A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #134

Projektovski Kars #134: a funilaria, pintura e a montagem do Samara

привет! Mais um capítulo da saga da Natasha…onde paramos mesmo ? Ah sim…o carro finalmente foi pra funilaria ! Não aguentava mais ver aquela pintura horrorosa! Comentei com o funileiro sobre o tempo de trabalho, pois não queria que ficasse o carro muito tempo, e por incrível que pareça a oficina estava com pouco trabalho, parece até que a Nossa Senhora dos Gearheads ajudou e os trabalhos começaram muito rápidos!

A tinta velha da reforma porca que o antigo dono fez (Quando comprei o carro o antigo proprietário, ele contou que comprou o carro com a pintura gasta pois o carro ficou largado no sol por 2 anos e contou que após a pintura, ele deu uma surra no funileiro, pois foi muito mal feito, e realmente estava) e a pintura velha só foi retirada com a ajuda do soprador térmico e espátula, e a carroceria foi raspada e conseguimos ver qual era o estado da mesma…íntegra, sem massa, exceto o paralama direito que já tinha passado por reforma e o moldura de plástico que vai em cima dos faróis (eu tinha outra e troquei) além de alguns pontos de ferrugem.

1 2

Após a raspagem, foi aplicado PU Fosfatizante para evitar a corrosão

 

Algumas peças foram trocadas, pois eu tinha de estoque: porta esquerda (a original do carro tinha um podre), a tampa traseira na qual solicitei que fosse fechado o furo do limpador traseiro e o capô.

Mas o melhor ainda esta por vir ! Lembram que eu comentei que teríamos cenas fortes  ? Então já que estávamos fazendo a funilaria completa, aproveitei pra fazer uns upgrades na carroceria, mas não se preocupem nada de fibra ou algo à la Velozes e Furiosos…

Corta pra ser feliz !

Fiz a instalação do Scoop do capô do Subaru Forester, para jogar ar para as ITB’s que ficam voltadas pra trás. Trouxe o Scoop diretamente do Japão, pois cobram horrores por isso aqui, e mesmo com o frete, saiu pela metade do preço e detalhe, recebi em 12 dias !

E além do Scoop, pedi pra cortar mais um pouquinho…

Coloquei o teto solar elétrico do Citroen ZX do qual tirei o jogo de bancos pra Nat. O bom é que a estrutura é bem leve e estava sem nenhum sinal de ferrugem. Depois que cortou eu fiquei pensando como vou fazer o acabamento interno, mas depois de 5 minutos “depois eu resolvo isso”.

Incrível como o teto tem a mesma curvatura do teto original e a fixação foi feita por dentro, explico: Foi cortado em volta do teto (estrutura do zx) para ser soldado junto com as travessas da lateral do teto da Nat, tirado as medidas e passaram a serra, depois de cortado essa estrutura que vai ficar por baixo foi colada no teto com cola de parabrisa e depois ponteada na MIG para ficar firme e o vidro ficou rente ao teto original do carro, sem a utilização de massa. Ficou perfeito sem mexer na estrutura do carro.

Depois foram reparados alguns podres e depois aplicação de primer:

E nisso algumas peças chegaram, como caixa de fusíveis modelo novo (de lâminas), batentes especiais dos amortecedores, bieletas da suspensão reforçadas, notem a diferença nas fotos abaixo

A cor escolhida para a pintura foi Brilliant Red da Audi, lembro quando estava procurando o vermelho ideal eu queria o Rosso Alfa da Alfa Romeo (desde o dia que peguei imaginei ela dessa cor), mas um belo dia passeando pelo bairro de Moema e PAAAAHHHHHH !!!!!! vejo um A4 vermelho e fiquei hipnotizado pelo tom de vermelho e fui atrás desse carro e decidi que seria esse tom.

Quando fui fazer a tinta, passei o código para o colorista da loja e ele fez 1/4 pra ver se era isso mesmo…na hora ficou um pouco mais escuro, fiquei meio assim mas falei pra fazer. O pintor e dono da oficina (Ricardo xará) ele indicou que comprasse o verniz da PPG e foi uma luta pra achar o bendito D800, achei e foi mais caro que a tinta !!! Mas valeu o resultado, segue as fotos após a pintura e aplicação do verniz, ficou animal, do jeito que eu queria !

O carro ficou pronto em tempo recorde, tudo ajudou e se encaixou de forma incrível e ajudei na montagem do motor, pois não queria levá-lo pra casa de guincho, sei que vou ter depois outro trabalho de tirar o motor e montar o novo, mas até agora nada das peças faltantes chegarem (60 dias e nada do carter). Depois do primeiro polimento e faltando capô e parachoques, levei o carro assim mesmo para casa, para não correr risco de riscarem a pintura e comecei a montar algumas coisas, para adiantar o processo, pois marquei de voltar com o carro em 15 dias para polir novamente e colocar os parachoques.

Voltei  a Nat na oficina, falei com o funileiro que tinha alguns pontos internos que precisaram ser soldados, e aproveitamos que estávamos mexendo nessa parte, tiramos o tanque e descobri porque a bóia só marcava do meio tanque pra frente, olhem o estado!

49

Só que nada é assim simples pra Nat…fui colocar a bóia nova e não encaixava, o tanque estava amassado por baixo e desamassamos, mas ainda sim a bendita não encaixava, peguei a punheteira (repuxadora manual) e comecei a repuxar o bocal onde vai a bóia, até encaixar sem dobrar, fiquei ali rebatendo um bom tempo, mas acabou dando certo !

Coloquei no parachoque dianteiro um EzLip (comprei no Aliexpress) e não ficou bem fixo, mas irei resolver isso com chapinhas e rebites na parte de baixo do parachoque.

50

Terminamos de adaptar os bancos, pois eu que adaptei em casa e não estavam 100% presos e agora com tudo no lugar bora levar pra casa pra continuar a montagem interna.

Repararam em uma das fotos acima que estava com a grade preta ? Pois é, resolvi pintar outra que tinha de estoque de vermelho e gostei do resultado, quando enjoar coloco a preta.

Instalei as pestanas novas nas portas, colocamos os parachoques, alinhamos as peças mais ou menos no lugar e finalmente concluído essa parte e finalmente vai pra casa pra partir para próxima etapa.

Mas e o motor, montou ou não Ricardo? Montei [email protected]#$% nenhuma! Estava esperando essa parte terminar pra poder curtir um pouco o carro assim mesmo enquanto começo a montagem do motor, mas logo mais trago novidades!

56 51

Não pensem que foi simples assim, rolou muito stress, prazos não cumpridos, estava totalmente impaciente, mas o resultado é animador, espero que o próximo post não demore tanto quanto foi esse, até lá galera!

Abraços!

Por Ricardo Pires, Project Cars #134

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

BMW 2002 1968: a conclusão do Project Cars #06

Leonardo Contesini

Project Cars #193: a história do meu Seat Cordoba aspirado para track days

Leonardo Contesini

Puma GTE 1800 1975: a história do Project Cars #334

Leonardo Contesini