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Project Cars Project Cars #90

Project Cars #90: um novo VR6, câmbio manual e uma nova cor para o meu Passat Variant B3

E aí, pessoal? Tudo tranquilo? Bom, no último post falei sobre a nova mecânica e a ideia de colocar um câmbio manual no meu Passat. Hoje vou contar um pouco mais sobre as dificuldades do swap e de alguns problemas que tivemos durante a trajetória.

O motor é um VR6 AFP vindo de um Golf MK4 US Spec. Era de um amigo meu, e estava zero -quilômetro, sem uso (!!!), e estava parado na oficina até ele me oferecer o motor. Na teoria deveria ser fácil tirar um VR6 12v e colocar outro VR6 12v certo? Nem tanto assim. O motor, apesar de parecer igual, tinha muita coisa de diferença de tecnologia em relação ao motor antigo, que é quase 10 anos mais velho. Assim como os VR6 dos Passat B4, o motor novo não usa mais distribuidor, e sim apenas uma bobina.

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Já com o câmbio vindo do Golf 2.0 foi bem simples se não fosse um pequeno detalhe: o motor de arranque. Como o câmbio foi comprado novo, não veio com trambulador, motor de arranque, nada. Eu e meu mecânico, Charles, da Lucar Mecânica Esportiva, começamos a procurar um motor de arranque que talvez servisse no carro, pois o antigo, do cambio automático não encaixava no câmbio novo. Me disseram que de A3 1.8T servia, comprei um de A3 e sequer entrava. Depois de muita procura, achamos um cuja parte interna servia! Bingo! Mas quando fomos testar no carro a furação não batia, e foi preciso mudar a furação do motor de arranque para servir perfeitamente no câmbio novo.

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Aí chegamos a outro problema. Os freios! Os freios, foram mexidos para entrarem as rodas 17×8,5, tanto nas pinças, tanto nos discos. Optamos por usar discos/pinças de Golf GTi MK3, que serviam perfeitamente, mas eram 4×100, e não 5×100 como original. Por isso, vieram as novas rodas! As Avid1 16×8 ET25, vendidas pela Juts Imports. calçadas em pneus 195/40/16 e 215/35/16 Dunlop, que cairam extremamente bem no carro, e batiam com a furação nova dos cubos.

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A injeção foi usada uma Fueltech FT400, devido a necessidade de controlar o acelerador eletrônico, e a busca por alguns pocotós a mais, e também para ter um acerto melhor com o escapamento feito e o intake. (contarei mais futuramente), depois de instalada a fueltech, carro funcionando… De um dia pro outro a FT simplesmente parou de ler o acelerador eletrônico do motor novo, foi necessário enviar ela para a sede da fueltech, e eles nos mandarem outra.

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Carro funcionando, rodas novas. Hora de andar, né? Não, ainda não! Durante esse meio tempo, encomendei o que daria novos ares ao carro! Cor nova a caminho! O material escolhido foi  da marca Avery, na cor marrom metálico, que teve que ser encomendado direto na fábrica da Avery. Assim que o adesivo chegou no Brasil, hora de subir o carro em um guincho e levar novamente para a H3 Customs, e lá começaram a desmontar o interior do carro, e o exterior também, e envelopar o carro na nova cor. Achei uma B3 Variant, que serviria de doadora do interior novo para a minha, pois é uma das poucas com interior caramelo original no Brasil!

Depois de desmontar tudo, começou o trabalho. Demorou por volta de uma semana para o carro ficar 100% pronto do exterior, e mais uns dias para ficar pronto do interior, durante esse tempo, resolvi pintar todos os emblemas de dourado, apesar de parecer idiotice, combinou bastante! O interior novo, foi refeito todo o couro, inclusive os forros de porta, puxadores das portas, na tonalidade mais próxima possível de couro legítimo do original e montado, o que eu mais gosto, é que ficou 100% no padrão original, até o carpete e o painel caramelo.

E assim ficou o carro finalizado:

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No próximo post vou contar os acertos finais do carro, escapamento, intake, e provavelmente, pneus novos. Grande abraço!

Por Eric Sartori, Project Cars #90

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