Project Cars #27: criando um Fiat 147 Abarth Racing por conta própria

Guilherme Rodrigues 20 outubro, 2014 229
Project Cars #27: criando um Fiat 147 Abarth Racing por conta própria

E aí, FlatOuters!? Meu nome é Guilherme Rodrigues, mais conhecido como “Perna”, tenho 26 anos, e meu Project Car é um Fiat 147 1978 que será transformado em Racing Abarth. Neste post vou contar como tudo começou.

Em meados de setembro de 2012 vi uma propaganda do Mini John Cooper Works GP no Facebook. Sempre gostei dos pocket rocket como o MINI, mas como os preços dos carros importados no Brasil são um absurdo, ficava só no gosto mesmo. Nesse dia além de “namorar” o Mini GP, olhei outro Mini preto com o teto e retrovisores em vermelho. Achei demais.

MINI PRETO E VEMELHO

Lembro-me como se fosse hoje o momento em que acordei na manhã seguinte com a imagem do 147 na cabeça. Por que não fazer um pocket rocket nacional com o 147? Cheguei no trabalho uns minutos antes e comecei a buscar no Google algumas imagens para ter ideia de um projeto legal pra um 147. Encontrei o Fiat 500 Abarth e foi paixão à primeira vista pelos grafismos e pelo interior em preto e vermelho como o do Mini. Busquei conhecer um pouco mais sobre a linha Abarth e decidi que iria montar um 147 Abarth.

fiat500abarth-31

Bom, projeto definido, mas como vou fazer? De volta ao Google para ver se tem mais algum louco, digo, apaixonado pelo 147 que já ousou fazer algo parecido. Não deu outra: um 147 Racing Abarth branco chamado de “Formiga”. Passei o dia trabalhando mas com a cabeça no projeto, fazendo contas e vendo se daria pra comprar, reformar e etc.

MG_3426

Comecei a busca no Mercado Livre e Olx a fim de achar o modelo 1976 a 1979, com a frente alta. Já nessa época era difícil encontrar o carro e quando o encontrava ele estava impecável e custando caro, ou estava barato e em péssimo estado. Sem dinheiro na época mas com vontade de ter a “caixinha de fósforo”, optei pelo mais barato e fui buscá-lo em Curitiba (PR). No anúncio constava: “motor 1300 recém feito e usado somente por quatro meses, latas para reforma como caixas de ar e assoalhos, todas as peças de acabamento em bom estado, e as famosas rodas cruz de malta”.

O carro chegou em Santo André (SP) onde moro depois de três dias. No dia eu pensei que a parte mais difícil, que é conseguir o 147, já havia sido resolvida. Vocês não sabem como eu estava enganado!

No mesmo dia já tirei tudo que estava desmontado e guardei no porão da República onde moro, e com ajuda dos meus amigos coloquei o carro no fundo da casa onde ele ficou por dois anos. Ele só saía de lá nos dias de festa — não para andar, mas por que ele atrapalharia o andamento da bagunça.

147 chegada

Chegada do 147 em Santo André. Desse só sobraram as peças móveis

Ele ficou todo esse tempo parado pois nenhum funileiro se arriscou a pegar a bucha. Cheguei a pensar em desistir, a vontade de ter um”Fiatinho” era grande mas ninguém me encorajava. Até que a Camila, minha atual namorada que também tem ferrugem no sangue, me deu um empurrãozinho e voltei às buscas. Encontrei um 147 em bom estado e sem motor do Daniel, que tem um 147 tatuado em sua pele. Bingo! Como eu já tinha o motor 1300 no porão, só faltava um carro inteiro para ele carro. Como é comum com esses carros antigos e baratos, ele tinha documentos atrasados e era preciso fazer dupla transferência, mas lá fui eu me meter no meio das ferrugens de novo.

 

Dia D – O resgate

Atualmente o Baratinha, nome do meu 147, está na fase inicial de restauração. Espero ansiosamente que a funilaria e pintura fiquem prontas até dezembro, para que no início de janeiro eu possa passar aos próximos passos.

image (2)

Meu “Baratinha”, que já está fazendo aniversário na funilaria

Também para entrar no clima FlatOut, mandei fazer uns adesivos com o número 27 (nº do Baratinha no Project Cars).

image (3)

Depois que a funilaria ficar pronta, os próximos passos serão: colocação do motor, preparação da suspensão, upgrade nos freios, reparo da parte elétrica, preparação do motor (provavelmente levemente aspirada) e, por último, a tapeçaria. O objetivo é transformar o “Baratinha” num modelo Abarth, inspirado no “Formiga”, para que ele seja meu brinquedo dos finais de semana, de trackdays e para mostrar o que se pode fazer com o pequeno notável.

Abertura

Fiz uma projeção simples para ilustrar como pretendo deixá-lo ao final

Ah, a frase “Nada vale mais que um sonho satisfeito” é minha inspiração para nunca desistir dos meus sonhos. Espero que acompanhem e me ajudem nessa saga, até os próximos posts!

Por Guilherme Rodrigues, Project Cars #27

0pcdisclaimer2

  • Raphael Zanetti

    Que seu projeto seja vindouro! Sempre tive vontade de fazer um 147 ou um Lada, mas me falta a coragem financeira, a coragem do tempo, a coragem do espaço… ou seja: falta vergonha na cara! kkkk

    EDIT: se serve de inspiração, confira: http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-583673285-carro-de-competico-carro-corrida-fiat-147-carro-antigo-_JM

    Abraços!

    • Perna Rodrigues

      Opá, já vi esse 147 pra vender… totalmente preparado pra pista.

      Nice!

      Valeu pela força Raphael!

  • Brazooka

    Grande Camila!!!
    É difícil encontrar uma companheira de loucuras!
    Deste sorte, Guilherme!

    OBS: Muito show o adesivo! 😀 E o projeto! Taca-le um motor de moto no 147!!! Um motor de Hayabusa!!! 😀

  • Alvaretts

    Dica pra vida:
    Uma companheira gearhead é pra melhorar sua vida em 110% !!!
    Segure!

    • thiago de paula

      Ia responder a mesma coisa!!! Essa é pra ficar pra sempre!

    • Thiago CV

      Exato! Como diria Martinho da Vila:

      “Segure tudo que for conquistado
      Segure tudo que não for de mais
      Segure o braço do seu namorado
      Segure a menina rapaz…”

    • RaphaelXocaravan19784100

      verdade, minha esposa que me deu a caravan. rs
      5 anos com ela’marina, de muitos

  • Dieki

    O motor pode ser um maiorzinho, tipo a receita hermana de usar o motor do Tempra, fica show! Mas, boa sorte na empreitada. Na garagem do Bellote rolou um 147 bonitão. Deu até vontade.

