FlatOut!
Image default
Car Culture

Projeto 965: quando a Porsche colocou um motor V8 na traseira do 911

porsche-v8 (4)

Duas coisas que fazem parte da essência da identidade do Porsche 911: suas formas, que permanecem fiéis ao modelo lançado em 1963, e o motor boxer pendurado na traseira. Mas, na década de 80, a companhia de Stuttgart resolveu brincar com outras soluções, e foi assim que nasceu o 965: um Porsche 911 com motor V8.

O Museu da Porsche, em Stuttgart, já recebeu milhões de visitantes desde sua inauguração, em 2009. Os visitantes podem apreciar boa parte da história da fabricante, e ver modelos clássicos e carros de corrida históricos — certamente uma visita que vale a pena. Contudo, as pessoas só veem o que a Porsche quer mostrar.  A apenas 10 minutos dali, fica o depósito do museu — um galpão de 10 mil metros quadrados que tem a entrada e saída estritamente controlados. O que tem ali? Tudo o que a Porsche fez e não quer que ninguém veja — ao menos por enquanto. Protótipos, carros de competição históricos, conceitos, raridades… uma coleção de valor inestimável.

De vez em quando, porém, a Porsche escolhe um dos carros do depósito e o revela para o mundo. Mas não o faz levando para o museu aberto, e sim em uma série de vídeos na internet. E o mais novo deles mostra algo que, talvez, seja o sonho de muita gente (ou não): um 911 com motor V8.

O carro camuflado lembra um Porsche 993 na dianteira, com a traseira mais larga do 959, e ficou conhecido internamente como 965. Mas, afinal, qual é a razão de sua existência?

A história é meio obscura — como tudo o que circulava nos bastidores das grandes companhias naquela época, mais do que hoje — mas um artigo de junho de 2005 da revista Excellence, especializada em Porsche, diz que a marca queria fazer um sucessor para o Porsche 911 Turbo, conhecido como 930.

A inspiração veio do Porsche 959, lançado em 1986. Supercarro da linha na época, o 959 tinha um boxer de seis cilindros de 2,8 litros, com dois turbos e 450 cv, baseado nos motores de competição, tração integral e carroceria feita de alumínio e Kevlar. Ainda que fosse baseado na estrutura do 911, todo o resto do 959 era bem diferente.

porsche-v8 (1)

O 965, contudo, seria mais próximo do 911 e substituiria o 930 a partir de 1989 — e serviria, também, para preencher a lacuna deixada pelo 959 quando este fosse descontinuado.

O projeto começou a tomar forma em 1984 e, em 1986, começaram a ser construídos vários protótipos, com vários motores diferentes. Além dos costumeiros boxer de seis cilindros, porém, a Porsche considerava a adoção de motores V6 e V8 para mover o carro. Usando componentes de vários modelos, vários protótipos foram produzidos — 17, segundo a Excellence. Hoje, só resta um: este carro.

O vídeo mostra o responsável pelos carros do depósito, Dieter Landerberger, falando sobre o carro. Em dado momento, ele vai até o protótipo preto-fosco e abre o cofre do motor. Nele, está um motor V8 — cedido por um Audi V8. O sedã de luxo, lançado em 1988, foi o primeiro Audi a usar um motor V8 — primeiro um de 3,6 litros e 250 cv e depois um de 4,2 litros de 280 cv. Não fica claro qual dos dois foi usado pela Porsche no protótipo, contudo, ambos tinham cabeçotes com comando duplo e 32 válvulas.

audi_v8

O V8 foi usado para testar a viabilidade desta configuração na traseira de um 911 — o objetivo real era instalar um motor baseado no V8 que a Porsche desenvolveu para a Fórmula Indy nos anos 80. Protótipos com o V8 Indy chegaram a ser produzidos e mostrados ao então recém-nomeado chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento, Ulrich Bez — que mais tarde se tornaria CEO da Aston Martin —, que não ficou impressionado.

Ele disse que, àquela altura, o projeto do 965 já havia gasto muito dinheiro e tempo e não chegado a resultados consistentes e, embora a proposta de um Porsche com motor V8 (que podia ser reduzido para um V6 e usado em modelos mais baratos) fosse promissora, ela demandaria ainda mais recursos. Por isso, o projeto foi cancelado 18 meses antes da data prevista para o lançamento — o início de 1991.

Agora, o mundo conhece o último carro sobrevivente deste experimento. Você consegue imaginar como seria a linha da Porsche hoje caso o 911 de motor V8 tivesse sido lançado?

[ Fotos: Autoblog ]

Matérias relacionadas

Por que os russos usam câmeras no carro?

Leonardo Contesini

Quer seu próprio Project Car? Então veja como não acabar numa roubada

Leonardo Contesini

Este cara tem uma das maiores coleções Mopar do mundo — e uma garagem dos sonhos

Dalmo Hernandes