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Pergunta do dia

Qual é a picape esportiva mais fodástica já feita?

Em 1932, a esposa de um fazendeiro australiano enviou uma carta à Ford local dizendo que gostaria de ter um carro que fosse capaz de levar a família à missa aos domingos e seus porcos para a venda no mercado na segunda-feira. A resposta da fabricante foi um carro que combinava a cabine de um cupê com a caçamba dos caminhões da época.

Eles ficaram conhecidos como “utes” e a partir dali, as picapes deixariam de ser vistas como ferramentas de trabalho e passaram a ser encaradas também como um carro de passeio para quem precisa de muito espaço de carga. Como ninguém é de ferro, logo começaram a surgir picapes com motorização mais temperada, para quem queria acelerar forte no domingo e transportar cargas na segunda.

Desde então praticamente todos os fabricantes que têm ou tiveram uma picape em sua linha de modelos já teve, ao menos uma vez, uma versão esportiva de seus utilitários — e isso nos leva à pergunta do dia: qual é a picape esportiva mais fodástica já feita?

Como de costume, vamos dar a arrancada inicial e deixar nossa sugestão: a Dodge Ram SRT. Ela é exatamente o que acontece quando você chama os engenheiros de dois esportivos como o Dodge Viper e o Plymouth Prowler e dá a eles a missão de construir uma picape de alto desempenho.

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Construída pela Performance Vehicle Operations (PVO) da DaimlerChrysler, a Dodge Ram SRT foi a realização de uma ideia lançada no distante ano de 1996, quando o mundo era um pouco mais louco do que hoje. Na época, eles criaram um conceito chamado Dodge Ram VTS, e ele usava o motor V10 8.0 do Viper da época combinado com uma caixa manual de seis marchas da Borg-Warner e as rodas de 17 polegadas do Viper GTS. O conceito acabou abandonado até 2003, quando a PVO decidiu fazer algo realmente especial.

Doador e receptor eram os mesmos: a picape Ram e o esportivo Viper, mas todo o resto já era bem diferente de 1996. O motor V10 agora deslocava 8,3 litros e produzia 507 cv de potência a 5.600 rpm e 72,4 mkgf de torque, que era 90% entregue entre 1.600 e 5.600 rpm, com pico em 4.200 rpm. Com isso, se você tivesse a manha para não evaporar a borracha, a aceleração rumo aos 100 km/h levava apenas 4,9 segundos e a velocidade máxima chegava aos 237 km/h.

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Para conseguir essa velocidade máxima mesmo tendo uma dianteira abrutalhada, a Dodge PVO desenvolveu todo o bodykit da picape em túnel de vento, e a suspensão esportiva com amortecedores Bilstein conseguia atingir 0,89 g de aceleração lateral no teste de skidpad — um feito e tanto para um carro de duas toneladas e 1,89 m de altura.

Durante seu período de produção a SRT obteve o recorde de picape mais rápida do planeta, com uma média de velocidade de 248,784 km/h — homologado pelo Guinness.

Logicamente a Dodge Ram SRT não foi a primeira e nem será a última picape esportiva de alto desempenho (até o Brasil já teve a sua). Por isso queremos saber de vocês: qual é a picape esportiva mais legal já feita?

 

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