  • Cello

    Só ta o bagaço hein, boa sorte aí.

  • Matheus Utzig

    Mas bah! Esse aí se empolgou no projeto! hahaha http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2014/10/image-3-620×465.jpeg Parabéns, vai ser sucesso! E o que é esse Abarth ali ? bainnnnnn http://www.dkc.com.br/beta/wp-content/uploads/MG_3365.jpg

  • Geraldo Camara

    ai sim, mais um projeto Abarth, to gostando. Boa sorte no projeto, aqui quase todos sabemos que virá momentos difíceis, mas sem isso fica sem graça 😀

  • Que massa ter uma namorada parceria assim. Minha namorada só reconhece carro pela cor.

    • AstolphoGM6

      “Tinha um Mercedes exposto no Shopping hoje…”
      “Serio? Qual?”
      “Era um branco…”
      “=|”

      hauahahauahaua

      Diálogo entre eu e minha namorada um tempo atras… ai fui no tal Shopping, e descobri que o “Mercedes Branco” era um BMW Z4!

      hauahauhauahuah

      • CorsarioViajante

        Passei por algo similar:
        “Vi um carro bonito hoje”…
        “COmo era?”
        “Com bumbum”
        “Ahhh sedã vc quer dizer?”
        “Isso, e conversível”…
        “Nossa, conversível?”
        “È, com a janela no teto, chama conversível né?”
        —Facepalm

        • AstolphoGM6

          hauahauhauah bem no estilo das coisas que meu Amor fala… kkkkk

          Bem, oq ela não tem de Gearhead, tem de parceira em TODAS as situações… por isso a perdoo! =D kkkk

          • TwinSpark

            tem que ser MUITO parceira para aturar o cara “alisando” o carro o domingo inteiro e esquecê-la na casa da mçae

          • AstolphoGM6

            Ah com um cara assim ela não teria saco não kkkkkk eu não sou muito de alisar carro, acho que por isso ela aceita bem minhas doideiras e a gente se dá bem! kkkkk

          • CorsarioViajante

            Sim, a minha tbm é assim… Ainda bem! rs

        • Jwoll

          Minha ex dizia “lambosgini”
          kkkkkkk, mas éra boa, meiburrinha mas
          davaprogasto, tipo gasolina ruim

          • CorsarioViajante

            putz lambosgini! kkkkkkkkkkkkk adorei, vou adotar!

      • TwinSpark

        e pra nós confundir merça com bimmer é um pecado quase mortal…

        eu nunca decoro placas de carros (nem dos meus!), mas reconheço os carros dos amigos por arranhões, pneus e marcas de uso em geral. E sempre que um carro passa na minha pouco movimentada rua tento descobrir qual é o modelo. O nível de confiança é maior que o dessas pesquisas eleitorais.

        P.S.: preciso de algum tratamento

        • AstolphoGM6

          hauhaauhauha Precisa não, se vc falar essas coisas só por aqui ta de boa… kkkkk

    • Diego

      A minha não percebeu quando eu mudei de carro.
      E ainda disse “Mas eles são da mesma cor, como eu ia perceber”?
      Isso que fui de um Bora para um Astra.

    • valvalsep

      Eu tô doutrinando a minha, já melhorou bastante.
      No começo, qualquer carro era carro.
      Chevette, Monza e Opala eram iguais.
      Agora ela já reconhece alguns, já explico um pouco de mecânica.
      E ela gosta, ou finge bem

    • TwinSpark

      Toda vez que passo por um Cruze digo à minha esposa que um dia comprarei um. E toda vez (desde que lançaram o carro) ela pergunta “que carro é esse?”

    • Já disse aqui algumas vezes, mas a minha nem sabia o que era um Peugeot. Só sabe que o Ka é o Ka porque é apaixonada nele. O meu 207 ela só sabe que é o meu por causa dos apetrechos que eu coloquei e porque é vermelho iuahiashidhasiu

      • Tenho um camarada que tem um Soleil 2001, prata e quatro portas.
        Meu filho de 3 anos sabe qual o meu e qual o do “tio Ewerton”, e minha patroa não… 😛 kkkkkkkk

    • Diego

      Quer matar uma mulher? Peça para ela diferenciar carros antigos.
      Eu gosto da cara quando vem a tipica pergunta “Ué, maaaas não é igual?”

      • CorsarioViajante

        No caso, carros antigos = desde 2012… rs

    • Douglas Duarte da Silva

      A minha patroa até entende um pouco de carros…muito graças a mim…e tbm é parceira…mas ela quer um SUV…e vive me perguntando quando a VW vai lançar o Taigun pq ela quer um…

  • Ricardo Pires

    Parabéns pelo 147…eu tenho uma picape city 87 que tá na fase final de funilaria

  • João Batista R. P. Junior

    “Ele só saía de lá nos dias de festa — não para andar, mas por que ele atrapalharia o andamento da bagunça.” kkkkkkkkk
    Éssa foi demais!

    • Perna Rodrigues

      hahahhaaha
      Não tem como fazer uma festa com 350 pessoas em casa com a carcaça atrapalhando o movimento hahaha

  • João Batista R. P. Junior

    Parabéns…. O projeto é no minimo cativante como poucos vistos aqui. Eu tb sou fã desses Pocket Rocket’s.

  • Barba

    Uhul

  • FerSaccon

    Só eu que não entendi a relação entre o 147 vermelho, preto e o azul?
    Tácalhe um Etorq 1.6 16v nesse carrin, Marco véi. Vai no leilão e compra uma sucata inteira, como essa aqui: http://www.sodresantoro.com.br/veiculo/v_pop_detalhes.php?id=805310#

    Dá pra aproveitar motor, câmbio e chicotes e ainda fazer dinheiro com as peças que não irá utilizar (como os airbags). Aí em Sampa, não sei se essa sucata vai chegar a R$ 4K (há outras opções no site).

