Projeto Tetris: a história dos Lada Laika de Camilo Fontana

Camilo Fontana 30 abril, 2014 161
Projeto Tetris: a história dos Lada Laika de Camilo Fontana

Meu é Camilo Fontana. Moro em Curitiba e sou formado em Design de Produto, mas não segui carreira na área. Em vez disso continuei a trabalhar com carros, em uma revendedora de automóveis com meu pai.

Aos fins de semana viro fotógrafo de carros, corridas e encontros de antigos e clubes, as imagens são publicadas no site Curitiba Racing, página que mantenho em parceria com um amigo desde 2006, e já teve colaborações com o Jalopnik e o FlatOut.

O problem… A paixão por carros começou cedo, como todo mundo que sofre desse mal. A família nunca incentivou porque a coisa já era complicada, precisava era de freio. Passeio por aquelas coisas que acontecem com todo gearhead: saber nomes dos carros quando nem se sabe falar direito, brincadeiras adaptadas ao mundo automotivo, ler Quatro Rodas durante a alfabetização etc.

Mais tarde lendo e relendo muitas revistas fui conhecendo os modelos antigos e me interessando pelo antigomobilismo. Por sorte peguei a fase baixa dele, porém com 14 anos só é possível ver as coisas acontecendo. Todos aqueles carros dos sonhos como SP2, Karmann-Ghia, Maverick, Dodge, Galaxie e Opala sendo vendidos a preço de banana. Aquilo me comovia. Não é possível que ninguém visse o valor daqueles carros!

Por trabalhar com carros a vida toda e fazer os testes para o site, já nem sei quantos carros dirigi. Entre eles um Fusca 1952 (acho que foi o mais antigo), um Corsa Wind 1998 (o que mais dirigi), uma Ferrari 360 (o mais emblemático), o Jaguar F Type (o mais caro), e por fim o Lada Laika (o mais “mais” de todos: mais bizarro, mais feio, mais barato…). Hoje, minha garagem dos horrores é composta por três Lada — dois 2105 (1991 e 1993) e uma perua 2104 (1991), entre outros cinco modelos. Meu projeto é restaurar dois dos Lada.

Eles são modelos que precisam de alguma atenção. Além disso com sete carros, pouco dinheiro e pouco tempo, tudo se torna um jogo de encaixe — algumas pedras já caíram e uma peça trava outra, você fica esperando aquela peça especial para eliminar a barra toda. Por isso decidi batizar o projeto de “Tetris”, aquele jogo russo de encaixar peças que foi criado em 1984, ano em que nasci.

14 2013 H

O cronograma para os Lada é estar rodando de alguma forma até a Copa, pois a Rússia joga em Curitiba – e afinal estamos na capital da Rússia Brasileira, como dizem pela internet. Alguma coisa foi iniciada, mas na ordem errada, o que atrapalha muito as coisas, pois acabei com três carros desmontados dentro de casa por meses. Imaginem a alegria da família.

Dica nº1 : não desmonte um carro se você não pretende montá-lo de volta em breve, e nunca desmonte três carros ao mesmo tempo.

A história com os Lada começou quando eu tinha uns 10 anos e via alguns desses carros na rua e acabava fazendo piada e tudo mais que todo mundo faz com os Lada. Em 1999 pedi para meu pai ver um Lada desses que eu via todos os dias quando passava de ônibus.

Ao chegar, fiquei surpreso por encontrar o carro aberto na rua em uma região nada segura. Pedi para meu pai perguntar se o carro estava à venda. “Um Lada sempre está à venda”, ele respondeu. E de fato estava, mas não fomos além da pergunta.

01 2010

Comecei a gostar dos caixotinhos, mas nunca mais encontrei um bacana, nem busquei em anúncios, até que vi um desses em um encontro de antigos. Era azul, ano 1995. Fiquei muito tempo paralisado vendo o carro, não vi por dentro, não me aproximei. O carro estava à venda e eu não queria cair em tentação. Na outra semana o 2105 não estava mais lá, e não consegui mais o contato.

Dica nº 2: não compre um carro sem ver outros. É importante ter referências.

Passado mais um tempo, numa saída fotográfica parei atrás de um Lada alinhado e deixei o meu contato, o retorno veio quase um ano depois, quando já tinha vendido meu Gol BX 1983 e encontrado um Voyage LS 1981. Não deu pro Lada — fiquei com o Voyage. Seis meses depois, com algum dinheiro na mão, fui atrás do Lada, e dessa vez o negócio foi fechado.

