A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #362

Project Cars #362: como se faz um BMW de drift?

Olá, galera do Flatout! Como este é meu primeiro post, vou me apresentar e explicar como e porque esse projeto da RBE36 se tornou realidade! Me chamo Nathan, tenho 21 anos de idade, sou de São Paulo e apaixonado por carros desde o dia em que nasci. Quando completei 18 anos, me mudei para Orlando, Flórida, para atender ao Curso de Tecnologia Automotiva na Universal Technical Institute, conhecida como UTI. Me formei em julho de 2014, e então, retornei ao Brasil.

Lá, tive (e ainda tenho) um 240SX S13, com motor RB20DET original e sem muitos detalhes. Comecei a praticar o drift nas ruas e estacionamentos vazios nas madrugadas, junto com um grupo de amigos que estavam sempre presentes e fritando pneu junto comigo. E inevitavelmente, vinhas as quebras e a necessidade de mais potência, melhoras na suspensão e etc.

WhatsApp-Image-20160211

Mexendo no meu próprio carro e sempre obtendo resultados positivos em relação ao setup, tive a oportunidade de poder montar diversos KA24 aspro e Turbo, SR20, RB20, RB25, CA18, VQ35, VG30 de amigos e conhecidos. Foi uma experiência muito boa e me agregou bastante conhecimento sobre todos esses diversos motores e diferentes configurações de carros.

Hoje, meu 240SX está completamente preparado, com suspensão toda da Powered By Max, gaiola de oito pontos e motor RB20 com 2,2 litros de cilindrada, taxa elevada e uma Garrett GT3076R top mount além de cambio de RB25, bombas N1 e etc. E infelizmente são as únicas fotos que sobraram do meu S13. Meu laptop foi roubado em dezembro de 2015 e perdi mais de 1200 fotos de todo o projeto.

YEAH

Apaixonado pelo drift, quando retornei ao Brasil, não aguentei ficar longe de um carro RWD e poder chutar a embreagem. Foi quando, depois de pesquisar muito, decidi ir atrás de uma BMW E36. O motivo foi a facilidade de encontrar o carro por aqui, além de seu preço razoável comparado com os JDM que são muito caros.

Conheçam a Bella. Tudo começou com um M50 aspirado, cambio Getrag G250 original. Sou o quarto dono e até hoje tenho todos os papeis de importação e manutenção do carro até minha aquisição.

b1

E assim, comecei com o básico do básico tudo de novo, diferencial blocado e bora treinar!

afgeragferagd

Depois de começar a participar de vários Soukoukai, fui logo descobrindo os pontos fracos do chassis e conjunto mecânico. Começou com o famoso bolachão, rolamento central do cardã e depois, o cambio já tinha ido pro espaço.

bolachao

Esse é o Bolachão que não aguentava sequer um evento de Drift. Minha única solução (depois de diversas tentativas com bolachão de PU, alumínio e rolamento de PU e alumínio) foi fazer um cardã inteiriço quem não utilizasse bolachão e nem o rolamento central. Aproveitei o momento quando instalava o novo cambio ZF para fazer tal cardã.

cardann

Depois de todo o sufoco, trocando todas as buchas por PU, reforçando tudo o que quebrava, chegou a hora de preparar para mais potência. Colocando no papel, turbinar o M50 sairia muito caro e estaria muito longe do que eu poderia gastar, além de o resultado final não me agradar nem um pouco, já que esse motor é muito grande, pesado e complicado perto de um JDM que eu mexia e sou apaixonado. Foi aí que surgiu a ideia maluca de encaixar um Nissan RB20DET que encontrei a venda pelo Facebook.

Depois de bastante tempo pensando e deliberando, minha decisão foi acionada. Comprei o RB20 e o projeto começou! Vou resumir toda a história para não ficar extremamente longa, pois foram feitas muitas modificações no motor e no próprio carro para adaptar o novo coração na Bella! Segue uma foto de uma parte do processo que entrarei em detalhes nos próximos posts!

qerhjmfg

Espero que gostem do progresso de meus posts assim como o projeto em si! Deu muito trabalho, não foi fácil e ainda é um projeto em desenvolvimento. Tenho grandes planos para o futuro e pretendo finalizar esse chassis com gaiola, extensivo regime de peso e mais pra frente a troca de todo o agregado traseiro por um agregado e suspensão completa de Nissan para ajudar a dar mais aderência, simplicidade e confiabilidade no setup!

Obrigado pela paciência e espero que gostem da Bella, uma BMW com coração de Nissan preparada para andar de lado.

Por Nathan Alves, Project Cars #362

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #172: restauração pronta, hora de cair na estrada com o Corcel 1975!

Leonardo Contesini

Sandero RS do FlatOut no Project Cars! Hora de conhecer toda a história e os detalhes técnicos do projeto

Juliano Barata

Project Cars #190: hora de reconstruir e remontar meu Peugeot 306 S16

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados