voltei do carnaval e quinta feira ja estava na oficina para ver o nivel do estrago quando abrimos o motor vimos que o quarto cilindro tinha rodado casquilho e que esse estava sem o jet cooler como o quarto cilindro estava sem o jet cooler soubemos que nao caiu porque o mesmo nao estava nem no carter; entao chegamos a conclusao que o motor foi montado sem ele por esse motivo o quarto cilindro rodou casquilho para quem nao conhece jet cooler sao umas pecinhas que ficam no final da camisa e tem a funçao de jogar oleo no fundo do pistao e nas bielas para dar lubrificaçao e regulagem de temperatura no motor nesse video da para entender como o jet cooler funciona [youtube id= umnfbsy0hgg width= 620 height= 350 ] alem disso vimos tambem que as saias dos pistoes e as camisas estavam arranhadas ja que o motor nao foi montado com a folga recomenda pela je que sao doze milesimos mandamos tudo para a retifica e descobriram de pronto que o motor estava somente com sete milesimos de folga na expectativa de saber o que poderia ser salvo a retifica conseguiu salvar as bielas pistoes e bloco contudo meu eixo virabrequim morreu comecei a procurar as peças para comprar e atraves de pesquisas previas descobri que todos motores zetec 16v usam o mesmo eixo descobri que tanto o motor 1 8 como o 2 0 usavam o mesmo eixo pode ser escort mondeo ou focus; os eixos sao todos iguais isso ja tornava as coisas mais faceis comecei as buscas nas sucatas mas aqui no ceara achar qualquer coisa para ford e como achar uma agulha no palheiro rodei rodei e nada ate que um rapaz me fala de uma retifica bem escondida que poderia ter o eixo coloquei no gps e conseguimos chegar la a rua de calçamento uma porta bem pequena mas com muito movimento perguntei ola voce teria um eixo de motor zetec 16v 1 8 ou 2 0 ford ne voce trouxe o antigo de amostra trouxe sim entra aqui o cara me levou por uns corredores ate chegar numa sala grande com muitos eixos eram muitos mesmo e todos separados por baias com placas fui na dos ford e mao na massa meu preparador estava comigo e ja foi nas baias do ap para ver se acha algum de audi forjado apos alguns minutos encontrei dois com o part number correto levei la para fora e pedi para o cara medir e ver se eram standard ou se necessitava corte por sorte um deles era standard e so precisava de um polimento pois estava oxidado fui no rapaz negociar o preço ja com medo pois aqui em fortaleza peça para ford e sempre caro e ai vou querer aquele standard quanto fica hum voce deixando seu velho e eu entrego o novo ja polido r$150 ta bom pra voce tentei nao esboçar a felicidade que estava por escutar aquele preço na verdade eu estava preparado para pagar no minimo uns r$500 no eixo mesmo assim fui firme e falei rapaz tenho r$100 na carteira paga paga sim logo so faltava comprar jogo de juntas completo casquilhos e segmentos mas os segmentos tinham que ser total seal para entrar nos pistoes je e esses so encontraria nos eua liguei na ford e pedi as peças mas escutei o de sempre nao tem liguei em auto peças e escutei nao tem entao resolvi comprar tudo nos eua sentei em frente ao computador e algum tempo e uns dolares mais pobre compro tudo e envio para um endereço que tenho nos eua numa quinta feira ja estava tudo la embalado e pronto para envio para o brasil trouxe via dhl e declarei somente us$40 o prazo para chegar aqui seria aproximadamente quinze dias nao acreditei quando dhl me liga na segunda feira seguinte avisando que iria entregar e melhor nao havia sido taxado levei tudo para a oficina e entreguei na mao do meu preparador to indo embora de novo embarco essa semana por mais tres meses ele respondeu fique tranquilo quando voce voltar vai andar no seu carro la vou eu embora de novo com essa promessa algum tempo depois recebi um email dele seguinte fiz de tudo