FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #74

Project Cars #74: em busca das difíceis peças originais do Puma GTB S1 1978

Olá, amigos do FlatOut! Seguindo a saga da restauração do meu Puma GTB 1978, a dificuldade em encontrar fotos de época e boas fotos de carros originais era quase impossível em 2001, quando o projeto começou.

Minha vontade é voltar o máximo de itens originais — uma missão quase impossível quando se trata de um modelo que teve 710 unidades — mas com a ajuda de muitos amigos pude conseguir a maioria delas.

Infelizmente, uma dificuldade é a distância entre Londrina (PR) e São Paulo ou Rio de Janeiro, onde podemos encontrar mais peças. Acabei dependendo da ajuda e boa vontade de amigos que fiz nesta jornada. Um deles, hoje padrinho do meu GTB 78 e grande amigo de Itu (SP) conseguiu peças que eu achava que seriam impossíveis de encontrar como a grade dianteira e o friso do vidro dianteiro.

O único problema é que neste mundo de carros antigos há muitos aventureiros e por isso achar boa mão de obra não é fácil. A grade original acabou guardada até hoje, esperando a sua vez de restaurada quando eu encontrar um bom artesão para recuperá-la.

DSC02609mod

Só que a frente do meu GTB me incomodava. Vê-lo com a Grade do Ford Galaxie 500 cortada era algo que não me agradava. Sendo assim, através do Clube do GTB, conheci um amigo de Sorocaba (SP) que trouxe uma solução com custo benefício bastante interessante. Trata-se de uma réplica da grade do GTB 1978 feita a partir de duas grades dianteiras do Ford Landau com as lâminas pintadas conforme o modelo original do Puma GTB.

DSC02615mod

No fim, ela ficou com um tamanho maior que o original, mas disfarça bem e já devolve o visual original da dianteira do GTB — ao menos enquanto a grade não volta ao seu devido lugar. Já o friso do vidro traseiro veio do Rio de Janeiro, doado por um amigo que retirou do seu GTB 1979 pois desejava um visual mais limpo.

macanetas nos

E finalmente, após bons contatos através do Clube do GTB, consegui através de um amigo, também fundador do clube, um par de maçanetas originais novas (de estoque antigo, ou “NOS”), com as raríssimas chaves originais, com o logotipo da Puma gravado — algo que eu julgava impossível de encontrar e acabou aparecendo graças a bons contatos. Mas as pesquisas e as buscas de peças continuam… e contarei mais detalhes no próximo post. Até lá, amigos!

Abraço!

Por Leandro Guilherme Pascholatti, Project Cars #74

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #145: os novos coilovers, o acerto da suspensão e um supercharger para o meu Focus GLX de track days

Leonardo Contesini

Chevrolet Caravan V8: os detalhes da instalação do small-block no Project Cars #262

Leonardo Contesini

Project Cars #190: hora de reconstruir e remontar meu Peugeot 306 S16

Leonardo Contesini