    • Pelo que eu entendi, o vermelho foi o que ele comprou primeiro, tirou o motor e tudo que podia aproveitar, depois se livrou dele porque ninguém queria mexer, e depois achou o preto inteiro, mas sem motor. O azul eu acho que entrou de gaiato na foto =D

    • Perna Rodrigues

      Exatamente o que o Duzinha falou, o vermelho foi o que busquei no paraná, tirei todas as peças e vou usar no “Preto” que na verdade é um azul marinho… o azul claro é de um amigo que está internado tb… e é esse azul que está atrasando a minha funilaria! rsrs

    • Perna Rodrigues

      Curti a ideia do E-torq … preciso tirar medidas pra ver se cabe dentro do cofre.
      Vlw

      • FerSaccon

        Se tiver interesse no E-torq, como eu disse, vá no leilão e procure sucatas com esse motor em que o cofre ficou intacto. Dá pra acompanhar o preço pelo próprio site do leiloeiro. Vi no ML e pedem mais de 3K por um motor parcial 1.6, precisando ainda do câmbio e parte elétrica, enquanto da sucata você pode praticamente fazer um transplante de tudo o que precisar. Dependendo, já instala direção hidráulica e o ar condicionado junto. É o que eu faria (e ainda farei, no meu futuro project car). Abs

        • Perna Rodrigues

          Sim, compensa muito!

          Vlw a dica Fer!

  • João Alberto Ermel

    Minha situação ha 3 meses atras!
    1 – Eu trocava meu Palio 1.8R (tinha um kit turbo ja comprado mas não instalado)
    por um Gol G6 1.0 e comprava um 147.
    2 – Enfiava o pé na jaca e turbinava o Palio mesmo!
    Final da historia eu turbinei o Palio e não me arrependo! Mas 2015 é a vez do 147!
    Já tenho planilha com custos, fotos de como quero cada detalhe do carro!

    Seguem os videos palio…
    https://www.youtube.com/watch?v=BMmccNNJcrg
    https://www.youtube.com/watch?v=yjgr3Yx4Of8

    • Perna Rodrigues

      Agora é dar uma pausa no teu Pálio que tá fodástico, e enfiar o pé num 147!!

      abs

  • Guilherme70s

    Parabéns pelo empenho. O 147 é extremamente carismático, ver um íntegro na rua deixa qualquer um com um sorriso no rosto… Estaremos aguardando novidades.

  • Leonardo Mendes

    Esse 147 Abarth branco foi, durante muito tempo, a foto de capa no meu Facebook.

    • Perna Rodrigues

      e meu fundo de tela hahaha

  • Angelo_Jr

    Sério, editores do Flatout, um adesivo com o número do PC na mesma qualidade dos que vcs mandaram pro doadores, pra quem encerrar o seu PC.

    E no mais, #TorceoCabo

    • lfa9000v10

      Não quero ser ignorante, mas o que significa #torceocabo

      • Angelo_Jr

        É uma iniciativa que eu criei pra galera que curte motos ter um pouco mais de espaço aqui no Flatout, além das notícias casuais. Algo como uma coluna semanal já me faria parar de encher o saco hehehehe. É que torcer o cabo é um equivalente motociclistico a pé na tábua.

        • lfa9000v10

          Muito obrigado pela explicação .

        • Douglas Duarte da Silva

          Apesar de eu não ter moto…eu apoio, Tamo junto saporra

    • Perna Rodrigues

      Também acho válido isso!

  • Doge

    1300 é o Fiasa ?

    • AstolphoGM6

      Isso mesmo Doge, o 147 só saiu com motor Fias, do 1050cc ao 1500cc…

      • Doge

        Existiu algum Sevel que não fosse o 1.6 ?

        • AstolphoGM6

          Tem sim, no Brasil tinha o 1.5 e o 1.4, esse só no Uno Turbo I.E.

          • sou vamos dizer ”uneiro” e nao sabia que o motor do UT era sevel

          • AstolphoGM6

            Pior (ou melhor?? kkkk) que é cara… só não lembro se oq muda dele pro 1.6 é o curso do Vira, ou diâmetro dos pistões, ou ambos! kkkkkk
            O motor 1.6 16v do Brava e o 1.9 16v do Línea, são baseados no Sevel e intercambiam muitas peças com ele!!!

            Eu sou GM Guy kkkkkk mas curto Muito Uno, tenho vontade de montar um!!

          • kkkk voce acabou de me dar uma mega solução
            eu to montando um supercharger m24 no meu sevel com 0.4 apenas
            e queria por um ar condicionado nele entao o do UT vai servir *-*

          • AstolphoGM6

            Deve servir sim cara, tenta se informar no forum do clube do Uno, sempre tem umas parada dahora lá!

          • Jwoll

            depois posta a solução aqui!

            Tem ar/dh?

          • não , sem ar/dh , montar o charger e mole so ligar direto no vira , mais por ar que vai complicar rs

          • Jwoll

            nem o turbo to me acertando pra deixar o ar/dh

          • que carro voce tem ?

          • Jwoll

            O mesmo que o seu =) ano 09, ar/dh, exatamente como o da segunda foto.

            Esse é o problema de fazer em casa… as vezes faz falta o curso de mecânica, mas um dia termino!

            http://www.fastdriver.com.br/fotos/2009/960_640/fire_4-p_0004_960_640.jpg

            http://static.salaodocarro.com.br/_upload/carros/2014/07/16/fiat-uno-mille-fire-economy-10-flex-4p-2009-vermelho-53c6a08f1a079.jpg

          • ah sim oque tenho é um 1.6r 91 com motor argentino rs mais os dois nao deixa de ser uno mais o meu so tem AC mais tou pra pegar DH de outro uno por isso estou na duvida =/ mais fazerm em casa sempre e bom cara vale muito a pena o lance e ter tempo … o meu problema e que tenho uma braço ”ruim” e na oda pra fazer tudo rs mais vai em frente cara qualquer coisa cola ai rs

          • Jwoll

            até onde sei a dh do mille 09 serve no seu, e serve no celta tbm, tem kit pronto por 1000 reais sem as barras, no caso de direção eu iria em um bom mecanico, isso se você não for.

          • e eu creio que tanto o vira quanto o pistão e modificado para o 1.6

          • AstolphoGM6

            Bem provável que seja os dois mesmo…

        • Thiago Moreno

          Na Argentina tinha o Spazio Sorpaso, vinha com o Sevel

          • Jwoll

            O Spazio Soropaso é 1300

          • Thiago Moreno

            É? Então falei merda hahaha
            Beelza. Valeu

          • Perna Rodrigues

            na vdd eles fazem como aqui, tira o 1300 e coloca um sevel!

  • Fabian

    Uma dúvida,

    Essa tala larga com pneu bem mais fino, como nesse 147 branco, tem algum efeito prático ou é só estético.

