FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #39

Project Cars #39: a preparação de um Mustang Saleen no Brasil

Olá pessoal, meu nome é Gabriel e sempre fui apaixonado por carros. Hoje irei contar a história de um carro que meu pai comprou de um leilão da Receita Federal: um Ford Mustang Saleen S281 4.6 V8 Supercharger ano 2000.

 

Como tudo começou

Alguns dias antes do meu aniversário, em 2011, meu pai encontrou esse carro no leilão da Receita Federal. Na hora ele me chamou e me mostrou ”Gabriel, olha só, um Mustang!”, era exatamente o modelo do Mustang do qual eu mais gostava, e ainda era um Saleen! Na hora me apaixonei pelo carro e só fiquei pensando nele.

Um dia antes do leilão, meu pai e seu amigo foram até Santana do Livramento (RS) ver o carro e me mandou algumas fotos dele. Eles dormiram em um hotel e lá encontraram um cara que também estava lá para arrematar o Saleen. No dia seguinte foram ao tal leilão, e o Mustang foi o último carro a ser leiloado.

Antes de começarem os lances, meu pai falou com o tal cara que encontraram no hotel e descobriu que ele era o antigo dono do carro, quem trouxe o Saleen para o Brasil e teve o azar de ter o carro apreendido. O lance inicial era de R$ 10.000 e o primeiro a dar lance foi do antigo dono, que de de cara ofertou R$ 40.000. Meu pai foi subindo em um duelo de lances até conseguir arrematá-lo.

Alguns dias depois, o guincheiro ligou e avisou que estaria chegando naquela tarde, eu fiquei olhando para a rua de cinco em cinco minutos esperando a hora de ele chegar. Não demorou e apareceu o caminhão com um carro preto, todo empoeirado na traseira.

Desembarcamos o carro carro, lavamos, e o colocamos no macaco para fazer a primeira checagem. Óleo ok, gasolina ok (mesmo depois de três anos dentro do carro parado a gasolina ainda estava boa), bateria ok. O carro pegou na primeira tentativa, com aquele ronco do V8 com supercharger assoviando. Foi incrível!

Mustang PC 2

Depois de algumas voltas (mesmo sem os documentos sempre se dá um jeitinho) a vontade de acelerar era imensa, então às vezes íamos dar um volta pela perimetral da cidade, onde percebemos algumas engasgadas. Levamos o carro para uma meêanica sugerida por um amigo dono de um Maverick Super Luxo, onde ele ficou por alguns dias. Na hora de buscá-lo, aproveitamos para dar uma passadinha no rolo.

 

Preparação e Desempenho

A maioria dos GearHeads devem saber que a Saleen é uma preparadora que modifica esportivos de várias marcas, mas é especializada na Ford. Todos os carros modificados têm um número de série — o nosso cujo é 886 e recebeu um Kit Supercharger Vortec V2 trabalhando a aproximadamente 0,4 bar junto a um Charge Cooler, todo o body kit Saleen, rodas 18×10 e 18×9, suspensão completa e barras estabilizadoras da Saleen Racecraft e escapamento da BBK.

Sempre quando o tiramos da garagem gravamos algum vídeo pra ver como vão as coisas, da ultima vez me supreendi: o zero a 100 km/h é feito em pouco menos de 6 segundos. Zero a 100 mph (160 km/h) vem em 11 segundos, mais ou menos, e o zero a 200 km/h vem pouco acima dos 17 segundos.

Sabemos que os tempos ainda podem cair pois ele está com pneus 275 na traseira, em vez dos 295 recomendados. A embreagem também patina um pouco, e por isso as trocas de marcha foram lentas.

DCIM100GOPRO

 

Pequenos Problemas

Logo quando o carro chegou percebemos que a roda dianteira direita estava freada. Na hora de tirar a roda percebemos que o carro tinha parafusos de segurança, e logicamente ele não veio com a chave para o tal parafuso. Tivemos que soldar uma chave no parafuso para tirá-lo. Depois de desmontar a roda, percebemos que as borrachas dos pistões das pinças estavam velhas. Compramos um reparo que funcionou somente por alguns dias e travou novamente, então encontramos um par de pinças da PBR no eBay e montamos.

Em algumas aceleradas dá pra perceber que o eixo trazeiro está meio solto, iremos revisá-lo para deixar todo o conjunto bem firme.

Como eu ja havia dito, a embreagem está gasta e estamos à procura de um disco novo, o problema é que não sabemos se a transmissão é a mesma do Cobra, do GT ou se é modificada pela Saleen. Nesta semana entrarei em contato com a Stage3 Motorsport para tirar essa dúvida e saber qual disco devo comprar.

Mustang PC 4

 

Upgrades futuros

Aparentemente o carro está ótimo, mas pensamos em algumas mudanças estéticas para deixar o visual mais ‘’nervoso’’. Andei pesquisando fotos de Mustang e vi que ele precisa somente de um jogo lanternas e faróis escurecidos e as rodas do mesmo modelo das originais porém na cor Black Chrome para ficar perfeito. Tudo isso também está disponivel na Stage3 Motorsport.

Rebaixar um pouco também o deixaria mais bonito, mas a suspensão ja é bem rígida e foi toda preparada para o carro, então vai ficar assim mesmo. Nosso mecânico nos disse que seria uma boa idéia apenas trocar a polia do supercharger para trabalhar com cerca de 0,7 bar. 400cv é bom, mas quanto mais potência, melhor. Ainda vamos pensar mais sobre isso e contaremos no próximo post. Até lá!

1425284_554820174604203_1233532590_o

Por Gabriel Atilio, Project Cars #39

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Das telas para a garagem: um Pontiac Firebird Trans Am “pro-touring” é o Project Cars #108

Leonardo Contesini

Project Cars #469: descobrindo os segredos do meu Corsa GSi em restauração

Leonardo Contesini

O Opala SS V8 383 de Marcos Camillo: planejando a restauração

Juliano Barata