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Project Cars Project Cars #144

Project Cars Bikes: regularizando e começando a restaurar a Kawasaki Ninja ZX11

Olá, galera! Demorei, mas estou de volta com a saga da Kawa! Primeiro gostaria de pedir desculpas pela demora de elaborar esse texto. Gostaria que esse post tivesse muito mais coisas — como eu sorrindo e dizendo como é bom ouvir o quatro-cilindros a 12 mil giros, como é bom ter uma moto clássica e uma lenda reformada. Mas quando se resolve reformar uma moto desse porte sem saber o seu histórico, tudo fica longe de ser um conto de fadas.

No meu primeiro post, contei sobre os últimos ajustes de carburador, freios, relação, suspensão e caixa de direção. Todo o chicote foi refeito, e os itens que faltavam eram basicamente toda a documentação, trocar os fluidos, achar os parafusos da carenagem e montar tudo.

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Minha ideia inicial era resolver toda a documentação primeiro, e logo após isso montá-la, já que ela estava na oficina, esperando por isso. Ai veio a primeira surpresa: precisaria fazer um laudo fotográfico do chasi e motor, uma vez que era quase impossível tirar o decalque daquela marcação feita a 22 anos atrás, pois estava extremamente desgastada. Teria de levá-la a um credenciado para fazer isso, uma vez que a Kawa estava locada em SBC, na oficina, e a placa era de São Paulo. Combinei com o responsável  pelo laudo fotográfico de levar a fera num sabado, logo depois de minha aula.

O resultado? Peguei emprestada a Montana do meu primo, coloquei ela na caçamba e levei para o cara. Chegando lá, o lugar fechado e o celular do responsável dava caixa postal direto. Ocorreu de passar uma vontade de matar o cidadão, que me fez ter todo esse trabalho e ter furado comigo. Tive que colocar ela na garagem de casa e pensar como faria a partir dali.

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Um detalhe importante: sem fazer o laudo fotográfico, eu não conseguiria montá-la, uma vez que a carenagem cobre praticamente tudo. Um tempo depois, consegui fazer o laudo fotografico em casa mesmo, e com tudo na mão, fui surpreendido com mais uma burocracia do nosso país: legalização do motor.

WTF? Depois de 22 anos, ela roda ilegal no Brasil? O motor não bate com o chassi? Não, apenas mais uma buracracia para motocicletas importadas antes de 1995 que precisam colocar o numero do motor no documento, por singelos 350 reais. É brincadeira?

Ufa! Finalmente resolvido. Tudo na mão do despachante, só aguardando o documento chegar.

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Praticamente nada foi feito em relação a moto nesse longo período. Durante todo o processo burocratico para legalizá-la, houve pouquissimos dias nos quais consegui descer na garagem e dar uma checada, uma fuçada pra descobrir como montar. Consegui descobrir que faltava o suporte da placa, um detalhe de carenagem da lanterna, comprar novos cabos do acelerador, muito (muitos!) parafusos, possivelmente um suporte do tanque de combustível e, para minha infelicidade, percebi que o manete do acelerador estava torto devido a uma queda.

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Bom, nem tantos problemas assim né? Nesse meio tempo, a documentação chegou com o “Exercício 2014” escrito. Que alívio! Kawazaki escrito nela. Sim: com um “Z”, e não com um “S”. Mas tudo bem, ao menos ela está regularizada.

Bom, mas onde estão as carenagens, e todo o resto que está desmontado? As imagens a seguir demonstra a situação do meu quarto, há dois meses.

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Por fim, só esperando as férias chegarem e as provas acabarem, chegará a hora de achar todos os parafusos, dar um jeito de colocar a placa, desentortar o guidão e montar, conectar tudo. Quando ela estiver montada, óleo e líquido de arrefecimento serão trocados. Aí, é só correr pro abraço… ou melhor, acelerar! O objetivo, achei uma foto mais clara do que ela está para se tornar.

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Por Lucas Aprigliano, Project Cars #144

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