    • Perna Rodrigues

      Creio que seja só estético… estou atrás do antigo dono do formiga pra ver essas e muitas outras coisas.

      Vlw

  • Drift UndergroundBr

    NOTA OFICIAL – CBA SE DISPÕE A DISCUTIR O TEMA “TRACK DAY”

    Como consequência das centenas de ligações e mensagens que a Crazy for Auto vem recebendo de seus clientes nos últimos dias acerca da publicação recente da CBA sobre Track Days, vimos através do presente informá-los de que, nos últimos dias, este organizador vem, incansavelmente, trabalhando para dirimir essa questão. Foram realizadas de inúmeras conversas com os diversos organizadores de Track Day Brasil a fora, bem como foram trocados vários e-mails com a Diretoria da CBA sobre este assunto.

    Todavia, na data de hoje (17/10/14) a Crazy for Auto, representada pelo piloto José Santiago, não somente na qualidade piloto federado à CBA, SCCA e NASCAR, mas também na qualidade de instrutor e frequentador assíduos de Track Day, logrou se reunir, no Kartódromo da Granja Viana, com o Presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA, Sr. Waldner Bernardo de Oliveira para conversar sobre o tema a pedido do próprio Presidente da Comissão.

    Entre outros aspectos foi discutido a nova regulamentação publicada pela CBA em seu website que irá, literalmente, inviabilizar a atividade de Track Day de todos os Organizadores do Brasil, caso a mesma seja implementada da maneira como foi publicada.

    Mais conhecido como Dadai, o Presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA, se colocou a disposição dos Organizadores para discutir o tema. O Presidente da Comissão forneceu seu e-mail e pediu para que este organizador submeta uma pauta conjunta de colocações e reivindicações que serão submetidas pelas próprias mãos do Presidente da Comissão à Diretoria da CBA com objetivo de que esse tema seja reapreciado e regulamentado pela Confederação.

    Neste sentido, será produzido ainda nesta semana, em conjunto com outros organizadores, um Manifesto e um Abaixo-Assinado no formato escrito e não no formato eletrônico, a fim de que não haja ilações de assinaturas eletrônicas forjadas, para que a nossa posição contrária a esta normatização seja apreciada e ressubmetida ao crivo da CBA. Sugestóes de organizadores, imprensa especializada e frequentadores podem ser enviadas para [email protected].

    Portanto pessoal é fundamental, que, neste momento todos nós possamos contar com a presença de vocês (mesmo para aqueles que não forem para acelerar seus carros) ao evento do Flying Lap (nosso primeiro evento após a publicação da CBA) no dia 25/10/14 em Registro/SP, a fim de que possamos juntos reunir o maior número de assinaturas possíveis.

    Já a partir de segunda-feira, dia 20/10/14 o abaixo-assinado estará a disposição de todos que queiram assiná-lo na cidade de São Paulo, depois do horário comercial, entre as 17hs e as 19hs na Oficina Way Motorsports sito a Rua Itaqueri, n.1268.

    Contamos com vocês!

  • Gabriel Mendonça

    Está de parabéns pelo projeto, gosto de coisas assim. Pena que o 147 não tem itens de conforto que valorizo. Ficar 2 anos com um carro na garagem deve resultar em muita falação na cabeça HAHAHAHA

    • Perna Rodrigues

      Gabriel, vc não faz ideia no quanto os moleques da minha república me enchiam hahahahhha Só dava trabalho pra eles… pois minha garagem é de subida pra ajudar as coisas hahahaha

      Depois comecei a puxar com a pickup… ai resolveu um pouco!

  • RodaPresa

    Gostei muito desse adesivo especial que você fez para o seu PC! Pela sua projeção realmente o carro vai ficar muito bonito quando pronto. Estou criando coragem para ver se começo um PC também, mas ainda nem tenho certeza qual carro é o melhor para mim. Estou pensando e um com motor 4 ou 6 cc turbo, AWD, MT como o 3000 GT ou o Impreza.

    • Douglas Duarte da Silva

      Impreza sem dúvidas hahahhahhaha…brincadeira mas qualquer um dos 2 vai ser lindo

      • RodaPresa

        rs por enquanto estou só na fase conceitual da coisa, mas veremos daqui um tempo. Outro sonho de PC que tenho é uma Maserati 3200 GT com aquelas lindas (minha opinião) lanternas bumerangue.

    • Perna Rodrigues

      RodaPresa, se ficar postergando, nunca sai! rsrs
      Depois desse, vou montar um outro 147 Martini Racing ou um opala/kombi/fusca ahhahaha

      Mas obrigado pelo elogio! com certeza vai ficar muito bonito… não vejo a hora!

      abs

      • RodaPresa

        To ligado, já faz um tempo que estou juntando grana para pegar um carro legal, estou quase lá. Eu tinha um Eclipse GST 1gb que dei PT uns meses atrás, vendi pro meu irmão e agora estou procurando um substituto.
        Boa sorte e aguardo o próximo post!

        • Perna Rodrigues

          Poootz… que pena!

          mas vamo que vamo!

          vlw!

          abs

  • Thiago CV

    O primeiro carro que dirigi aos 10 anos de idade foi um 147, mas com aquela seta bicolor…

    Boas lembranças desse pequeno brinquedo, que pra mim, foi um literalmente! Era um bom carro pela minhas lembranças!

  • AstolphoGM6

    Quanto a preparação mecânica, vai de Fiasa mesmo??

    Eu particularmente iria de Sevel ou o 2.0 do Tempra… porém, um Fiasa 1.5 bem preparado, como os da Classic Cup, rende legal e fica cheio de personalidade, já que foge do senso comum!!

    Ps: Puta ideia FODA do adesivo com o Nº do carro no PC!!

    • Thiago Moreno

      Bem legal o adesivo, acho que o Flatout poderia se engajar nisso e fornecer esse item para os PCs ativos. Quanto à preparação, SEVEL manolo!

      • AstolphoGM6

        Podia mesmo, ideia muita bacana do Guilherme!

        Eu sou fã de Sevel, um Milinove 8v com Dupla Weber 40 Like a Hermanos é coisa linda…
        Porém, acho que se fosse para ter o trabalho de fazer o Swap, já Chutava o balde e mandava o 2.0 do Tempra p dentro do Cofre… rola um Livro com vários macetes desse motor, que também era usada pela Lancia, mas já cansei de procurar na internet e não encontro!!