Dica nº 3: não deixe seu carro no tempo. Nem muito tempo parado.

O carro não era ruim, mas precisava de atenção. Revisão de suspensão, refrigeração, fluidos, um trato no interior, na lataria. Mas eu estava contente. A família nem tanto. Como ele estava dando uns apagões e o pessoal não gostava dele aqui em casa, emprestei uma vaga a céu aberto por uns dias até achar um jeito. No fim, ele ficou dois anos lá!

O projeto

03 2010 C

A idéia inicial desse 2105 era andar e mexer aos poucos no que fosse achando necessário, rodas, suspensão, motor e interior. Um pequeno hot rod para me tirar da neurose da restauração. Algumas oportunidades foram surgindo e alguns detalhes se tornaram inviáveis. Mas ainda é o foco. Nesse carro não pretendo me apegar aos detalhes originais, mas como gosto muito de algum desses detalhes, as mudanças serão mínimas.

Inicialmente farei uma revisão completa (refrigeração e suspensão, o que me fez ficar parado esse tempo), suspensão (ajustes na altura, molas e amortecedores), rodas e pneus (de acordo como a mexida), interior (personalizado) e motor (injeção eletrônica). Ainda tenho que contar algumas historias até a compra da perua 2104, mas essa será o mais original possível.

13 2013 G

Então meus amigos, talvez esse seja o mais humilde dos projetos, mas é de coração. Tenho todos os motivos para não investir e não terminar os russos, financeiramente é a fundo perdido. Mas cada vez que eu vejo a cara deles (meio zoadas, é verdade) na garagem eu fico feliz, por que vejo onde é possível chegar e isso me anima — e desanima ao mesmo tempo.

No próximo post vou contar o que já foi feito nos Ladas e a ordem dos cronogramas, espero que até lá algum carro seja vendido e entre um bom dinheiro para continuar os projetos. Até lá!

 

Por Camilo Fontana, Project Cars #56

0pcdisclaimer2

  • Kyz_08

    OFF TOPIC TOTAL:
    Alguém sabe me dizer de qual carro é essa roda?

    • Lamborghinista

      É de um Fiat?

      • Kyz_08

        Eu achava que era uma das possibilidades.

        • Lamborghinista

          Nossa, eu conhecia essa roda, mas jurava que era de um dos primeiros Fiat Palio ou de um Uno dos anos 90. Me enganei :p

    • Luís Augusto Malta

      Logus GL ou GLS

    • Leo

      Do VW, se não estou enganado. Talvez do Apollo.

    • Thiago CV
      • Guest

        Caraca, eu jurava que era GM ou Fiat.
        Muito obrigado.

      • Al Binnu

        estranho aquele homem-aranha pra cima das três espiãs… rsrsrrs

        • Marco

          O Homem Aranha parece estar dançando aquelas músicas de casamentos judeus, que o pessoal fica agachado esticando as pernas….hahaha

          ah, vc entendeu…

          • Al Binnu

            não era bem isso, parece que fizeram um adendo entre as pernas dele (esses pichadores), ou estou enganado… rsrsrs

          • Marco

            Somente agora que percebi….acesso do note e a tela é pequena. Imagens ficam meio prejudicadas de ver…kkkkk

          • felipereira

            Kkkkk agora que vi tbm..LOL

      • Kyz_08

        Muitíssimo obrigado, irmão.

    • Douglas Augsten

      procede, logus gls

    • Gabrownx

      É impressão minha ou ela está em um Celta?

      • Kyz_08

        Tá sim.

        • Gabrownx

          E eu achando que o cúmulo do mal gosto eram as rodas de ursinho

          • Kyz_08

            Ah, o cúmulo do mal gosto mesmo é essa roda…
            Não vejo sentido em ter uma roda assim em carro qualquer.

          • Leonardo Fournier

            essa roda é de muito mal gosto, já vi em um taxi (Zafira) e em uma L200, feia demais..

          • Kyz_08

            Em uma L200 eu até imaginava… mas em um Zafira dá nem pra imaginar.

          • Leonardo Fournier

            Maldita promoção da Gilson Pneus…rs

    • BJONNES
    • Guilherme70s

      Logus GLS 94.

  • Lamborghinista

    EBAAAAAAAAAAA um Lada!! Finalmente, auehauheuahuea, acho os Lada legais, parecem ser indestrutíveis, principalmente por serem russos, hehe. Parabéns pelo projeto!

