Project Cars #50: o Civic VTi Spoon Style junta-se a um CRX VTi

Lucas “Piki” 13 maio, 2017 0
Project Cars #50: o Civic VTi Spoon Style junta-se a um CRX VTi

Fala, galera! Tudo beleza? Vamos a mais um capítulo da saga do nipônico! No último capítulo postado, que faz algum tempo, postei a foto de um CRX VTi vermelho. Pois bem, mesmo o Project cars sendo do amarelinho, não tenho como continuar a história dele se não explicar do CRX antes né? Sendo assim vamos lá.

No final de 2015, me apareceu a oportunidade de comprar esse CRX, que coincidentemente também estava em Curitiba, que fica a uns 230 km de onde moro, no litoral de SC.

Ele estava num valor justo pelo carro que aparentava ser, só que tinha um mero detalhe: eu não tinha todo o dinheiro pra comprar. Na verdade tinha quase 1/5 do valor apenas, foi aí que pedi o restante do valor para minha mãe emprestado, e ela me surpreendeu dizendo que emprestaria o valor que tinha na poupança, mas que não daria pra cobrir o valor total, apenas uma parte.

O que me restou então, pra poder ter todo o valor em mãos, foi vender o motor do amarelo pra um amigo meu. Então fizemos o acordo de que ele só ficaria com o motor se eu fechasse negócio no CRX, pois tinha em mente na época em fazer um K swap nele mais tarde, e assim poderia ficar com os dois carros, ele por um tempo sem motor aguardando o Kswap, mas com o CRX em condições de rodar.

Project cars capitulo 6

Com o dinheiro engatilhado em mãos, fui ver o carro em Curitiba, e realmente era o que esperava, tinha seus detalhes, mas o transtop dele funcionando, motor absolutamente redondo,me fizeram brilhar os olhos e trouxe o brinquedo pra casa. Com 153000km originais, todo original, apenas de estética estava com rodas OZ Vela 17’’, um volante Momo Corse de 2004, daqueles meio tuning, que mais tarde troquei um por um Momo Montecarlo, original e do mesmo ano de fabricação do carro, e uma manopla de câmbio da Momo também, que parecia um pescoço de cisne, que logo troquei por uma original.

Project cars capitulo 6 Project cars capitulo 6

O CRX tem a posição de pilotagem bem mais baixa que o EG6, alavanca de câmbio fica mais próxima do piloto, cabine mais envolvente, painel com acabamento superior, e o meu em especial, foi o primeiro CRX fabricado em 1994, conforme consta pelo numero de chassis, é da 3º série, número 000001. Os ‘’sinespeiros’’ piram).

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Primeira foto dos brinquedos juntos, ainda em Curitiba quando fui buscar o CRX na casa da ex-proprietária

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Ex-proprietária do CRX, Dra. Eliane, ficou com ele de 2002 a 2015 , comprou na autorizada Niponsul em Curitiba, seção de seminovos

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Olha os gringos montando meu CRX na fábrica em Suzuka em 1994. É vermelho, for export e do mesmo ano do meu. Será?

CRX nas mãos, hora de dar adeus temporário ao EG6 , novamente foi pra mecânica, pra tirar o motor que eu vendi, voltar de guincho pra casa, e ficar guardado até que eu pudesse o acordar ele do sono profundo.

Project cars capitulo 6

Foto tirada no útimo dia antes de eu levar para oficina e tirar o motor do cofre

Fui trabalhando no CRX para que ficasse do jeito que eu queria, e enquanto isso, o EGzinho ficou lá guardado por um ano e 5 meses aproximadamente.

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Pintura externa completa – Rally Red, a mesma dos civic Si, rodas de VTi ek4 originais AsahiTec , nose mask vinda da Turquia(obrigado Ebay), e mudguards OEM Honda.

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Antes de vender o motor, prometi a mim mesmo que só estava tirando aquele B16 para colocar algo mais forte no futuro, e que já que a ideia era o Kswap, nada mais justo que saísse o motor stock pra dar lugar a um K20z3 do Civic Si.

Só que nem sempre as coisas acontecem como planejamos(não que isso seja algo ruim…), gastei mais do que imaginei no CRX, e quando o CRX estava praticamente como eu o imaginei ,decidi que era hora de montar uma casa com uma boa garagem pra mim, porque até então não tinha garagem , meus carros ficavam guardados de favor na casa da minha tia.

Então, os investimentos que seriam antes destinados ao Kswap, gastei e estou gastando na construção da garagem dos brinquedos, para melhor acomodá-los e poder mexer neles com mais tranquilidade também.

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EG6 estaleirado , sem motor, no final de 2016

A ideia do Kswap abortei no momento, então dividi o projeto do novo motor dele em duas partes : a primeira, consiste em montar novamente um B16 no cofre e voltar a andar com o carro, porque não queria deixar ele tanto tempo parado, como vocês bem sabem, carro parado estraga mais que carro andando, e quanto mais tempo ele ficava parado, mas eu tinha a sensação que talvez não conseguisse mais fazê-lo rodar. A segunda etapa, consiste em revisar o motor, e turbinar, já que a ideia de potência no Kswap era chegar nos 240/250 hp, no B turbo, vamos com pressão baixa e chegar na casa dos 300hp .

Um belo dia a profecia da primeira etapa irá se cumprir, pois um amigo meu anunciou um B16a3 de um CRX dele, full swap, com chicote, varão, central, eixos , tudo eu eu precisava quando vendi o meu B16 anterior. Mas a partir daí, eu conto na próxima!

Abraço pessoal! Fiquem com mais algumas fotos atuais deles pra dar mais ansiedade pro próximo capítulo que sabe lá deus quando irá sair.

Por Lucas “Piki”, Project Cars #50

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