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Project Cars Project Cars #134

Projektovski Kars #134: começa a montagem e a preparação do Lada Samara

Demorou e peço desculpas, mas venho trazer novidades nessa 5º parte do PC#134 — que ainda terá muitos capítulos.

Bom enquanto me refazia das traulitadas da Receita por causa dos meus pacotes, aproveitei para mexer em algo que me incomodava muito que eram os faróis, a parte interna estava feia e como eu tinha outros 2 pares doadores, peguei o par de farol mais judiado que eu tinha e resolvi dar um jeito neles.

Foto 1

Com o soprador fui amolecendo a cola e retirei as lentes antigas, desmontei o bloco ótico (parte cromada) e lixei e apliquei spray alta temperatura nas carcaças, enquanto os blocos foram enviados para Ribeirão Preto (valeu, Denis pela indicação!) para metalizar novamente.

E ficou assim:

Foto 5

Estava aguardando uma compra que havia feito (coletor 4X1 e as bandejas com regulagem) e um dia, acompanhando meu pacote pelo Muambatracker recebo uma mensagem da RFB que o pacote foi apreendido ! Entrei em desespero na hora, fui ver o que poderia fazer e no máximo que consegui foi abrir uma reclamação nos correios, e assim o fiz.

E quando perguntava para alguém sobre isso, me falavam “já era”, “vai ter que comprar de novo”, estava desanimado e pesquisando que nem um louco sobre o que poderia fazer , pois iria pra leilão, até que, depois de 10 dias, recebo outra atualização que ele foi encaminhado para a sessão do importa fácil, emissão de DSI. FIquei tão aliviado na hora, serei taxado, mas não perco o investimento, e depois de uns dias eu retiro o pacote na agência (o pessoal já me conhece pelos pacotes russos). Descobri que o pacote foi mal embalado e a Receita teve que reembalar e por isso acabei sendo taxado.

Não perdi tempo pra instalar os novos presentes da Nat, e finalizei a parte da frente com todas as barras que tinha comprado e ficou assim, só ficou faltando a barra que vai na caixa, mas isso vou instalar quando for substituir a caixa por outra revisada que ainda não comecei a mexer:

Instalei uma barra dentro do porta-malas também, fixação diferente das que são fixas nas torres da suspensão traseira.

Foto 13

O comportamento do carro é outro ! Optei por comprar todas as barras com buchas de borracha em vez de pu para não ficar tão rígido, gostei do resultado final, apesar que virou um Harlequim de tantas cores diferentes! Agora a frente está toda amarrada e o melhor de tudo é que utiliza buchas originais que são preço de pinga quando eu precisar substituir!

Agora vamos ao motor doador, finalmente chegou na parte que eu queria…todo mês comprando peças, esperando a boa vontade da RFB e me deixando irritado e o alívio quando o pacote chegava em casa, um projeto que dependo exclusivamente de peças do exterior, porque mal tem peças mecânicas aqui.

Bom mandei o motor pra retífica e foi encamisado novamente na medida STD e o vira foi retificado pra receber as bronzinas na primeira medida 0,25, além da troca dos anéis. Como estava com pressa de ver o motor pronto, acabei comprando tudo por aqui, fiquei 3 dias procurando, pois a retífica disse que só faria o serviço com as peças em mãos e me falaram “amigo vai ser difícil achar essas peças hein” foi engraçado a cara do cara que havia me ligado e visto eu lá com as peças tão rápido ! Imprimi os manuais com as medidas e folgas e mandei para não fazerem cagada, pois no dia seguinte que deixei o bloco lá, me ligaram e falaram que as medidas que eles tinham (laika e niva) não batiam com os do bloco, então resolvi levar tudo pra não dar problema. Aproveitei e pintei o bloco da mesma cor do coletor de admissão que havia comprado e está guardado.

Depois de toda a parte de baixo retificada, levei o vira para balanceamento dinâmico na Retsam e para minha surpresa o vira estava empenado ! Na hora fiquei muito puto, mas o pessoal me tranqüilizou e disse que tinha como resolver esse problema e por um preço baixo, autorizei na hora!

Foto 21 Foto 22

Faltava a parte de cima, e quando chegou as peças, quem vai fazer ?Comecei a pesquisar e buscar referências em quem poderia fazer esse serviço e que não fosse muito longe para poder acompanhar o trabalho e optei por levar na Sergio Performance em Santo André. Conversei com o Sergio, expliquei o que queria fazer, ele ouviu atentamente, conversamos por alguns minutos e ele me disse que nunca havia feito um cabeçote de Lada, mas que antes de fazer qualquer modificação ele iria passar o cabeçote na bancada e ver o que poderia ser feito e extraído de potência e combinei de levar as peças alguns dias depois.

Foi deixado com o Sergio: comando Kolobok 282 graus com levante de 10.93, válvulas 35/39 (2mm maiores), pratos de mola de aluminio, guias de válvulas em bronze, retentores, polia regulável e as itbs. O serviço que foi feito: Retífica do cabeçote, aberto dutos, ângulos, troca da sede de válvulas para acomodar as maiores, retrabalho no coletor de admissão e por fim medido os cfm. Resultado ? de 58cfm para 91 cfm ganho estimado de 35cv só no cabeçote !

Foto 23

Não vejo a hora de estar montado

Foto 24

Parte de baixo do motor pronta, cabeçote pronto, tudo certo ? Claro que não ! Falta montar as peças móveis do bloco e unir o cabeçote. Mas e aí ? Manda pra alguém que conhece, ou faz você mesmo ? Pensei…vou fazer ! Mas peraí Ricardo, você tem as ferramentas certas ? Não ! Então bora gastar mais um pouco, porque nada é fácil ! Enquanto vou montando o motor o carro foi finalmente para funilaria !

Cenas fortes para o próximo capítulo, aguardem !

Por Ricardo Pires, Project Cars #134

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