  • GSB

    “Pedi para meu pai perguntar se o carro estava à venda. “Um Lada sempre está à venda”, ele respondeu.”

    Hahahahaha, esse manja pra caral**!

    • Maykon Johny

      Esse manja dos PARANÁuê…

  • mlpilla

    “Um Lada está sempre a venda”…. frase profunda.

  • Felipe Cluk

    Carro russo no paraná, não tinha como ser diferente.

  • Hélio David de Almeida

    É nóis jovem!
    kkkkkkkkk
    #laikeiros!

    • lucasfs

      Mito!

    • Mantenha contato, a KGB pode requisitar informações sobre sua viatura! kkkk

    • VanKindenser

      Essa russinha é um luxo amigo! Parabéns!!

  • Luís Augusto Malta

    Sensacional! Estou doido por um Lada também, mas não encararia 3 ao mesmo tempo… boa sorte!

  • Marcelo Toyofuku
    • XRS250

      Isso é foto da propaganda da Lada ou zoação?

      • Marcelo Toyofuku

        deve ser algum meme

        • XRS250

          Só pode.

    • Luís Galileu Tonelli

      Muito boa!

  • Kyz_08

    “Hoje, minha garagem dos horrores é composta por três Lada — dois 2105 (1991 e 1993) e uma perua 2104 (1991), entre outros cinco modelos.”
    Eu não sou muito fã dos Ladas, mas rolou uma inveja por ter uma garagem com vários carros. kk

    Parabéns pelas aquisições e muito boa sorte no projeto.

  • Eduardo Mateus Klein

    Só eu que li 2014 e 2015 como se fosse o ano dos carros? kkkkk

    • Felipe Cluk

      não ahuahua

    • Na verdade é 2104 e 2105. 😉

  • João Heli de Oliveira

    Communist car…

  • XRS250

    Eita!!! esse é o legítimo carro soviético de projeto italiano: Fiat 124 com tração traseira. isso é interessante. mas parabéns pelo carro.

  • Vanessa Elisa

    Também curto essas caixinhas! Olha só um amigo meu provando que não é preciso nadar em dinheiro para se divertir muito em um track day:
    https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t1.0-9/q71/s720x720/969878_366881123411443_45901966_n.jpg
    https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1.0-9/1459801_431366916962863_666481040_n.jpg
    Posso garantir que andar nesse carro é uma experiência emocionante! Hehehe

    • Marcos Amorim

      Finalmente alguém resolveu colocar um Lada em um track day aqui no Brasil. Potencial para diversão eles tem de sobra, mas os papagaios de internet só sabem repetir piadinhas.
      E bateu uma dúvida: ele não ficou saindo muito de frente com essa suspensão mais baixa?

    • Luís Galileu Tonelli

      Se não me engano, esse Lada tem motor AP 1.8 turbo, certo? Acredito que estava lá no dia deste Trackday em SCS.

    • Que mal lhe pergunte, por que colocar um X de fita nos faróis?

      • Raphael Medeiros

        Essas fitas adesivas impedem que os cacos dos faróis venham a cair em caso de batidas.

  • gutoohenrique

    Cara, vc precisa de ajuda! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk “Um Lada está sempre a venda” kkkkkkkkkkkkkkk

  • Itacyr Roveda
  • Itacyr Roveda
    • Neto Neto

      Fabuloso!!!

    • Igor Serra

      Fenda Miroru(Fender Mirrors)!!!

  • Itacyr Roveda
  • Itacyr Roveda
    • Gosto muito desse estilo, mais old school!

      • Marcos Amorim

        Para mim isso está me lembrando os bosozoku, só que dentro do aceitável.

    • Fagundes_V8

      Meu sonho é fazer isso, um Lada JDM , motor SR20 e tudo mais…

  • Fantástico! Gearhead é gearhead. Olha o meu lada aí do lado. E ele está à venda!

    • felipereira

      Em um post, já tem 3 ou 4 pessoas dizendo que estão vendendo seus Ladas…esta começando a fazer sentido o que o pai do cara falou sobre os Ladas…ahuahuahua

  • Eduardo Cavalcante

    Eu apoio um motor de Tempra 16V nele.

    • Guilherme Gonçalves

      Fivetech 2.4 nele kkk

      • VanKindenser

        Fivetech?!

