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Car Culture

Projeto 965: quando a Porsche colocou um motor V8 na traseira do 911

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Duas coisas que fazem parte da essência da identidade do Porsche 911: suas formas, que permanecem fiéis ao modelo lançado em 1963, e o motor boxer pendurado na traseira. Mas, na década de 80, a companhia de Stuttgart resolveu brincar com outras soluções, e foi assim que nasceu o 965: um Porsche 911 com motor V8.

O Museu da Porsche, em Stuttgart, já recebeu milhões de visitantes desde sua inauguração, em 2009. Os visitantes podem apreciar boa parte da história da fabricante, e ver modelos clássicos e carros de corrida históricos — certamente uma visita que vale a pena. Contudo, as pessoas só veem o que a Porsche quer mostrar.  A apenas 10 minutos dali, fica o depósito do museu — um galpão de 10 mil metros quadrados que tem a entrada e saída estritamente controlados. O que tem ali? Tudo o que a Porsche fez e não quer que ninguém veja — ao menos por enquanto. Protótipos, carros de competição históricos, conceitos, raridades… uma coleção de valor inestimável.

De vez em quando, porém, a Porsche escolhe um dos carros do depósito e o revela para o mundo. Mas não o faz levando para o museu aberto, e sim em uma série de vídeos na internet. E o mais novo deles mostra algo que, talvez, seja o sonho de muita gente (ou não): um 911 com motor V8.

O carro camuflado lembra um Porsche 993 na dianteira, com a traseira mais larga do 959, e ficou conhecido internamente como 965. Mas, afinal, qual é a razão de sua existência?

A história é meio obscura — como tudo o que circulava nos bastidores das grandes companhias naquela época, mais do que hoje — mas um artigo de junho de 2005 da revista Excellence, especializada em Porsche, diz que a marca queria fazer um sucessor para o Porsche 911 Turbo, conhecido como 930.

A inspiração veio do Porsche 959, lançado em 1986. Supercarro da linha na época, o 959 tinha um boxer de seis cilindros de 2,8 litros, com dois turbos e 450 cv, baseado nos motores de competição, tração integral e carroceria feita de alumínio e Kevlar. Ainda que fosse baseado na estrutura do 911, todo o resto do 959 era bem diferente.

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O 965, contudo, seria mais próximo do 911 e substituiria o 930 a partir de 1989 — e serviria, também, para preencher a lacuna deixada pelo 959 quando este fosse descontinuado.

O projeto começou a tomar forma em 1984 e, em 1986, começaram a ser construídos vários protótipos, com vários motores diferentes. Além dos costumeiros boxer de seis cilindros, porém, a Porsche considerava a adoção de motores V6 e V8 para mover o carro. Usando componentes de vários modelos, vários protótipos foram produzidos — 17, segundo a Excellence. Hoje, só resta um: este carro.

O vídeo mostra o responsável pelos carros do depósito, Dieter Landerberger, falando sobre o carro. Em dado momento, ele vai até o protótipo preto-fosco e abre o cofre do motor. Nele, está um motor V8 — cedido por um Audi V8. O sedã de luxo, lançado em 1988, foi o primeiro Audi a usar um motor V8 — primeiro um de 3,6 litros e 250 cv e depois um de 4,2 litros de 280 cv. Não fica claro qual dos dois foi usado pela Porsche no protótipo, contudo, ambos tinham cabeçotes com comando duplo e 32 válvulas.

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O V8 foi usado para testar a viabilidade desta configuração na traseira de um 911 — o objetivo real era instalar um motor baseado no V8 que a Porsche desenvolveu para a Fórmula Indy nos anos 80. Protótipos com o V8 Indy chegaram a ser produzidos e mostrados ao então recém-nomeado chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento, Ulrich Bez — que mais tarde se tornaria CEO da Aston Martin —, que não ficou impressionado.

Ele disse que, àquela altura, o projeto do 965 já havia gasto muito dinheiro e tempo e não chegado a resultados consistentes e, embora a proposta de um Porsche com motor V8 (que podia ser reduzido para um V6 e usado em modelos mais baratos) fosse promissora, ela demandaria ainda mais recursos. Por isso, o projeto foi cancelado 18 meses antes da data prevista para o lançamento — o início de 1991.

Agora, o mundo conhece o último carro sobrevivente deste experimento. Você consegue imaginar como seria a linha da Porsche hoje caso o 911 de motor V8 tivesse sido lançado?

[ Fotos: Autoblog ]

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