        • TwinSpark

          será que o 2.0 não pesa bem mais que o 1.5?

          • AstolphoGM6

            Provavelmente é mais pesado sim… nesse caso valia a pena uma boa reestruturação e redistribuição de peso no carrinho… coisas que são custosas e levam tempo, mas como ele já ta desmontado, e a proposta é de brinquedo pra track days, me parece valer a pena…

          • Thiago Moreno

            É você teria que reforçar todo o cofre do motor e dimensionar o câmbio

          • AstolphoGM6

            Ia dar um trabalhinho, os projetos com Sevel são mais comuns e tal… mas ia ficar Maneiro demais!!! *-* kkkkk

          • João Alberto Ermel

            O roll cage logo vai ser feito e vai amarrar o carro no cofre nas duas torres e uma barra na frente. Agora esta na pintura e o motor é o da fiat Lancia mesmo, tinha esquecido de falar, ele trocou a turbina por uma nova que é maior também. O carro vai ficar muito afude, escapamento todo em inox de 3″ também. Assim que tiver mais fotos eu posto aqui.

          • AstolphoGM6

            Ta bem no estilo daquele Uno que o cara herdou da mãe dele… o carro tem muitos painéis em fibra de carbono e tal… ta Chic demais!!

            http://rafa4fun.blogspot.com.br/2014/06/fiat-uno-21-16v-turbo-carbon.html

          • KzR

            Jalopnik-BR seção do Rafa4Fun feelings…

          • AstolphoGM6

            Curto muito os textos do Rafa mano!! kkkk

          • KzR

            Dessa forma dá para usar o motor mais pesado sem problemas. Suponho que haverá redistribuição de massas.

        • Guest

          Projeto do meu amigo!
          Uno 1.5R motor de Tempra 2.0 turbo!
          Pro tune 440 + Roll cage e interior depenado para o dia-a-dia!

        • João Alberto Ermel

          Projeto do meu amigo!

          Uno 1.5R motor de Tempra 2.0 turbo!

          Pro tune 440 + Roll cage e interior depenado para o dia-a-dia!

          • AstolphoGM6

            Mano que projeto FODA!!!

            E a Protune… nem falo nada, se fosse montar um injetado, é nela que eu ia!

            A uns dois meses atras, estava negociando um 1.5R 1988 Preto com um cara, já tava pensando num 2.0 16v (aumentado p 2.1 hehehe) no cofre dele, com ITB de moto e PR440… mas o cara vendeu o carro antes de eu conseguir ir vê-lo… =/

          • João Alberto Ermel

            A ideia dele depois é voltar para o Sevel 1.9 Turbo.
            O bicho é louco! Eles fizeram um Dodge de 700cv com uma Protune e o carro faz 9km/l no alcool.
            Pensa numa coisa boa! Alem de todo tipo de acerto que tem, ganho de cavalaria, consegue uma economia absurda!
            Abaixo o link da entrevista do Dodge.
            https://www.youtube.com/watch?v=dK4OHjwMIAc

          • AstolphoGM6

            Magica cara… magica Pura!!

            Quando vc ia imaginar um V8 com compressor e 700cv com essa autonomia??

            Vivo pensando, se um dia montar um injetado, vai ser de Protune!

          • AstolphoGM6

            Magica cara… magica Pura!!

            Quando vc ia imaginar um V8 com compressor e 700cv com essa autonomia??

            Vivo pensando, se um dia montar um injetado, vai ser de Protune!

          • João Alberto Ermel

            Só mais uma pornografia pra quem gosta de V8 raro!
            Pontiac GTO com motor de dragster! Somente este e mais um outro no PR no brasil (deste ano).

          • AstolphoGM6

            Doidera o GTO!

          • AstolphoGM6

            Doidera o GTO!

          • Jwoll

            queria ver isso roncando! esse coletor é aquele montado com molas? isso ai é meio “Apaizanado” kkkk!

          • KzR

            Boa sacada. Cofre de uno abriga bem o ACT 2.0.
            Vai ficar show!

        • Jwoll
          • AstolphoGM6

            Os dois Sevel estão bem “A Argentina” mesmo… certeza que são de lá…

            Já essa lindeza da 3ª foto é aquele Ford 2.4 com Cabeçote Warrior de um Escorte Irlandês que Faz o Diabo nos Hill Climb de lá né kkkkkkk Como eu queria um Chevette para fazer algo parecido…

            http://img.photobucket.com/albums/v405/jacktopi/engine-1.jpg

          • Jwoll

            Eu sei, mas não pude deixar de mostrar esse warrior! é muito carporn esse cofre! Vi um Zetec assim…

          • AstolphoGM6

            Esse é mano, ta Loco!!
            Pornografia visual e sonora, pq esse bicho é ação é coisa de outro mundo! kkkkkk

          • Jwoll

            Aos que não conhecem o RS a gente vê muito esses Apaisanados na fronteira, apaisanado significa filho de pai brasileiro e mãe argentina, essa mistura louca da isso que vocês vem, já vi um chevette e um opala assim ali nas bandas de três passos/rs assim como motos, o pessoal ali gosta mesmo disso!

            Segue foto de umas motos que meu tio faz em casa pra correr, e essas ai são pra rapaziada ele quase nem ganha nada com isso.

          • AstolphoGM6

            Só tem Maluco por estas bandas!! kkkkk

          • Jwoll

            Sou de lá, sei como é, te digo: É um povo que curte uma caranga, meu tio (esse das motos) me inferniza pra pintar o mille de rosso corsa metalico, com os frisos e as rodas branco perolado, inclusive espelhos, exeção é as maçanetas que por ele seriam vermelho, esse verona do fundo ele que pintou, levou 3 semanas, pintou na madrugada tomando café, fumando pra caralho e ouvindo rock. com uma tinta que ele misturou na hora, eu vi de perto, tava lixando parelho naquela noite!

            Essas são minhas férias!

          • AstolphoGM6

            hauhauaha que Tio Dahora mano!!

            Em questões automotivas, sou completamente só na minha família, e com a maioria dos meus amigos também!

          • KzR

            Ainda bem que postou! Hehehe

          • KzR

            Astolpho, respeite o horário de postar indecências! kkkkkk
            Este cofre está muito porn! Babei aqui! kkkkkkkkkk

            Sua memória está mesmo afiada, hein? Nem lembrava desse Escort mk2

          • AstolphoGM6

            Mas eu postei depois das 22:00 mano!!! hauahuahau

            E tem como esquecer um cofre desses?? Ta loco, maravilhoso aquele Escort!

