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Project Cars Project Cars #178

Project Cars #178: a montagem das peças de preparação e a conclusão do meu Escort RS para track days

Olá, galera! Retomando o nosso papo sobre o meu projeto, finalmente vou contar o desfecho dessa saga. Para quem não acompanhou os posts anteriores (leia aqui) trata-se de um Escort RS 1.8 16V Zetec para uso em track days e montado com peças originais Ford de outros modelos da linha.

Um belo dia, indo deixar minha filha em casa depois da escola, passei por uma sucata que fica no caminho e tive uma visão que fez meus olhos brilharem e meu coração acelerar! Apertei o pé, deixei minha pequena em casa, esqueci tudo relacionado ao almoço e horário de trabalho e voltei igual a um louco para ver se o que eu tinha visto era aquilo mesmo que eu achava que havia visto.

Ao chegar, deparei com um Mondeo CLX 2.0 1995 sedã, justamente o doador ideal para o meu projeto! Pedi para dar uma olhada mais detalhada no carro e lá estava tudo o que eu precisava e em excelente estado de conservação! Não contei pipoca, como se diz por aqui, e arrematei na hora os comandos de válvulas, a ECU e a TBI, mas a montagem teria que esperar um pouco por conta de um trabalho com o qual eu estava envolvido na época.

Kit Mondeo

Depois de dois longos meses de espera consegui fazer a tão sonhada instalação dos componentes! Com TBI, ECU e comandos montados fui dar a primeira volta no carro com essa configuração, e o sorriso de satisfação depois da primeira pisada pra valer pagou cada centavo gasto com as peças. O comportamento do carro mudou drasticamente, ficando muito mais arisco e esperto em baixas e médias rotações e crescendo com fôlego até o limite de giros. Ali, senti que meu objetivo havia sido alcançado, faltando somente o teste definitivo: o próximo track day, que seria realizado três dias depois.

Escort Track day 2

O carrinho não decepcionou: 1:38,420 usando os mesmos pneus sulcados do track day anterior, onde havia marcado 1:42,471. Usando um jogo de slicks 15” Pirelli Corsa o tempo caiu para 1:35,739, e só não consegui baixar mais ainda pois acertei a ponta de uma das zebras do autódromo e um dos slicks estourou imediatamente na pancada. De qualquer forma, a minha alegria foi imensa pois finalmente tive a constatação de que toda a minha paciência e o meu empenho em montar o carro exatamente da forma à qual me propus me trouxe um resultado mais do que satisfatório.

Escort Track Day 1

Depois disso, levei o carro para o dinamômetro para ter o parâmetro real das alterações. Fizemos alguns ajustes na pressão de combustível, e o resultado foi 118,3 cv e 15,5 mkgf de torque no motor. O ganho em potência nem foi tão significativo, o torque ficou pouca coisa abaixo do original, mas a forma como o carro passou a se comportar é que foi o grande diferencial do projeto.

Sendo assim, e dando como encerrada essa fase do meu projeto, me despeço de vocês agradecendo a todos os que elogiaram, criticaram, falaram bem ou mal, se interessaram, me incentivaram, me tentaram fazer mudar de idéia, se inspiraram, torceram o nariz e de todos que de alguma forma contribuíram, direta e indiretamente para que esse meu pequeno sonho fosse realizado. Um grande abraço!

Jpeg

P.S.: Assim como a zoeira, a busca por performance também não tem fim, então um projeto turbo para o carro já está em fase inicial, mas essa história vai ficar para uma outra oportunidade…

Por Alexandre Santos, Project Cars #178

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Uma mensagem do FlatOut

Alexandre, seu projeto deixa uma lição a vários leitores que desejam ter um carro preparado, mas temem gastar uma montanha de dinheiro: com pesquisa e informação você conseguiu fazer um conjunto bacana usando peças originais de outros modelos da linha e upgrades básicos, porém essenciais para melhorar o desempenho do carro na pista. Feito na raça e com vontade de curtir a máquina — do jeito que melhor recompensa. Parabéns!

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