A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #205

Project Cars #205: a despedida do meu Jetta GLi

Fala, galera! Beleza? Andei meio sumido com o post do meu PC #205 , desde Abril, mais especificamente, mas a causa é boa. Mudei de emprego, fiz algumas mudanças na garagem…correria total. Ainda lembram-se daquele Jetta blindado, com frente de GLI e tals?

Então, no último post, eu comentei sobre alguns upgrades básicos que seriam feitos em breve, visando um pequeno aumento de potência para compensar o peso extra da blindagem e mais alguns detalhes estéticos. Cheguei a prometer até uma possível sessão de fotos, mas nada feito. Do post anterior até hoje, muita coisa feita – e desfeita.

Instalei um filtro de ar APR Carbonio, cônico, maravilhosamente bonito, leve e que realmente fez a diferença no uso do carro. Um amigo meu de Curitiba que mexe “com esses negocio de remapeamento” veio para São Paulo e deu uma chipada no carro por um preço tão camarada, que é mais fácil dizer que foi de graça. O carro mudou da água pro vinho.

APR

Também fiz um upgrade na válvula de escapamento Deepy em garantia, que a deixou muito mais precisa e divertida. Até aí, tudo as mil maravilhas.

Comprei os sidemarkes, aquelas luzinhas de posição que ficam nas laterais do parachoque dianteiro, direto dos EUA, laranjas, para ficar no melhor estilo OEM. Também comprei um aerofólio bastante discreto, porém diferente dos que vejo por aí, pois são três peças, a principal na tampa do porta malas e mais 2 peças pequenas, que ficam nas laterais e completam o conjunto visual. Sobre os upgrades de desempenho, não consegui medir potência, pois quando o carro estava com Chip + filtro + escape, tive problemas com as velas.

Quando troquei as velas, já tinha tirado o filtro e o escape. Sou louco? Um pouco, mas nem tanto. Explico já já…

Resolvi desmontar o Jetta, precisava levantar uma graninha, a suspensão rebaixada já estava dando problemas de batentes e bieletas novamente e não estava mais com saco para andar com carro baixo diariamente. Voltei o carro a altura original e com molas reforçadas para blindados, aí, tudo que era esportivo perdeu um pouco do sentido, ficaria cômico ver um sedã “executivo” todo pimpão de acesssóris dicurrida e tão alto do chão quanto uma Mercedes GLA. Sem contar que, APR e a válvula Deepy valiam uma boa graninha, além do mais, o Carbonio Intake do motor 2.5 deixa o filtro cônico muito próximo dos farois de neblina e o medo de puxar água numa poça de chuva era constante. Cansei de me preocupar. Aerofólio e sidemarker estão lá na garagem, enquanto decido o que faço da vida.

Cheguei a por o carro a venda, sem desmontar nada além do que já falei acima. Veremos o que vai dar…pagando bem, leva. Imagino que voces estão se perguntando por que cazzo eu fiz e desfiz as coisas, cuidei tanto do carro e agora o coloquei a venda. Por uma duas razões: uma racional, e outra emocional.

Racional: Continuo apaixonado por ele, mas como eu rodo bastante e comprei o carro com 58 mil km e em um ano e meio ele já está com 91 mil km, prefiro vender enqunto está bom e com uma km plausível com o ano do carro. Se eu ficar mais um ano com ele, estará seguramente beirando os 150 mil km, o que ja deprecia mais ainda um carro blindado. Será a primeira decisão racional que tomarei neste carro. Preciso achar outro daily drive legal, blindado, acessível e pouco rodado. Tom Cruise feelings.

TRIO

Emocional: Lembram-se que falei, no post 1, que eu também tinha um Honda Fit 1.5 v-tec? Pois então…também não o tenho mais. Comprei um Golf GTI MK4, o famoso “sapão 180cv”. O que estou fazendo nele, deixaremos para um outro Project Car…e confesso, que ele também é, em partes, culpado pelo desmonte do Jetta.

GTI

Obrigado a todos que comentaram e entraram em contato comigo, elogiaram, criticaram e sugeriram diversas coisas! Até o próximo PC!

Por Walther Nucci, Project Cars #205

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Trip #210: completando a viagem de costa a costa pelos EUA com um Dodge Challenger

Leonardo Contesini

Project Cars #54: um kit nitro e novos farois para o meu Jeep Grand Cherokee V8 Stroker

Leonardo Contesini

Project Cars: novas vagas disponíveis (yeah!) e lista de corte de participantes (booo!)

Juliano Barata