FlatOut!
Image default
Pergunta do dia Zero a 300

Quais são bancos esportivos mais legais já colocados em um carro?

A Ferrari F40 é um carro tão incrível que ainda é assunto mais de três décadas depois do lançamento. Ainda é referência, ainda é objeto de desejo. E por N motivos: seu motor V8 biturbo de mais de 500 cv, seu ronco absurdamente bonito, sua beleza funcional e nem por isso menos bela. Hoje lembramos de mais uma de suas qualidades: seus bancos.

Queremos saber quais é o carro que tem os bancos esportivos, sejam de série ou opcionais, mais legais. Pode ser um carro gringo, um clássico nacional, antigo, moderno, hatch ou sedã ou perua ou cupê ou conversível, não importa. Nós, por exemplo, vamos começar citando a Ferrari F40 e suas diferentes configurações de bancos.

A Ferrari F40 fica muito bem quando veste outras cores, como branco, preto, amarelo, azul e verde. Mas sua cor “correta” para os puristas é a vermelha. E, de série, ela vinha com bancos concha combinando.

ferrari_f40_07 ferrari_f40_18

Em cima, os bancos do protótipo da F40, que tinham desenho ainda mais radical

Os primeiros exemplares vinham com bancos revestidos de Nomex vermelho. O Nomex é uma espécie de tecido sintético resistente a chamas feito de um material parecido com o nylon, e é usado em uniformes de bombeiros e bancos de carros de corrida – algo de que a F40 se aproxima muito, sabemos bem. Fora a forração especial dos bancos, a Ferrari F40 utilizava outros três tipos re revestimento: couro ou camurça (volante) e feltro (túnel central e painel).

FerrariF40-218

Estes bancos eram de competição, com buracos para os cintos de quatro pontos que vinham nos exemplares da primeira leva, produzidos de 1987 a 1989. Depois eles passaram a usar cintos convencionais de três pontos. Isto considerando os exemplares para o mercado europeu…

ferrari_f40_63

… porque os americanos tinham bancos que também eram de fibra de carbono e Kevlar, mas eram bancos esportivos, e não de competição. Isto ocorria porque a F40 norte-americana tinha cintos automáticos, que corriam pelo arco do teto. Tanto a F40 europeia quanto a norte-americana tinham dois tamanhos de bancos disponíveis (leia mais sobre isto aqui). E, para não dizer que a Ferrari não deixava você escolher, era possível optar por bancos revestidos de preto.

1992_ferrari_f40-pic-23496-1600x1200

Agora, existiu uma única Ferrari F40 com bancos de couro. Eram os mesmos bancos de competição usados na F40 europeia, porém com pele tingida de caramelo – material que também aparecia na tampa da caixa de fusíveis (que ficava no lugar do porta-luvas).

f40connolly-7

Esta história já contamos aqui. Apesar de não confirmada oficialmente, a explicação mais aceita pelos entusiastas e especialistas da Ferrari diz que um membro da família britânica Connolly, dona do curtume que fornecia couro para a fabricante de Maranello, encomendou a F40 especial com suspensão ajustável e bancos revestidos de couro. Ninguém disse não.

f40connolly-6

O carro foi usado pelos Connolly regularmente, fazendo até mesmo algumas viagens de negócios entre o Reino Unido e a Alemanha antes de ser vendido.

Fora esta, existe pelo menos mais uma Ferrari F40 com bancos especiais. Trata-se de uma das sete unidades compradas na época pelo Sultão de Brunei – porque, segundo consta, a Ferrari só realizaria a modificação no carro se o cliente comprasse pelo menos seis exemplares. Há quem diga que o Sultão comprou sete, mas também quem acredite que foram dez.

f40-brunei (7)

Todas elas foram pintadas em cores diferentes a um custo extra, e pelo menos uma ganhou acabamento interno especial, com o painel da Ferrari 512TR, revestimentos de porta e bancos mais confortáveis, tudo forrado em couro cinza.

ferrari_f40

O carro em questão também recebeu uma pintura especial, em um esquema de cores que lembra o Peugeot 205 T16 de rua (cinza metálico com detalhes vermelhos).

Os mais atentos vão lembrar que a Ferrari F40 de Nigel Mansell, vendida em 2014 em um leilão por US$ 870.000 (cerca de R$ 2,9 milhões em conversão direta), tinha bancos de couro, também. No entanto, originalmente ela tinha o revestimento comum de Nomex vermelho, recebendo depois o revestimento de couro.

nigel-ferrari-f40-07-interior-m

Percebeu como o assunto rende? A Ferrari F40 é um daqueles carros tão icônicos que até mesmo seus bancos dão pano para a manga. E foi por isso que a escolhemos como sugestão. Mas agora, queremos saber de vocês: qual é o carro que tem os bancos esportivos mais bacanas já feitos? Lembrando que valem bancos de série e opcionais de fábrica, ou mesmo acessórios originais disponíveis em concessionária. A caixa de comentários é de vocês!

Matérias relacionadas

CNH vai mudar em 2019, Felipe Massa na Stock Car, prisão para motoristas bêbados que causam acidentes fatais e mais!

Leonardo Contesini

Adamastor P003RL é o Lotus Elise português | Lasanhas sem Fronteiras

Dalmo Hernandes

Raros e extremos: os supercarros e as suas edições limitadas hardcore – parte 1

Dalmo Hernandes