  • Sergio

    “Hoje, minha garagem dos horrores é composta por três Lada — dois 2105
    (1991 e 1993) e uma perua 2104 (1991), entre outros cinco modelos.”
    Meus sinseros pêsames.

    • lightness RS

      E VC, tem oq? Deve ter só BMW na garagem pra falar besteira assim kk

      • Sergio

        Fiz um comentário zuando o seu comentário, mas não foi por mal, acho o Lada um carro interessante para fazer um “fun car” para dar umas voltas no autódromo, eu tenho em casa 3 descendentes mais novos do Lada “Fiat 124” 2 Fiat Coupé Pininfarina 1 azul turbo e o outro amarelo está para restaurar, e um Punto da minha mulher, além de uma Ranger Limited Turbodiesel que uso no dia-dia.

  • NightRider

    Legal restaurar um Lada, provavelmente vai ficar melhor que o original, mas já pensou se deixasse a lata do jeito que tá e monta um motor bem mais forte ? Um belo sleeper hein.

  • rust

    Eu queria achar uma Lada e colocar um 6 cilindros do opala acho q ficaria legal.

  • Mauricio Faccina

    Cara, parabéns pelos projetos e pela corregem! Acho os russos simpáticos (Lembra daquele seu cara que arrumou uma amiga pra você, e quando perguntou se ela era bonita, ele respondeu: ‘”Cara, ela é super simpática.” por ai mesmo). Tenho uma queda pelo niva!

    não desista deles, esse é mais um projeto q eu pretendo acompanhar!!!

  • Vitor

    Cara, pra que zoar os pobres Ladas? Olha essas caras de coitado, me dá pena desses bichinhos. Projeto show, vou acompanhar!

  • Guilherme Dapper

    Também tenho uma leve queda por Lada, inclusive tenho um Niva, que por sinal, também está a venda hahaha

  • Gabrownx

    Meu sonho é ter uma Perua com motor AP (culpem a DIlma) pra dar uma volta nervoza no fds.

    Dá uma olhada nesse, calçado com BBS e com direito a Ragtop.
    http://1.bp.blogspot.com/-yXA70LWULiE/UlVt-Qg2AqI/AAAAAAAAcT8/z9pK2ffLjls/s1600/4sz1.jpg

  • Marcos Amorim

    Gosto muito de Ladas, principalmente do Laika. O carrinho, além de resistente, pede para ser mexido, fora que é bastante simpático.
    E um motor de Tempra 16V cai como uma luva nele…

  • EuMeSmObYmYsElF

    tava bom de colocar o novo 1.6 16V da VW, até chegar nessa parte já vai ser simples achar um de PT

  • Bruno Rodrigues Da Silva

    Curti a idéia dos Ladas, eu acho carros extremamente peculiares, marcaram a abertura das importações do BR nos anos 90,

    agora q eles estão voltando a se valorizar aos poucos, pois um tempo atrás era um carro ruim de negócio ( o unico q vingou foi o niva ), e o preço era de banana (mais barato q um fusca em mal estado as vezes ,ñ era raro os Laikas mais caros estarem ums 4 ,5 mil reais) , e difícil achar um que ñ tenha q restaurar, pois, como era ruim de vender, geralmente os donos usavam até estragar de vez .

    eu teria uma coleçãozinha de ladas (Laika , Laika SW, Niva , Samara)

    fico pensando quanto custaria trazer um 2105 da rússia,0km ?

    • Guilherme Netto

      A lada ainda tem representação oficial no Uruguai. Traz um zero daqui do lado… Agora eles tem motor gm, 96cv se não em engano.

    • Phenx

      tem um 2105 parado em uma oficina por 1500, um dos unicos detalhes era o interior com o couro do banco motorista descolando!

  • Bruno PR

    Ladas são fodas!!!

  • G. Vilchez

    Me lembrei do Lada-Lotus do Top Gear…

    • Marcos Amorim

      Me lembrei do Lada Lotus brasileiro que ninguém mais soube nada a respeito.

      • Francis_ms

        aquele blog era quase um project cars…

    • Jorge Alberto

      como uma “simples” faixa e rodas muda tudo….rs

  • Tiago Cordeiro Leite

    Sempre tive uma heresia a lá guerra fria em mente. Um Laika sleeper com um V8 small ou um vortec V6.

