Quais são os melhores games de corrida para smartphones atualmente?

Dalmo Hernandes 18 abril, 2017 0
Quais são os melhores games de corrida para smartphones atualmente?

Comparado ao que havia há menos de cinco anos, os atuais smartphones têm muito mais capacidade de processamento e podem rodar jogos muito mais complexos – em alguns casos, os gráficos superam até mesmo os de alguns consoles do início da década passada.

Isto inclui, claro, os jogos de corrida para celular. Eles estão melhores do que nunca, e são plenamente capazes de suprir todas as necessidades “gamísticas” de um entusiasta nesse mundo moderno, onde está cada vez mais difícil arrumar tempo para ligar o videogame, se acomodar no sofá com o controle na mão e curtir algumas boas horas de jogatina. Há arcades (como retrô Horizon Chase) com alto fator replay e quasi-simuladores bastante realistas (na medida do possível, claro), e também alguns games mais descompromissados e leves para uma partida casual. O que queremos saber é: quais são os melhores?

Temos uma sugestão que, aliás, veio dos comentários de vocês na matéria sobre Horizon Chase, dizendo que Real Racing 3 certamente é um dos melhores. De fato, o título da Electronic Arts é um dos mais completos games de corrida para celular já feitos – tanto que, desde 2013, ainda é um dos grandes favoritos.

Há vários bons motivos para isto: já em 2009, o primeiro Real Racing impressionou os gamers com seus gráficos, que traziam realismo inédito para os dispositivos móveis. Os títulos seguintes, Real Racing 2, de 2010, e Real Racing 3, de 2013, melhoraram o visual ainda mais – tanto que hoje, quatro anos depois, RR3 segue como um dos jogos de corrida mais bonitos disponíveis nas lojas de aplicativos da Apple e da Google.

realracing3 (6)

Isto acaba cobrando seu preço no desempenho do jogo em celulares e tablets de entrada – algumas travadas e queda na taxa de frames por segundo são comuns, mas não atrapalham muito a diversão. É claro que, com um celular de ponta, fica mais fácil admirar o belo visual de Real Racing 3, mas o grande barato está mesmo na jogabilidade. Obviamente, não é possível transmitir o mesmo nível de controle de um simulador de computador, mas o modo como os carros se comportam nas curvas dependendo da distribuição de peso, do piso, dos pneus usados e da suspensão é bastante plausível, e desafiador na medida certa. A curva de aprendizado também ajuda bastante nisto: você nas primeiras provas, você só precisa completar uma volta no circuito dentro do limite de tempo, sem se preocupar com posições ou ultrapassagens. Estas coisas vêm naturalmente nas corridas seguintes.

realracing3 (1) realracing3 (4)

O modo principal do game é o Carreira, no qual você compra um carro barato (seu caixa inicial é de R$ 40.000, sendo que “R$” significa “Real dollars”, a moeda do jogo) e deve vencer corridas para ganhar dinheiro e comprar mais carros e upgrades. No total, são 182 carros de 30 fabricantes diferentes, incluindo Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Ford, Ferrari, McLaren e Koenigsegg. Estes carros correm em 18 circuitos do mundo real, dentre os quais podemos citar como destaques Monza, Nürburgring, Suzuka, Indianapolis e Laguna Seca. Alguns destes circuitos têm até quatro configurações diferentes, totalizando nada menos que 40 layouts no total.

realracing3 (5)

Um aspecto inédito de Real Racing 3 foi a inclusão de danos nos carros. Depois de uma corrida, é preciso pagar para deixar seu carro na oficina e consertar os danos dos toques e do desgaste pelo uso na pista. Também é preciso esperar algum tempo até que o carro fique pronto, assim como “entrega” de um carro novo. Para eliminar este tempo de espera, você pode gastar moedas de Gold ou então dinheiro de verdade – é por isto que, apesar de elogiar o novo recurso por seu realismo, parte dos gamers também criticou Real Racing 3.

Uma vez que se pega o jeito, Real Racing fica praticamente impossível de largar. E não é para menos: de acordo com cálculos feitos pelos desenvolvedores, para conseguir dinheiro suficiente para comprar todos os carros, é preciso investir 472 horas no game, e vencer mais de 6.800 corridas.

Se você tem um smartphone e ainda não testou Real Racing 3, deveria fazê-lo agora! Mas antes, responda nossa pergunta: quais são os games de corrida obrigatórios no celular de um entusiasta?