pelo dono do carro em 1978 o dia de buscar o carro na oficina foi tao emocionante quanto o dia em que busquei ele pra trazer pra casa pela primeira vez o resultado logo apos a montagem foi esse ai [gallery columns= 4 link= file ids= 49156 49157 49158 49159 ] alto feito um jipe e ainda com as rodas serrinha agora que o carro estava com a lata feita e andando comecei as modificaçoes a primeira de todas foi o dimensionado era impossivel eu ver e ouvir meu carro com o escape original e aquele retrocesso bisonho que os canos estreitos fazem apos uma breve pesquisa vi que o 4x2 soava melhor que o 4x1 e que um modelo de prateleira me atenderia bem gastando menos da metade de um dobrado sob medida dimensionado 4x2 trouxe o carro assim ate em casa e sem sombra de duvida o 4x2 direto ronca muito mais alto que um seis cilindros so nos tocos o barulho e ensurdecedor assusta todo mundo na rua logo apos o dimensionado ganhei um jogo de rodas da minha namorada na verdade um vale jogo de rodas abaixo estou eu no paraiso das rodas ferro velho buscando montar um jogo completo e quando se escolhe ter um carro antigo garimpar e necessario meu carro apesar de hoje ser um project car nunca teve projeto se em 2009 me perguntassem como o carro seria eu nao saberia dizer o carro em si teve varios pequenos projetos que hoje acabam formando uma coisa so e mesmo que elas nao tenham sido pensadas ao mesmo tempo sempre foram pensadas pra funcionar juntas carro e conjunto sempre o primeiro desses varios projetos foi o som sempre fui fa de graves pesquisei muito em foruns cogitei alguns projetos mais caros e optei pelo custo beneficio fui no feijao com arroz pioneer e modulo digital na mala kit duas vias e modulo escondido embaixo do banco atraves do forum autosom net conheci gente que sabia muito de som troquei ideias e descobri que pra o que eu queria iria precisar de uma caixa bem grande pra extrair o maximo possivel de subgraves aquele grave que voce sente em vez de ouvir mais especificamente uma caixa de 112litros esse era o projeto que eu tinha caixa de 112litros e o visual seria esse ai projeto feito no photoshop comprei uma chapa de mdf 18mm algumas folhas de isopor pra fazer os moldes pois a mala do opala apesar de grande tem um ressalto para o diferencial o que dificulta um pouco o trabalho ainda mais pra quem nunca tinha nem ligado um par de 6x9 na vida no final enchi a casa inteira de serragem e o resultado foi muito alem do que eu esperava tanto no visual quanto na performance do som que ja rendeu duas maquinas de vidro traseiro quebradas [gallery columns= 4 link= file ids= 49163 49164 49165 49166 49167 49168 49169 49170 ] mais adiante encontrei um par de farois de milha jogados em casa que eram da marajo do meu pai e logo tomei eles pra mim porem originalmente eles eram ou furados na saia ou no parachoque do carro como nao sou louco e em 30 anos ninguem tinha furado eles nao seria agora que iria fazer isso entao analisando a situaçao inventei um suporte usando as furacoes originais do carro para os batentes dianteiros e do suporte lateral resultando nos milhas na mesma posiçao do original porem sem furar nada a unica alteraçao necessaria e a troca dos parafusos originais por outros mais compridos [gallery columns= 4 link= file ids= 49171 49172 49173 49175 ] desde o inicio eu ja havia descartado a ideia de trocar a mecanica do carro por um seis cilindros pelo fato do carro ser muito conservado mas preparar quatro cilindros por outro lado e jogar dinheiro no mato me perdoe quem o fez nao e preconceito apenas nao faz sentido por preparar eu entendo como abrir cabeçote trabalhar dutos trocar comando essa serie de coisas que ao meu ver se forem pra ser feitas entao que se parta do mais forte no caso o seis cilindros nessa linha de pensamento entao tive a ideia de montar uma dupla carburaçao no carro pois o visual iria ficar legal e iria andar alguma