  • MateusG

    [OFF TOPIC] Estava vendo a possibilidade de colocar a transmissão do bravo tjet no punto tjet, aí percebi que o diferencial do punto é mais longo que o bravo, isso causaria algum prejuízo, tipo em consumo ou danos ao carro, ou teria um aumento de consumo (creio que não) visto que por exemplo, supondo que a 120 km/h no bravo ta a 3000rpm e se colocasse o cambio no punto com o diferencial dele a rotação ficaria a 2600rpm. E será que compensa tentar instalar um controle de estabilidade no punto? Ou é melhor desistir disso e comprar um bravo tjet?

  • Jwoll

    O barato do lada é que é tudo aftermarket! Um chevete da fiat, com ideias comunistas. Um banho de capetalizmo não fará mal, mas não reclame se ele ficar possuido!

  • guushk

    Cara, tu é meio louco, né? Três Ladas? haha
    Curto bastante a marca, por algum motivo gosto do Samara, mas também da Niva, o pequeno tanque soviético da Lada haha (se aparecesse um desses aqui em condiçõe$$ de eu encarar, topava o desafio haha)
    Me empolguei com essa doideira…

  • Guilherme70s

    Velho, você tem meu respeito, de verdade… Muita sorte e sucesso!
    E eu achei que aqui em casa éramos loucos porque temos 4 Chevettes… (2 meus, um do meu pai e um da minha mãe…)

    • KzR

      Na boa, você são loucos! 4 Chevettes? Seria o pesadelo de minha mãe! kkkkkkkk Mas é uma família entusiasta que merece todo o respeito!

      • Guilherme70s

        Somos todos loucos em minha casa… kkk
        Temos estes 4 Chevettes, meu pai tem mais uma Puma GTE Targa, uma D-20 e uma CBR… É quase um “museu informal”… kkk
        O mais triste é uma vez que passei meu endereço para uma amiga, e ela me retornou dizendo: “olha, eu achei o sobrado da esquina, 171, mas parece tipo um ferro-velho, um desmanche, ta cheio de carro velho lá dentro…”. E isso que os carros lá de casa são todos zerados…
        Mas, antigos, só valoriza quem conhece…

        • KzR

          Seu pai é o Napoleão da casa! rsrsrs

          Um clássico como a Puma quem não queria? E a D-20 já virou um clássico ainda disposto para muito trabalho. Eu diria projeto de museu nacional! kkkkk

          Mas, de fato, antigos só valoriza quem conhece e quem gosta. Sua amiga merece esta singela mensagem:

          “Ferro Velho? Desmanche? Carro velho?…
          http://geradormemes.com/media/created/7llrv7.jpg

  • Henrique Ale Franzosi

    Flatouters… Me ajudem.
    1 – Alguém conhece uma boa preparadora em Brasília que cobre um Valor justo? Pode até ser caro, mas justo para o serviço…
    2 – O projeto de um march 1.6 com Peso reduzido, Motor com potência aumentada de 111 para 175cv porém com foco em suspensão , freios e pneus para ser um devorador de curvas, é algo interessante a se pensar?

    • Carlinhos

      Cara Em Brasilia não sei mas em March vai ficar uma Beleza já vi alguns March com motor de DS3 e cambio de DS3 também o carro virou um monstro é muito legal!
      Abração ai Boa sorte :)

      • Henrique Ale Franzosi

        Inicialmente a idéia é sem swap… só com turbo e alguns acessórios, mas o câmbio de ds3 será que ia ficar legal com o motor da própria nissan ( Renault na verdade) ?

        • KzR

          Se te comove, por que não? Se for sua vontade, vá em frente! Agora se você não viu algum projeto parecido com o seu e quer ter certeza que não vá dar um grande problema, é bom consultar alguns preparadores ou pesquisar mais.

          • Carlinhos

            March é um carro legal por se só então melhorar o que é bom é unir o útil ao agradável!

          • KzR

            Concordo. O carrinho é muito bom de guiar, bem esperto e com bom nível de consumo – o 1.6 de um amigo chega a fazer 18 km/L na estrada! Sem falar que esse 1.6 já empurra ele bem. O único porém é o cg um pouco alto, nada que não se resolva.

          • Carlinhos

            CG? Cara me desculpa mas tenho 12 anos uehueheuheuheuhe o que é CG?
            Pode parecer engraçado um “piá” de 12 anos aqui mas sou igual a vocês uheuehuehu
            DS3 é um dos carros que eu mais admiro vendidos aqui no Brasil!