          • KzR

            Esse motor e o comment do Astolpho só fizeram re-acender a centelha da loucura pelo Escort RWD.

            Obrigado por lembrar, rsrsrs

          • Jwoll

            Isso ronca como se não houvesse amanhã!

      • Perna Rodrigues

        vlw galera!!

      • Perna Rodrigues
    • Perna Rodrigues
      • AstolphoGM6

        Opa, lido e comentado lá, valeu mano! =D

  • Adilson Pedro Scheid

    Gostei da personalização. Mas tem que ter muita CORAGEM pra fazer um 147. Se fosse do meu gosto, eu procuraria um com a carroceria mais íntegra possível, mesmo com alguns pontos de corrosão, pra não ter que mecher muito na estrutura (frágil) do carrinho.

    • Perna Rodrigues

      por isso desisti do vermelho e achei o azul/preto que está muito inteiro!

      vlw

  • Lucas Gusi

    3 anos de atraso por causa de funileiros… PQP!!!
    Está mais fácil virar um funileiro do que achar um que trabalhe com os antigos.
    Boa sorte e muita diversão com o carrinho!

    • Rafael Zanetin

      Vivo da mesma situação Lucas…. 5 anos e não termino a maldita funilaria por causa dos MALDITOS funileiros pé de chinelo….

    • Perna Rodrigues

      hahahahahaha

      EXATO!!!

      mas graças a um camarada do 147 azul claro, cheguei no Seu Cláudio, mas o tenso que o carro não sai de lá! hahahaha

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Parte pra ignitionrância e põe um Tjet pra lançar esse cubinho italiano.

  • TwinSpark

    Acho que a parte que merece mais atenção é a suspensão.

    • Perna Rodrigues

      vai ser toda refeita!

      vlw!

      • TwinSpark

        o kit do Uno pode ser adaptado?

  • ovelho306

    tô COLADO no seu P.C. mermão!

    SUCESSO!!

    • Perna Rodrigues

      vlw

  • VanKindenser

    Ai fera, me disseram que o motor do Tempra cabe no cofre do 147; me disseram…

  • Carlos Bauermann

    Bahhhhh…. aquele branco “Abarth” da foto estava pra vender há uns dois anos na Perimetral em POA… Namorei ele pelo portão várias vezes!!!!!

    • João Alberto Ermel

      Ele foi vendido por R$18.000,00, fui a fundo atras do carro e consegui o telefone do amigo do dono que levou o carro para fazer as fotos e o numero da loja… Hoje ele esta em Bage!
      O carro estava com o motor 1050 original.

    • Wesley Silva da Rosa

      Namorei muito ele também na revenda, sempre parava lá pra ver ele eahsuheaush

    • Perna Rodrigues

      E eu namorei ele pelas fotos hahaha

  • Marcus Vinícius Alves Augusto

    Esse vai sair no capricho, boa sorte mano acompanhando à lá Big Brodi hahahahaha

    • Perna Rodrigues

      farei com o maior capricho possível!

      vlw

  • Vai de sevel cara … eu tenho e posso te dizer que melhor nao ha rs ou pega um motor de UT 1.4 e acabou ( com sevel tanto turbo quanto supercharger fica bom)

  • Leandro Guarilha

    Ficou muito boa a sua projeção de como o carro vai ficar, não pelo apelo gráfico em sí, mas pela motivação. Só faltou mostrar o sorriso do feliz proprietário.

    • Perna Rodrigues

      Vlw Leandro!

      aparecerei nos próximos posts!

      abs

  • Parabéns pelo 147 é provável que seja um Sevel instalado aí. hehehe e tem um artigo do Fiat 147 no meu blog.

  • Marcelo Henrique

    Sevel cabe sem problemas, inclusive tem o raro 147 Sorpasso na Argentina que foi equipado com o antigo sevel 1.3 litro e rendia 90cv.
    http://www.fiat147web.com.ar/Fotos/Fiat147/Fiat147grandes/n3.jpg

    O 1.6 16v do Brava/Palio é um pouco mais largo mas acredito que não atrapalhar na manutenção.
    O 2.0 ACT do Tempra também encaixa, mas a manutenção fica um pouco chata pelo espaço.
    O Tjet é um motor moderno e que provavelmente você vai encontrar mais peças no mercado por um bom tempo. Só que a posição original da turbina precisa ser mudada pois se no Punto já é difícil trocar o filtro de óleo, no Uno quadrado precisa colocar o eletro-ventilador na frente da colmeia do radiador (tipo o peugeot 206) imagina no 147.

    • KzR

      Motor T-jet só sendo de sucata… mas ficaria top.
      O Sevel estaria de bom tamanho. E os hermanos ainda o mexem para colocá-lo para girar a 10.000 rpm. Fica o capeta!

  • Eduardo Yamane

    Meu vizinho!

    Esse adesivo ficou foda!

    Sou doido pra ter um 147, pena não ter mais espaço na garagem.

    • Perna Rodrigues

      Vlw Edu!

      Então logo logo vc verá o Baratinha andando por aqui!

  • GabrielF100

    Uma idéia que já tive foi de pegar uma 14 Pickup e deixá-la um pouco na linha stanced. Deve-se por um adesivo “proibido para maiores de 1,8 metro”

    • Douglas Duarte da Silva

      Gostei da idéia…

    • Perna Rodrigues

      e eu que tenho 1,90? hahhaha Sentarei no banco de trás!

  • Bruno Montagnolli

    parabens, tambem gosto muito do 147, tenho sonho de ter 1 um dia,

    • Perna Rodrigues

      vai fundo!!!

      vlw

  • Felipe Wielewski

    Cara, que bacana…

    Se quiser umas idéias ou até algum direcionamento, tem um gear head amigo meu que tem ferrugem no sangue e é viciado, louco e apaixonado por 147.

    Acho que vc pode pegar umas dicas com ele.

    Essa é a comunidade que ele fez no Facebook: https://www.facebook.com/groups/eutenhoumfiat147/?fref=ts

    Ele sabe exatamente como um Abarth deve ser.
    Abraks

    • Perna Rodrigues

      Opá! vlw!

      Seu amigo é o Jorge??

      abs

  • Projeto muito legal Guilherme. Gostei também da sacada do adesivo do FlatOut!

    Abraços.
    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com
    Project Car #28

    • Perna Rodrigues

      Vlw Reinaldo!!

