Project Cars #171: meu Fiat Uno Turbo está concluído!

Pierre Dolabela 19 abril, 2017 0
Project Cars #171: meu Fiat Uno Turbo está concluído!

Salve, pessoal! Um bom tempo se passou e agora posso efetuar a entrega do 3º e último post sobre o “UP” no Fiat Uno Turbo 1.4 ano 1995.

Como mencionei no 2º post o carro foi levado para um “expert” em preparações sobretudo no que tange carros da marca Fiat.  O motor continua o mesmo, o 1.4 IE original de fábrica mas com alterações de câmbio, de embreagem, de injeção, bicos, turbina dentre outros já citados anteriormente. Vejamos como ficou o layout do motor assim que terminamos em 2016:

Flatout 3º Texto

Fueltech FT 350 e Wideband  instalados e programados; coifas de câmbio e de freio de mão novas nos moldes da fábrica… Ah, recebeu também tapetes personalizados em carpete…

Segue um vídeo de como o carro ficou… desculpem pelo vídeo que é caseiro, feito por mim mesmo com celular em casa.

Já não satisfeito mais com as rodas na cor original resolvi dar uma incrementada e modéstia a parte, achei que combinou muito bem com o carro. Vejam o antes e o depois da pintura das rodas:

Gostei muito deste preto fosco.. Achei que combinou muito com a cor do carro e passou um aspecto da roda ser maior. Sabemos, pois, que estes nossos “brinquedinhos” nos aguçam o tempo todo a criar, desenvolver novas situações, mudar, alterar.

E agora, em 2017, logo no início do ano, voltei a mesma oficina, o mesmo preparador, Welson Dutra (W Motorsport) em BH/MG para fazer uma revisão básica e resolvi aproveitar e mudar algumas coisas que não me agradavam.

A parte de pressurização que havia sido feita, em cano de ferro e pintada de preto, estava começando a descascar em alguns lugares. A válvula estava em uma posição que não me agradava, pois, a cada espirro sujava a plaqueta Turbo na tampa do cabeçote. Além disso havia comprado de um amigo, engenheiro no sul do país, um tudo d’agua em aço inox e resolvi coloca-lo para nuca mais me preocupar com ferrugem ou vazamento.

Foi aí que resolvemos aproveitar a revisão e fazer novas alterações, alterações estas finais.  Modelo de cano d’água original em ferro e o modelo em aço inox (valeu, Richard!).

Flatout 3º Texto

Cano d’água em aço inox instalado:

Flatout 3º Texto

Alteração de toda pressurização para aço inox:

Flatout 3º Texto

Resultado final:

Flatout 3º Texto Flatout 3º Texto

Aproveitamos e retiramos por completo o ar-condicionado, condensador e mangueiras. Alívio de peso e melhor ventilação no cofre do motor. Foi retirado também o reservatório de água dos limpadores para que o filtro de ar ficasse mais distante do motor. Demais fios passaram pela parede corta fogo, foram escondidos trazendo ao cofre do motor um aspecto clean.

Observem também que toda linha de combustível foi substituída e agora utiliza-se “quick connection” que não propaga fogo e é de simples encaixe. Uma nova válvula da SPA foi instalada na pressurização. Ficou mais bonita e moderna.

Após todas estas alterações resolvemos colocar o carro no dinamômetro para acertos finais e certificação.

E quanto marcou dentro do que planejamos:

Flatout 3º Texto

Praticamente 170 cv com 1,2 bar de pressão de turbo e 24 mkgf de torque. Poderíamos ter ido aos 200 cv, mas visando menor consumo e desgaste prematuro de peças como embreagem e câmbio mantivemos nesta faixa. Vale lembrar que o carro pesa apenas 975 kg.

O carro tem uma marcha lenta lisa, usa etanol, não engasga, não morre e usa uma embreagem HD da Ceramic Power que tem a mesma leveza de uma original. Não tenho problema algum com a dirigibilidade. É exatamente o que eu queria!

E, por fim, vejam o carro definitivamente como ficou em um encontro que participei junto ao meu irmão José Marry neste mês de abril/17 em BH/MG — o Tipo 2.0 ao lado, do meu amigo Waldrin, está muito, muito zerado.

Agradeço a Deus acima de tudo, aos meus familiares, ao Welson, ao FlatOut pela oportunidade e a todos que leram e curtiram este Project Cars! Em breve estarei de volta com a mesma oficina, com o mesmo preparador, para mostrar o novo projeto: um Fiat Tempra Stile Black 1995!

Até lá pessoal!

Por Pierre Dolabela, Project Cars #171

0pcdisclaimer2

Uma mensagem do FlatOut!

Pierre, belo projeto de recuperação e upgrade deste clássico nacional. Como sempre dizemos por aqui, é sempre muito bom ver que estes carros estão nas mão de gente que gosta deles de verdade e entrega dedicação e cuidados a eles. Parabéns pelo projeto — e estamos aguardando o Tempra!