aqui mas sua bomba de combustivel morreu tem que arrumar outra quando a gente pensa que vai dar certo ele me veio com essa noticia comprei outra bomba; agora uma aeromotive a1000 e mandei entregar na oficina passou mais algum tempo e recebi outro email do meu preparador macho vamos benzer esse carro teus bicos 170 lbs aqui nao prestam trava toda hora ja troquei filtro ja limpei ja fiz de tudo e os de 95 lbs dois queimaram seguinte consegui 8 deka de 80lbs num preço bom e ja montei no teu carro depois a gente resolve’’ bom pelo menos eu sabia que ele estava mexendo no carro ne apos tres meses chega o dia do desembarque do aeroporto chamei o esdras meu preparador no whatsapp para avisar que tinha retornado e saber em que pe o carro estava ele me volta com esse video [youtube id= 6b7cmrfedee width= 620 height= 350 ] nossa fiquei sem palavras vi o video umas 30 vezes cheguei em fortaleza e sabem o que fui fazer ne ver a namorada pois era dia dos namorados e eu havia passado tres meses longe mas no sabado fui logo cedo para a oficina chego la encontro ele de novo montado funcionando entao vamos lavar e levar para rua o primeiro role nossa toda a raiva estresse foi embora o carro ficou melhor do que eu imaginava o motor ficou totalmente diferente do outro parecia outro carro a suspensao kw e um show a parte mesmo andando com o carro baixo ela e super confortavel e ao mesmo tempo muito esportiva e firme nem acreditei quando parei ele em casa pela primeira vez depois de tanto tempo primeira vez no posto local sagrado de todo gearhead estava rodando o maximo que podia no carro para amaciar ver os problemas que poderia aparecer enfim rodando com 0 6bar e limitador e 6 000 rpm so que estava rodando somente com o downpipe sem escape e estava meio sem condiçoes mas era top todo mundo olhava e chamava muita atençao parei o carro para fazer o escape todo em inox de 3’’ que e o tamanho recomendado pela garrett e utilizei curvas de 3’’ para nao ter canos dobrados nao diminuir o diametro e usei um bojo no final ficou show e sem ressonancia olha o ronco [youtube id= 77gvzrqn7pw width= 620 height= 350 ] apos alguns dias o motor ja amaciado chegou a hora de levar o carro para o dinamometro acertar e ver os numeros quando começamos a acelerar o carro no dinamometro aconteceu a mesma coisa da outra vez ele começou a frear ficamos pensando alguns minutos e concluimos que meu carro tem controle de traçao original mas a injeçao original esta desabilitada em varias funçoes contudo a injeçao original ainda esta ligada pois no focus tudo passa por ela ate acendimento de farol entao tiramos o fusivel do abs e com isso o carro parou de frear o problema e que o carro so via as rodas dianteiras girando nao entendia e freava sozinho mesmo o carro nao recebendo mais sinal de rotaçao injeçao e tps o controle de traçao ainda tinha poder sobre ele apos algumas passadas com 1 5 bar de pressao o carro rendeu 380whp e 45kgfm de torque tanto eu como o esdras queriamos um carro confiavel e utilizavel nas ruas assim ele foi bem conservador no mapa utilizando pouco ponto; e por tudo isso algumas pessoas acham que o carro rendeu pouco [youtube id= u7wzgqthph8 width= 620 height= 350 ] o limitador ficou em 8500 rpm deu para sentir que a turbina ficou pequena ela pega bem em baixa e empurra legal mas para crescer na faixa dos 6 mil rpm o carro anda sempre aceso e com bom bastante torque eu gosto assim mas no futuro pode ser que entre uma turbina maior bom eu tenho um problema; nao consigo parar quieto como tinha colocado os bancos sparco sempre tive vontade de tirar o bancos traseiros e deixar com um visual mais racing entao mas essa historia eu conto no proximo post agora vou dar um role no focus por joao paulo falcao project cars #265
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