      Ah, e seu Dodge… sem comentários!!! Sonho de consumo! muito lindo! Parabéns!

      abs

  • ThePulcides

    147 é massa! Boa sorte com seu projeto!
    Meu Tio tem um 147 e um motor 1.4T de uno turbo guardados em casa, faz horas que canto ele pra me vender, doar, arrendar, emprestar qualquer um dos dois mas o bicho não sai da moita…
    Seu Julio, meu vizinho, tem um caixotinho desses com motor e caixa de fiorino 1.5 injetado e o visual bem original e discreto, diz ele que dá muita canseira em carros maiores…

    • Flavio Costa

      O que ele fez com o carro ?

      • ThePulcides

        O carro ainda esta na casa dele, a última vez que vi (semana passada) estava com interior desmontado, mecânica original no lugar e com massa (já lixada) recobrindo todas as imperfeições da lata do caixotinho… Já fazem uns 3 ou 4 anos que ele vai mexendo de pouquinho no 147. O motor ele achou numa oficina de um conhecido, estava com a flauta de injeção derretida e a turbina travada por conta de um incêndio que acometeu o carro doador, ele encomendou o que faltava tempos atrás, não sei se já conseguiu recondicionar a fera…

    • Perna Rodrigues

      aparece com a grana que seu tio vende!!

      vlw

    • Perna Rodrigues

      aparece com a grana que seu tio vende!!

      vlw

      • ThePulcides

        Tio Tico é um acumulador de carros! rsrs É ruim dele se desfazer do vermelhinho! Pra você ter uma ideia meu irmão ofereceu 8 mil no carrinho ainda por reformar e ele disse não… Ele também tem uma Caravan que é outro xodó, não vende de jeito maneira! rsrs
        Força ai com teu projeto! Bota logo esse Abarth pra roncar!

  • Douglas Duarte da Silva

    Belo projeto…parabéns…
    O branco tbm é coisa de loko…
    Mas com o motor do Tjet esse bichinho ia voar…imagina só a cara do pessoal na estrada vendo o 147 sumindo…

    • Perna Rodrigues

      hahaha
      Quero fazer isso!

      vlw

    • Arq Jean Reis

      Rola até aquela piada do 147 sendo puxada por Ferrari e dando luz alta…

  • Elton Nascimento

    Parabéns pelo projeto, sou muito suspeito para falar de Abarth, pois tenho um Punto Evo e estou montando um Kit Abarth no mesmo, pretendo em um futuro próximo ter um 147 para project car também,com 2 bancos apenas,inspirado no Asseto Corse, mais isso é para o futuro, faço parte do Clube Abarth,se lhe interessar me adiciona no facebook “Elton Nascimento” estou de camisa verde e óculos de sol,que conversaremos, estou no aguardo dos próximos capítulos, boa sorte, abraço !

    • Perna Rodrigues

      Vlw Elton… vou te add sim!

      abs

    • Perna Rodrigues

      Elton, me add lá que é mais fácil: Perna Rodrigues

  • Mark Smith

    147 motivos para ter um! Siga sempre em frente!

    • Perna Rodrigues

      vlw pela força

  • André Luiz Panoch

    Estou imaginando esse projeto como motor 2.4 do stilo abarth, o cambio que vem com esse motor é o mesmo do marea turbo, ia ficar muito andador!

  • cleyton faria

    Sou fã do 147, aprendi a dirigir em um.
    que tal um motor sevel aspirado nesse carro? na argentina tem uma grande variedade de preparação para esse motor.
    Boa sorte no projeto

    • Mauricio Faccina

      Motor sevel, cursado pra 1.9, comando decente e outras coisinhas… *-*
      vai tem um belo carro com um motor a altura

  • Guilherme, já conhece a FIAT 147 Brasil irmão? Cola com a gente po! Tem muita gente boa e capaz de te ajudar em qualquer coisa nesse teu projeto.

    https://www.facebook.com/groups/230036010439709/
    https://www.facebook.com/FIAT147Brasil

    Abraço e mergulha de cabeça que o sucesso é certo!

    • Perna Rodrigues

      já participo de todos!!

      mas vlw pela força!!

      • Te achei lá. Dia 30 de Novembro tem Encontro nosso em São Paulo. Colá lá po!

        • Perna Rodrigues

          Com certeza estarei lá com a minha Camila! Parecemos crianças num playground hahhaha

          abs

  • Mauricio Faccina

    Mais um “pescado” pelo formiga! KKKKK
    belo projeto, mas assim que der, abandone esse 1.3. o motor sevel dos uno/tipo 1.6 vai trazer um belo up no carro e na emoção de dirigir

    • Perna Rodrigues

      mais um hahahaha

  • Gabriel França Voitch

    Tenho vontade de pegar um chevettinho bom de lata p fazer um restomod

    • Perna Rodrigues

      Fica só na vontade não!!

  • Fórmula Finesse

    Tenho um amigo com um Fiasa 1.500cm3 turbinado dentro do cofre, e com rodas de Alfa 147. O carro está impecável…

    • KzR

      O que o Bellote testou?

      • Fórmula Finesse

        Não, é um carro aqui do Sul!

        • KzR

          Então são vários 147 usando receita parecida.

          • Marcelo Henrique

            Bem provável, já que o Fiasa é fácil de encontrar e o swap é bem tranquilo sem perder a manutenção.

  • dogmarley

    Conheço o local da foto onde passa o ônibus de fundo, é a avenida da faculdade, no parque das nações; correto ? na frente desse portão tem um sinucão, hahahaha

    • Perna Rodrigues

      exato! hahaha

  • Will Santos

    Belo projeto! Saudades do 147, meu primeiro carro…

  • Rodrigo Sublime

    O “Formiga” é simplesmente foda! está cada vez mais difícil encontrar um 147 ou uno frente antiga em bom estado!

    • Perna Rodrigues

      isso é verdade… tristeza

  • velho do alabama

    Cara, também sou doido no 147 com a frente chata. Começo desse ano, cheguei perto de comprar um pra montar um projetinho parecido. Achei um aqui na minha cidade mesmo, mas ao levar no meu chapeador de confiança pra dar uma olhada no trabalho que viria pela frente, me desanimei bastante, pelo menos por enquanto.

    • Perna Rodrigues

      Eu sei bem com é isso.. mas não desiste não!! abraça um e boa!