            Abraço

          • Ítalo Salles

            Centro de gravidade meu jovem….a carroceria do march é alta apesar de ele ser um carro curto…e pra um carro bom de curva….qto mais baixo o CG…melhor…explicando por alto assim..adhuaihdiouahoiu

          • Carlinhos

            Obrigado Ítalo Abraço!

          • KzR

            Tudo bem, na boa. CG significa centro de gravidade. Você verá isso em física mais tarde. Em resumo, é um ponto do carro em que todo o peso dele pode ser concentrado neste único ponto. Quanto mais baixo, melhor se torna a estabilidade do carro.

          • Carlinhos

            Cara muito obrigado 😀

        • Carlinhos

          Eu acho que ficaria e mais uns UPS na Suspensão e freios e uma Embreagem mais forte fica bem legal
          Abração

      • KzR

        What? March com motor e câmbio de DS3? Why? O DS3 já não é bom o suficiente? rsrsrs

        Não duvido que tenha ficado um pequeno monstrinho. Ainda mais quando se libera mais alguns hps do Prince THP.

        • Carlinhos

          Monstrino ele ficou tava andando junto com Fusca TSI e dando pau no Próprio DS3

          • KzR

            kkkkkkkkk Esse March tá assumindo o posto do Rei dos Hot Hatches! Já ganhou meu respeito. Esse motor ainda tá original?

    • lightness RS

      Ih cara, aumentar esse motor de 111 pra 175 é meio viajar na lua, aspirado tuvgai gastar o preço de outro carro pra fazer, da pra fazer turbo, mas é por sua conta

      • Henrique Ale Franzosi

        A idéia é justamente o Caracol, um filtro, piggyback, mudar o escape, CAI. Já vi alguns com preparação parecida no Nissan Club online… mas nunca um com turbo… será que ia dar certo?

    • Marcos Amorim

      Olha, preparadores bons em Brasília eu conheço alguns, mas questão de valores é muito relativo.

    • Ítalo Salles

      Cara….eu conheço um preparador excelente…tá fazendo um Omega 4.1 DTM, Opala Biturbo e um Fusca RAT verde fosco 2.0 turbo…quando vou pra faculdade sempre passo lá pra babar um pouco…pois é caminho e qdo faço isso geralmente me atraso.. kkkkkkkkkkkkk…a desvantagem é q se situa no Gama a preparadora…sugiro que procure no facebook…Starling Motors…ou entre em contato com o Cristiano Starling (61)96363691 q é o preparador…aí ce fala o projeto direitinho com ele…

  • Sky R32

    “Um Lada sempre está à venda” hauahuahuahau

    Boa sorte aí nos projetos, e conte mais quais são esses outros 5 carros 😀

  • Ricardo Hartemink

    Alguém pode me explicar o porque de ninguém gostar desse carro ?

    • Apesar de ser um carro durável, não tinha um pós venda bom e o preço de revenda era péssimo. Hoje em dia não valem quase nada. Sem contar o visual datado e tudo mais. Brasileiro não aceita quando coisa diferente vem pra cá. É como se a JAC viesse pra cá só que nos anos 80.

      • lightness RS

        Muito pelo contrário, tinha seus atributos, mas mesmo na época era um carro mto atrasado mesmo pelos padrões brasileiros, lembra q esse carro foi vendido em 1990 em diantez e parecia os carros da década de 80 do br..

        Era barato, por isso vendeu uma quantidade razoável.

    • Leonardo Brito

      Porque tinha suas qualidades mas era arcaico demais mesmo pro arcaico mercado brasileiro.

      O Lada e o retrato exato do Brasil imediatamente após a abertura das importações… a febre era tanta que inundaram o mercado brasileiro com um monte de marcas que não chegaram nem na metade da década. Se fizer uma análise crua, sem vínculos, daquela época uns 2% se salva, e ainda assim com ressalvas.

      • Ricardo Hartemink

        Arcaico no sentido visual ou em outros aspectos também ?

        • Leonardo Brito

          Ambos, embora eu já tenha lido e ouvido elogios referentes a parte mecânica e, no caso do Niva, a resistência.

          Engraçado que o Samara, que era mais moderno, também é o mais criticado.

          • Para um pais que voltaria a fabricar um projeto de 38, um carro dos anos 60 não era tão mau assim. Morreu na falta de peças, e com as vendas em alta mudaram as regras do jogo, Uma situação parecida com os chineses hoje, mas num pais muito mais retraído e conservador, calcule.

