A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Games Pergunta do dia

Qual é a abertura mais fodástica dos games de corrida e simuladores?

Nesta semana, os fãs de jogos de corrida receberam Forza Horizon 3 como um presente. O game de mundo aberto que te permite dirigir e disputar pegas em qualquer lugar está maior, mais bonito e mais completo do que nunca – e isto inclui até mesmo o filme de abertura – a “intro”, para os íntimos.

A primeira impressão é a que fica, como dizem, e a primeira impressão deixada por FH3 foi das melhores. Seguindo a tendência dos últimos anos, a intro do game também funciona como um tutorial, te ensinando o básico sobre a jogabilidade e, ao mesmo tempo, exaltando a qualidade sonora e gráfica da obra.

O filme principal tem pouco mais de dois minutos de duração e não precisa de mais do que isto para nos deixar de boca aberca. O realismo dos veículos é impressionante (das pessoas, nem tanto, mas tudo bem), seja um avião, o Lamborghini Centenario ou uma típica Ute australiana – no caso, uma FPV Pursuit Ute, versão picape do Ford Falcon equipada com um V8 supercharged de cinco litros e 428 cv. Não adianta: os roncos da série Forza são os melhores.

A transição da intro para o gameplay é muito suave e quase não se percebe a ligeira queda na qualidade dos gráficos de dentro do jogo. Se considerarmos toda a sequência de abertura com tutoriais e a escolha do seu personagem, são 30 minutos de introdução. Dá para ver tudo em vários vídeos que circularam pela internet nos últimos dias, feitos por quem teve acesso à primeira meia hora de jogo antes do lançamento, e a intro foi muito elogiada.

Nesse embalo, queremos saber: qual é a intro de game de corrida mais bacana que você já viu?

Nós temos outra sugestão, que vai agradar mais à galera da velha escola.

Lembro como se fosse ontem o dia em que cheguei em casa com minha cópia de Gran Turismo 2 (não, não era original) e ouvi os primeiros acordes de “My Favourite Game” pela primeira vez, vi todos aqueles carros modelados em 3D (para a época, 1999, absurdamente realistas) correndo na pista e senti um arrepio na espinha. Eu já tinha jogado o primeiro GT, e a evolução em tudo era impressionante. Tinha carros de rali, cara!

A música também merece comentários à parte. “My Favourite Game”, do The Cardigans, foi lançada em 1998 e ilustra muito bem a transição do rock alternativo clássico da década de 1990 para os mais eletrônicos e melhor produzidos anos 2000. Foi o primeiro single do álbum Gran Turismo (sério!) do qual era a oitava faixa.

O clipe, que traz a vocalista Nina Person ao volante de um Cadillac Eldorado 1974 azul e dirige de forma nada responsável por uma estrada no deserto deserto de Mojave, na Califórnia. Dirigido por Jonas Åkerlund, o vídeo tem cinco finais diferentes, e todos podem ser encontrados no Youtube.

É inevitável assistir novamente e não entrar em uma crise nostálgica. E também é impossível ver só uma vez.

Eu tenho amigos que preferem a versão japonesa, com “Moon Over the Castle”, tema clássico de Gran Turismo que recebe um novo arranjo a cada novo título da franquia lançado no Japão. Para nós, ambas as versões são clássicas.

Matérias relacionadas

Ford lança EcoSport sem estepe na traseira, Toyota Yaris ganha versão X-Way, Fiat Argo flagrado em versão “adventure” e mais!

Leonardo Contesini e Dalmo Hernandes

Aircooled porn: conheça todos os detalhes da reconstrução de um boxer Volkswagen

Leonardo Contesini

Este motor home com motor V8 supercharged de 900 cv é o bar mais rápido do mundo

Dalmo Hernandes