  • Diego Pereira

    Vai ficar top hein #147 abarth. O meu tem só o veneno do escorpião, 1.5 aspiradinho

    • Perna Rodrigues

      O veneno entrou msm!

      parabéns pelo 147!

      abs

  • Perna Rodrigues

    Primeiramente quero agradecer a força e o apoio que vocês estão mandando! Obrigado mesmo!

    Segundo, depois desses comentário sobre minha namorada Camila, vai ser difícil colocar ela no chão novamente hahahaha

    Disse que ficou lisonjeada e gostou muito da parte que o Thiago CV disse:

    “Segure tudo que for conquistado
    Segure tudo que não for de mais
    Segure o braço do seu namorado
    Segure a menina rapaz…”

    Agora o que eu vou segurar é o ego da menina! Mas ela é meu apoio fundamental no projeto… e amo essa mulher!

    Sobre o adesivo: Tenho umas ideias meio malucas de vez em sempre, rs … ai surgiu a do adesivo, pra olhar e focar no PC#27! Tá colado na minha Chavosa (Pick-up Corsa), no carro da Camila…

    Se alguém dono de um PC quiser fazer, tá ai o link do arquivo em Photoshop: https://www.dropbox.com/s/wrtnxwxeenotjc5/Adesivo%20FlatOut%20%2327%209×15.psd?dl=0

    Sobre a parte que estou com mais dúvidas… MOTOR!

    Eu tinha um Sevel oriundo de um Fiat Prêmio que vendi pro Renan (Dono do 147 azul claro).
    No presente momento queria mostrar o que é possível fazer com o 1300 sem gastos absurdos, tipo mostrar o que se pode fazer naquele motorzinho.
    Mas, se grana deixar (Tem muita coisa a ser feita e comprada ainda), o possivel swap seria um T-JET ou um E-Torq 16v. Sevel é ótimo, mas vou optar por motores atualizados com maior facilidade para peças e etc.

    Mas ideias são muito bem vindas!

    Tentei responder a todos, mas como tem vários comentários sobre o mesmo assunto, resolvi fazer num bloco só.

    Até mais galera!

    • Jwoll

      Então use um motor etorq, o Tjet é muito caro!

      • Marcelo Henrique

        Um Tjet novo ultrapassa os 20 mil reais, um usado é bem mais barato (de sucata) mas o problema deste motor é que ele tem a turbina muito na frente e o filtro de óleo fica em posição horrível de trocar num Punto/Linea, imagina no Uno e no 147.

        • Jwoll

          Só desmontar a frente, nada demais! KKKKK, por isso acho que o etorq é melhor, fora que ele precisará de um câmbio melhor que o original se quiser andar sem medo de se lascar!

          Eu sei que o tjet é caro, sai algo perto de 25 mil sem sistema de radiação.

      • Perna Rodrigues

        T-jet zero bala custa um carro novo… mas E-torQ tem que ser dos últimos… ouço falar que os primeiros viviam quebrando com 20, 30 mil km.

        Bem provavel que estude colocar um T-jet msm… trocar a posição da turbina, ventilador do radiador… etc.

        Ainda não achei quem tenha feito isso, então vou desbravar com esse motor.

        • Jwoll

          Mostre-nos como então, acompanhando de perto, abraço!

    • AstolphoGM6

      Valeu pelo adesivo mano! kkkkkk

      Segurar o Ego da menina foi foda kkkkk =P

      Quanto ao motor… sabe quanto da p extrair do E-torq?? Acho aquele motor muito estranho, 1 comando e 16v… bem coisa de Fiat, o Tempra tinha 2 comandos e 8v!! kkkkk =P
      Eu iria de T-Jet nesse caso… e se vc conseguir colocar o cambio de 6M do Bravo então, melhor ainda! =D kkkkk

      • Perna Rodrigues

        Será que o câmbio cabe no cofre?? O Sevel no 147 76-79 já da trampo por causa do câmbio.

        • AstolphoGM6

          Putz, ai já não faço a menor ideia cara…

          Como diz um amigo, depois que inventaram a lixadeira e a solda, cabe qualquer coisa em qualquer lugar! hauhauah

          Zuera, não curto trampo feito assim não…

          • Perna Rodrigues

            hahahahahhahaha

            fato, mas, integridade de lata nesses carrinhos vale muito a pena!

            Tem PC colocando v6 da alfa em tempra… o que é um cambio não? rs

          • AstolphoGM6

            Vale mesmo, eu sou bem chato quanto a isso!

            Realmente, perto daquele Tempra, isso ai é bobage! kkkk

      • Perna Rodrigues

        Vou ver o que acho de comparativos dos motores t-jet e e-torq pra ter uma ideia mais clara.
        Fiat é Foda msm! Hahaha

        • AstolphoGM6

          Da uma olhada cara… de repente o E-torq tem um bom potencial inexplorado… aqueles monopostos que o Massa “criou” usavam o E-torq 1.8

  • Marcus Vinicius

    Parabéns pelo sonho e pelo seu carro, tomara que você continue em frente e não desista cara, que Deus te abençoe.

    • Elder Júnio

      Faço de suas as minhas palavras…

      • Perna Rodrigues

        Vlw Elder!

    • Perna Rodrigues

      Obrigado Marcus!

      Amém!

      abs

  • KzR

    Belo projeto. Esse modelo do 147 fica mais legal que o outro. Particularmente, gostei do esquema de cores do 147 Abarth “Formiga”, mas o preto com detalhes vermelhos do 500 Abarth vão cair muito bem no seu fiatizinho.

    Minha dica de preparação de motor – há várias abaixo – é pegar um Sevel, um 1.6 por exemplo, e colocá-lo para girar a 10.000 rpm como fazem os argentinos. Faria isso num Uno R.

    • Perna Rodrigues

      Obrigado KzR!

      Sobre o motor eu respondi aqui: http://www.flatout.com.br/project-cars-27-criando-um-fiat-147-abarth-racing-por-conta-propria/#comment-1647157393

      mas tenho como disse, talvez opte por um motor mais atualizado, mais leve, mais fácil de achar peças… Tenho mais uns 3 a 4 meses pra pensar nisso .

      vlw

      • KzR

        Sim, acho que vi seu comment respondendo aos demais leitores (só que já tinha postado antes, hehe). Eu seguiria sua filosofia, alias, é a que pretendo aplicar em um Chevette. Pro 147, é muito bem vinda conseguir o máximo de potência específica de um motor compacto. Opções você tem, apresente-nos depois os argumentos ao escolher o mais apropriado a seu PC.