A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #57

Project Cars #57: escolhendo as lanternas certas para o Malzoni GT

Olá, pessoal. Continuando o Projeto Agulha, como eu havia dito nos posts anteriores, já sabia desde o princípio que seria impossível devolver o carro aos 100% de originalidade devido ao grande número de itens exclusivos de acabamento que ele possuía que foram se perdendo durante o tempo, e que são inviáveis de se reproduzir pelo alto custo de sua reprodução em baixa escala.

Terminei o post anterior falando sobre a minha escolha de usar as  lanternas traseiras do Alfa Romeo 2300, modelo até 1983, o que acabou sendo uma escolha natural, uma vez que as maçanetas que o Malzoni originalmente adotava já eram da Alfa Romeo e também porque o formato dessas lanternas se assemelha muito com o desenho das originais.

com lanternas da alfa - montagem

Na esquerda a lanterna original, à direita a lanterna do Alfa Romeo 2300

Um fato interessante sobre o Malzoni é que sua aparência e estilo teriam sido inspiradas do Masetari Khansin, embora eu ache o Malzoni mais influenciado pela Ferrari Dino 208 GTA. Ambos os carros são da década de 70, portanto, contemporâneos do Malzoni GT.

 

Ferrari Dino 208 GT, Malzoni GT e Maserati Khansin

Agora o leitor deve estar se perguntando sobre o porquê desse fato estar aqui, nesse post, afinal é apenas uma curiosidade. Na verdade fiz essa introdução sobre esses fatos curiosos sobre o design desses três carros (Malzoni GT, Maserati Khansin e Ferrari Dino 208 GTA) apenas para mostrar como escolhas por itens não originais, mas feitas com critério e por itens de qualidade acabam por ajudar esteticamente o seu projeto.

Notem nas fotos a seguir que as lanternas traseiras usadas pelo Maserati Khansin, assim como a maioria dos carros italianos dos anos 70, se parecem muito com as lanternas traseiras do Alfa Romeo 2300 — essa fabricada apenas no Brasil.

DSCF7015 maserati-khamsin-c867327122012203940_3

Maserati Khansin e De Tomaso Pantera

 

lanternas 024

Lanternas Alfa Romeo 2300 que serão usadas no Malzoni GT

Vejam também as setas dianteiras do Alfa Romeo 2300 1985, que serão usadas no Malzoni, como são parecidíssimas com as setas usadas pelos modelos da Maserati e Ferrari.

Credito: Alfa Romeo / Divulgacao  - Alfa Romeo 2300

Para finalizar, procurando substituir itens originais por outros que fossem esteticamente compatíveis com o design do Malzoni GT, acabei por deixá-lo mais parecido com os carros que lhe inspiraram.

As lanternas e setas já estão compradas e estão terminando o processo de restauração para que sejam colocadas no carro como novas. A continuação do trabalho eu conto no próximo post. Até lá, pessoal!

Por Charles de Marchi, Project Cars #57

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #21: acertando detalhes da restauração e preparação do Opala SS-4 Turbo de Hugo Pompeo

Leonardo Contesini

Project Cars #433: Meu Chevette País Tropical finalmente está pronto!

Leonardo Contesini

Project Cars #145: acertos e melhorias do meu Ford Focus de track day

Leonardo Contesini