FlatOut!
Image default
Salão do Automóvel de SP

Proud of boxer: WRX e STI são as estrelas da Subaru no Salão de São Paulo

Quem espera ver o BRZ — a versão Subaru do Toyota GT 86 — no Salão de São Paulo vai acabar um pouco decpcionado. Mas se serve de consolo, a marca trouxe o sedã esportivo WRX e o ainda mais esportivo STI, que são os principais destaques do estande da divisão automotiva da Fuji Heavy Industries, acompanhados pelo conceito utilitário VIZIV 2.

Para quem não lembra, a nova geração do WRX se separou da linha Impreza e tornou-se um modelo independente embora ainda seja baseado no sedã. O motor é o conhecido boxer de 2.0 turbo, com injeção direta, 268 cv a 5600 rpm e 35,7 mkgf de torque entre 2.000 e 5.200 rpm — o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chegar aos 228 km/h. O câmbio é manual de seis marchas, e há a opção pela transmissão Sport Lineartronic, uma caixa CVT com oito marchas simuladas e trocas atrás do volante.

salaosp-barata-subaru-10

Para quem quer algo mais extremo, o WRX STI também já está garantido, e traz consigo o mesmo boxer 2.5 turbo da geração anterior, com 309 cv a 6.000 rpm e 40 mkgf de torque a 4.000 rpm. E nada de CVT, aqui: a única opção é a transmissão manual de seis marchas — que tem alavanca de curso reduzido, tornando as trocas mais precisas e ágeis. O conjunto é capaz de levar o STI de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima de 255 km/h.

salaosp-barata-subaru-1

Naturalmente, ambos têm o sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Driv da Subaru que, com os componentes instalados de forma simétrica, promete menos perdas de tração do que a concorrência.

Ainda não se fala em valores, mas a estimativa geral é de R$ 130 mil para o Subaru WRX (nós não seríamos tão otimistas, mas não custa torcer) e cerca de R$ 200 mil para a versão STI. Também não foram divulgadas as datas, mas nossa aposta é no primeiro semestre de 2015. Até lá, um lembrete de porque estamos com água na boca:

Além do WRX e do STI, a marca também apresentou um conceito — o VIZIV 2 que, como o nome diz, é uma atualização do conceito VIZIV, de 2013.

salaosp-barata-subaru-3

Apresentado em Genebra neste ano e agora, no Salão de SP, o VIZIV 2 é um híbrido com motor boxer turbodiesel de 1,6 litro com injeção direta, mais três motores elétricos — um na dianteira e dois na traseira, responsáveis pelo sistema de tração integral.

salaosp-barata-subaru-2 salaosp-barata-subaru-9 salaosp-barata-subaru-8 salaosp-barata-subaru-7 salaosp-barata-subaru-6 salaosp-barata-subaru-5 salaosp-barata-subaru-4

Matérias relacionadas

Fiat 500 Abarth: finalmente o pequeno escorpião italiano desembarca no Salão de São Paulo

Dalmo Hernandes

Creta, New Tucson e uma rival para Oroch e Toro: os destaques da Hyundai no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes

Hyundai HB20 Motorsport: conheça todos os detalhes técnicos da nova categoria monomarca brasileira

Leonardo Contesini