          • Gabriel França Voitch

            e o carro mais caro do país tb era um projeto dos anos 60 até a abertura das importações (Opala)

  • Ítalo Salles

    Saudade imensa de andar no meu….tá parado faz uns 3 meses…=/

    • lightness RS

      Pq cara? :((

      Pelas fotos parece estar bem íntegro

  • Marco Tulio Bruning
  • Marco Tulio Bruning
    • Renan Lazarotto

      pra mim isso é mais fake que mulher maquiada (sensação de capitão óbvio, mas ok)

    • Geraldo J. Gattolini

      Skate é para os fracos

  • Helio

    Meus pais tiveram um Lada quando ele foi “lançado” no Brasil (na realidade tiveram dois…:-), e querem saber? eu achava o carro honesto pelo preço vendido e o pelo que ele se propunha. O Laika era mais barato que um Uno Mille ou Gol 1000, e muito menos depenado. Cinto de 3 pontos, ar quente, 4 portas, motor 1.5, 5 marchas, marcador de temperatura, voltímetro… Várias destas coisas nem em sonho se achava nos outros carros.

    O que fez meus pais desistirem do carro foi a falta de peças de reposição e o mal serviço prestado pelas concessionárias. Eu adorava guiar o carrinho.

  • Arts_Maverick

    Lada Laika é como um Pug ( o cachorrinho, não o carro), ou seja, o feinho mais simpático do mundo. Gosto demais da honestidade do carro.
    Boa sorte! Gostei demais de ver alguém abraçar a recuperação de dois desses valentes! A peruinha vermelha está linda!
    Parabéns!

  • Renan Lazarotto

    Aproveitando o post, um Laika é um bom carro de se ter? Digo, queria pegar um pro dia a dia, não preciso de nada monstruoso, só um carro que acomode até 4 pessoas com um certo conforto e que tenha manutenção barata e fácil… achei Laikas por preços interessantes e estados de conservação aceitáveis. Vale a pena? Se eu pegar um, por exemplo, e fizer um swap pra ganhar potência, continua sendo um bom carro pra um universitário quebrado? 😀

  • Renan Lazarotto

    Aproveitando o post, um Laika é um bom carro de se ter? Digo, queria pegar um pro dia a dia, não preciso de nada monstruoso, só um carro que acomode até 4 pessoas com um certo conforto e que tenha manutenção barata e fácil… achei Laikas por preços interessantes e estados de conservação aceitáveis. Vale a pena? Se eu pegar um, por exemplo, e fizer um swap pra ganhar potência, continua sendo um bom carro pra um universitário quebrado? 😀

  • Victor Gomes

    Paraíso dos Ladas aqui perto de casa…

    • João Heli de Oliveira

      Paraíso dos horrores

      • Rafael França Lima

        Eu gostaria muito de ter um Niva pra ser meu project car! Ele tem muito estilo, e é valente, duvido um Ecosport passar por onde um Niva passa. Eu pensaria em algo assim

        • Marcos Amorim

          Eu duvido um EcoSport passar por muitos lugares que um Celta passa…

      • Mansadordeputa

        Cara qualquer carro da lada pode ser xingado , mas se vc xingar um niva ele vai atravessar meio pais arrancar um ak-47 de dentro do cofre do motor e explodir seus miolos .

    • lucas

      Que pedaço do paraiso é esse, preciso saber o nome desse lugar

      • Victor Gomes

        Fica na RJ-106, sentido Tribobó-SG

  • Rafael França Lima

    Gostei muito desse project cars! Afinal o Lada Laika foi o primeiro carro que eu entrei, meu avô tinha um, eu ficava no banco de trás (isso aos 3 anos de idade em pé no banco) e meu pai e meu avô na frente me perguntando qual o nome dos carros, e essa loucura por carros foi aumentando, eu odiava ganhar bolas de futebol, soldadinhos, eu sempre quis e tive carros de brinquedo (eu lembro que eu os modificava, eu estragava a tinta da escola pintando eles, até as tintas que sobravam de qualquer reforma que minha mãe fazia em casa, uma vez estraguei um calção novo que tinha ganhado de presente, trocando a cor de um BMW Z8 de controle remoto com tinta xadrez, foi um período longo de castigo, mas continuei modificando meus carrinhos de brinquedo). O Laika teve grande papel nessa maluquice, afinal se não fossem os passeios com ele eu não teria me aproximado dos carros.

