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Pergunta do dia

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 60-75 mil?

Já faz algumas semanas que começamos a refazer nossa série de guias de compra para determinadas faixas de preço — e agora, mais uma vez, chegou a hora de contar com a ajuda de vocês para continuar. Então, bora lá: que carro você compraria um orçamento de R$ 60 mil a R$ 75 mil?

Nossa dica é um hot hatch — carros que, você sabe, são difíceis de bater na hora de equilibrar custo, benefício e diversão (mesmo sem tração traseira). E, no Brasil, uma das opções mais interessantes em qualquer faixa de preço é o Mini Cooper S JCW.

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Estamos falando da versão mais apimentada do Mini Cooper, e é claro que isto se aplica à segunda geração, de código R56. O Mini JCW foi vendido entre 2008 e 2014, com uma reestilização e pequenas modificações técnicas em 2010.

A verdade é que qualquer Mini Cooper (mesmo o básico One, com motor 1.6 naturalmente aspirado de 98 cv) é divertido — são carros relativamente leves, pequenos, com suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira, braços sobrepostos na traseira) e entre-eixos curto. O Mini JCW está no topo da cadeia alimentar, com um motor 1.6 com turbo, injeção direta e 211 cv a 6.000 rpm, além de 28,5 mkgf de torque a baxíssimas 1.850 rpm.

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O tempo de 0 a 100 km/h de 6,5 s e a velocidade máxima de 240 km/h são apenas o começo: em termos de dinâmica, é difícil encontrar um carro de tração dianteira moderno melhor: muda de direção muito rápido, como se não houvesse inércia (graças ao entre-eixos de apenas 2,46 metros); tem direção extremamente comunicativa, praticamente nenhuma rolagem da carroceria em curvas; freios muito bem mapeados e pedais de freio e embreagem firmes, o Mini Cooper JCW entrega uma experiência muito visceral — e ainda tem câmbio manual de seis marchas com trocas excelentes.

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Claro que ele não é perfeito: o torque steer sob aceleração (você precisa brigar com o volante para manter o carro no traçado) é bastante sensível. É algo com que se pode acostumar e, de certa forma, até torna a condução mais orgânica.

Em termos de manutenção, é preciso tomar especial cuidado com a suspensão. Por ser bastante rígida para o piso brasileiro, com curso curto e amortecedores com bastante carga, é uma boa ideia atentar-se às condições da estrutura do carro e, ao fazer um test drive, ficar atento a ruídos — até porque muitos destes carros vão para a pista de tempos em tempos.

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Um Mini Cooper JCW fabricado até 2010 costuma custar entre R$ 70 mil e R$ 75 mil — no topo do nosso orçamento fictício. Mas é claro que ele não é a única opção, e por isso queremos saber: que outros carros bacanas um entusiasta pode comprar com R$ 60-75 mil?

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