A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Pergunta do dia

Quais são os carros que estão prestes a subir de preço e se tornar “novos clássicos”?

De tempos em tempos o mercado dos carros antigos sofre uma reviravolta. Foi assim na década de até os anos 1990, quando a especulação fez com que os carros deixassem de ser “velhos” e se tornassem “antigos” e, depois, clássicos desejados por entusiastas e negociantes — e bem mais caros. E a má notícia é que isto já está acontecendo de novo — e então a gente pergunta: quais são os carros que você deve comprar agora, antes que o preço decole?

Talvez o caso mais emblemático seja o dos Dodge V8, Maverick, Opala e congêneres: ao longo da década de 90 eles passaram de pesos mortos, que não valiam mais do que um móvel ou eletrodoméstico, a itens de colecionador — muitas vezes usados até mesmo para enriquecer comerciantes espertos (e, às vezes, mal intencionados) —, tornando cada vez mais difícil a vida de quem não era exatamente rico e queria realizar o sonho do carro antigo (nós explicamos a situação detalhadamente neste post, e você vai querer conferir!)

Explicamos esta história em detalhes neste post, junto com dicas para escapar das garras dos especuladores. Mas talvez seja uma boa ideia mudar o foco e concentrar-se naqueles carros que só agora estão começando a ser considerados antigos e talvez até já sejam clássicos, mas ainda não custam uma fábula mesmo quando em excelente estado — salvo exceções.

xr3

Nossa aposta? O primeiro Escort XR3, lançado no Brasil no fim de 1983. A primeira versão esportiva do Escort, com motor CHT 1.6 de 83 cv, não é exatamente um foguete, mas anda mais que as outras versões. Seu visual também é dos mais legais e ele é raro o bastante para não passar despercebido na rua. Com 31 anos de lançamento, os primeiros exemplares já estão aptos a receber a placa preta.

Mas o XR3 ainda não foi totalmente “descoberto” pelo mercado de antigos, o que significa que um bom XR3 de primeira pode ser encontrado custando menos de R$ 12 mil. Ainda é bastante dinheiro, porém é um valor bem mais “pagável” para boa parte dos entusiastas.

escortsennanovo

Mas até quando isto vai durar? Não podemos te dar um prazo exato, mas já adiantamos: pouco tempo. Veja só, já estamos em 2014, vivendo em uma época onde tudo o que é retrôvintage já está na moda. Os anos 80 já passaram há mais de três décadas e a cultura oitentista está mais forte do que nunca. Sendo assim a valorização dos carros desta época já começou, e os exemplares impecáveis já encostam nos R$ 30 mil.

E dizemos mais: não vai demorar para que o fenômeno aconteça com os automóveis dos anos 90 — o que significa que os XR3 seguintes — o Mk4 e o Mk5 também podem ser boas oportunidades — e ainda mais baratos.

É de casos assim que estamos falando: que carro você precisa correr se quiser comprar por um preço razoável, e ter nas mãos um “novo clássico”? Deixe suas sugestões nos comentários!

[ Foto: Reginaldo de Campinas (XR3 vermelho) ]

Matérias relacionadas

Hyundai i30 N: será que o primeiro hot hatch da marca cumpre o que promete?

Dalmo Hernandes

Os carros mais marcantes de Velozes e Furiosos – Parte 6: Fast & Furious 6, 2013

Dalmo Hernandes

Ferrari briga com fã na justiça por causa de uma página do Facebook

Dalmo Hernandes