  • DJUNIOR

    Você é um louco cara 😀
    E mesmo dizendo isso da sua pessoa existem grandes chances de acontecer isso comigo, mas com picapes do passado(D-20, F1000, Hilux quadrada…) hehehehehehe Talvez eu morra liso, mas com muita historia pra falar sobre essas coisas 😀

  • IngoCec

    Impossível não lembrar do Meianov :)

  • Geraldo J. Gattolini

    Parabéns pela paixão. Um conhecido meu tem um 2105 e um 2104 em Araraquara, mas faz tempo que não vou para lá ver como estão os carros, ele era muito cuidadoso com os russinhos. Eu já fui muito apaixonado pelo Niva e acho que ainda vou ter um para fazer trilha em Rondônia.

  • Maximilian Bretschneider

    Eu queria fazer um lada wagon de drift com motor d16 ou 4g63 , mas é tao dificil achar elas…

    • Gabriel França Voitch

      acho as wagons mais bonitinhas q os sedãs kkkkkkkkk

  • KzR

    Esse 2105 clama por uns dorifitos!

  • Elder Júnio

    Pode ser o mais humilde, mas como é de coração, tem um lugar dentro do meu…
    Boa sorte e sucesso…

  • Igor Serra
  • AstolphoGM6

    Pô cara, a Humildade desse projeto é oq o deixa interessante… exatamente por ser simples, e fazer parte do Mundo Real de grande parte da galera aqui!!

    Força aí com os Russos!!

    PS: Eu com uma perua vermelha dessas, prepararia fortemente e a batizaria de Sputnik! kkkkk

  • Elton Cesar Malfatti

    “saber nomes dos carros quando nem se sabe falar direito, brincadeiras adaptadas ao mundo automotivo, ler Quatro Rodas durante a alfabetização etc.”

    Bem minha infância isso! hahahaha

  • brunollo

    Fiat 124, is that you? Forza companheiro, os Ladas são os mais italianos dos russos!

  • Jonas Martins

    Enfim, um soviético! Cara, acho que já passei pela sua rua…

  • Lucas Oliveira

    SÒ ACHO que merecia um swap pra 2.0 8v, motor de tempra tem de monte em bom estado e com bom preço hehe se for mais hardcore da pra seguir receita de fora usar uma duplinha no coletor hehe
    mas eu ia de injeção mesmo, original ja ta nos 105, com coisa facil vai pra uns 120cv, ai só de beslicar o acelerador vai comer os pneu ahuahuahau

    já pensei nisso por causa do projeto lada lotus, mas na verdade tenho mais gosto pelo niva, ele sim numa trilha ia passar bem com o 2.0!

    • eu ja pensei em duas duplas no coletor, mas o coletor é um problema. trocar de motor não sei se seria capaz, vi um com motor de tempera, fica muito legal, mas eu realmente gosto do barulhinho dele…

  • Flavio Frydman

    SCAVUSKA

  • Fábio Dantas

    Que mané projeto humilde! Tem tanta pompa quanto teria um projeto num GT-R! Os carros são seus e merecem respeito. 😉

    Agora… que minha família ia me xingar de filho da p… pra baixo enfiando um monte de carro antigo na garagem… ah, ia! Minha mãe já anda reclamando do meu carro com TRÊS anos de uso! Hahahahah parabéns pela força de vontade, negócio é fazer o que vc gosta, não o que acham legal vc fazer…

  • Philippe Urban
  • WebThiago

    Parabéns pelos projetos! Também vai acabar me ajudando muito, o meu pai tem um Laika desde 0km que agora está parado com alguns problemas, mas quero muito restaurá-lo e acredito que as dicas dos seus projetos serão muito valiosas.

  • Ricardo Maggno

    Olá Camilo, fiquei bestificado com seu post! genial! estou procurando um Lada perua para comprar e restaurar tbem! se puderes me dar alguma dica, ficaria imensamente grato, pois partilho da mesma história de infância que a tua e agora com a crise dos 30, só quero realizar este projeto!

  • César Góes

    Camilo,seu projeto foi o primeiro passo para decisão de iniciar a minha era Gearhead.Daqui a pouco meu 2105 estará em casa e darei início ao meu brinquedinho de gente grande (seremos eternas crianças,pois sempre estaremos brincando,o que muda é o tamanho dos brinquedos).Já decidi que começarei nas rodas,colocando rodas de aço de aro 16,porém até hoje não consegui achar qual é a furação das rodas do Laika.Desconfio que seja 4×100.Estou correto?