coisa a mais pensei um tempo depois um amigo anunciou um par de filtros esportivos cromados de um projeto abandonado e eu os comprei na mesma hora sem nem ter os carburadores pra por os filtros ainda acho que foi isso que alavancou o projeto dupla eu tinha de arrumar os carburadores pra poder usar os filtros algumas pesquisas na net e vi que a envemo tinha kits assim impossiveis de achar hoje em dia material sobre isso na internet dupla carburaçao no l4 e minimo nao se acha opalas quatro cilindros com dupla andando hoje tenho um amigo que tem uma caravan rodando com duas h40 e vi alguns com weber mas quando montei foi tudo no escuro ai fui atras do coletor um mecanico famoso dizia que fazia o tal coletor duplo porem me enrolou dois meses e nada de entregar corri atras e consegui um coletor engine pelo mesmo preço de um coletor para quadrijet do seis cilindros da mesma marca foi caro mas o que eu poderia fazer [gallery columns= 4 link= file ids= 49181 49183 49184 49185 ] apesar de sempre me meter a desmontar coisas o maximo que cheguei perto de ser um mecanico era ter trocado um gicle principal de 228 mas o medo de largar o carro na mao de outra pessoa me fez fazer tudo sozinho em casa apesar de ser uma troca simples de coletor e carburadores para quem nunca o fez e algo de outro mundo ah uma coisa que sempre digo a quem pergunta se vale a pena fazer e que vale se for voce mesmo que for fazer ou se tiver dinheiro pois carburador voce vai achar ou usado sabe se la como ou novos por uma fortuna e apesar de simples a montagem exige uma serie de pequenos detalhes que aparecem no decorrer do projeto entao se estiver na mao de um mecanico prepare se para a mao de obra um exemplo disso foi como consegui o segundo carburador do carro comprei um recondicionado justamente para nao ter incomodos porem nunca consegui acertar o carro com ele comprei um usado de um opala que ia para o ferro velho pela metade do preço e rodo com ele ate hoje coisas de quem vai lidar com peças velhas/antigas o coletor engine e de aluminio e kit apesar de ser feito para h40 serve no 228 com algumas adaptaçoes nos acionamentos que vem junto com o kit alguns ajustes tambem foram necessarios pra encaixar perfeitamente a admissao ao bloco/escape resolvidos com lima e algum martelinho de ouro no coletor de escape depois da montagem veio o acerto esse e sem duvidas a parte mais sofrivel pra quem faz tudo por conta ou quer fazer tudo caprichado pois nao existe receita e fuçar sair na rua testar voltar mexer sair voltar e um exercicio de paciencia e se o cara nao for muito a fim mesmo pensa ate em vender o carro depois de montado e acertado o carro virou outro esta longe de ser um canhao mas ficou muito esperto e muito bom de torque a retomada do carro e muito boa e o consumo permaneceu o mesmo fazendo 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada a essa altura o carro tinha escape 4x2 conjunto de igniçao bobina e cabos msd [youtube id= v0g1maadjds width= 620 height= 350 ] pouco mais de um ano ate que na metade de 2013 parei o carro no estacionamento de um supermercado e ao voltar ele funcionou meio devagar nao segurou lenta e voltou pra casa falhando muito muito mesmo troquei ideia com alguns amigos e o diagnostico foi certeiro junta do cabeçote tirar o cabeçote eu sabia que era facil ja regular valvula eu nao tinha noçao de como era feito entao pedi ajuda a um mecanico amigo meu tirei o cabeçote em casa a junta estava aberta nos cilindros do meio e o meu amigo regulou as valvulas novamente zero bala de novo mas essa tirada de cabeçote me mostrou que tirar o motor seria facil eu nunca tinha parado pra avaliar com calma como seria o trampo e vi que daria pra fazer por enquanto e isso pessoal no proximo post contarei os detalhes da parte final da restauraçao ate la por luis felipe fendt project cars #160
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