A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Games Pergunta do dia

Quais são os carros mais icônicos da série Grand Theft Auto?

Recentemente o último game da série Grand Theft Auto, GTA V, ganhou sua versão para consoles domésticos — Sony PS4 e Microsoft XBox One. Acontece que não foi só um port, e os games receberam alguns novos recursos como a visão em primeira pessoa (que pode ser usada pelo jogo todo e até permite que você faça sexo com uma prostituta). O caso é que as novidades são tão legais que foram suficientes para atrair atenção para o game como se fosse um lançamento totalmente inédito.

Achamos que esta é a oportunidade perfeita para esclarecer um dúvida que nos intriga desde os tempos de GTA III, quando a franquia abandonou a vista aérea em favor de uma perspectiva mais realista, que permitiu carros mais detalhados: qual é o carro mais legal da série Grand Theft Auto?

É uma pergunta bem difícil de responder, porque ao longo de 13 anos (GTA III foi lançado em 2001) foram lançados dez títulos (entre os games principais e os spin-offs) que acumulam mais de 500 veículos diferentes — e a grande maioria deles é pilotável. Mas nós vamos focar nos carros, porque há um detalhe neles que você certamente já notou: eles são baseados em modelos reais.

Normalmente, cada modelo nos games pega emprestadas características de dois ou mais carros que existem fora da dimensão virtual. Há mais de cinquenta fabricantes de veículos no universo da série, e boa parte delas é inspirada em companhias reais. Vários carros são recorrentes dentro da série, mantendo o nome e características como tamanho e potência, e de vez em quando mudam de visual de acordo com a época em que o game se passa (Vice City, por exemplo, é ambientado nos anos 1980, enquanto a sequência San Andreas se passa na década de 1990).

BlistaCompact-GTA4-front

Um dos carros que ilustram muito bem o que estamos dizendo é o Blista Compact, que aparece em virtualmente todos os jogos da série e é inspirado no Honda CR-X — algo que fica mais do que claro por todo o carro, com exceção da dianteira, que lembra mais os carros americanos da virada da década de 1980.

Ele tem tração dianteira e comportamento esportivo. Em GTA San Andreas, o motor é turbinado, enquanto em IVe V o Blista Compact é movido por um motor girador de 1,4 litros e é capaz de chegar aos 240 km/h.

O Blista Compact é fabricado pela Dinka, companhia fictícia inspirada na Honda — até o logo da marca foi feito para lembrar a letra “H” no logo da Honda. E se você quer um carro mais moderno, pode procurar um Blista (sem o “Compact”) que, em GTA IV e V, é inspirado no Civic Type R da geração passada em silhueta e tamanho, com a dianteira lembrando o VW Scirocco atual e, na traseira, trazendo semelhanças com o Golf de sexta geração.

O Blista e o Blista Compact são só dois exemplos de como os carros em GTA são baseados em modelos icônicos do mundo real e acabam se tornando ícones no mundo virtual, também — para se ter uma ideia, há uma grande comunidade de modders de GTA que modificam e “tunam” os carros, e os Dinka Blista estão entre seus modelos favoritos.

Dito isto, queremos saber de você: qual é o carro mais icônico (o seu favorito, ou o mais famoso e marcante) da franquia Grand Theft Auto?

[ Sugestão de Evandro Turko, Matheuzz Felix, Marwin Barbosa e Altair Todescatto ]

Matérias relacionadas

Especial Honda K20: tudo o que você precisa saber para preparar

Leonardo Contesini

La Brasiliana: quando os italianos importavam o Fiat Uno brasileiro

Dalmo Hernandes

“Seu Ford Modelo T pode ter qualquer cor, desde que seja preto”. Será mesmo?

Dalmo Hernandes