A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Pergunta do dia

Qual é a sua roda aftermarket favorita?

Há quase três anos, em agosto de 2015, pesquisamos com nossos leitores quais eram suas rodas aftermarket favoritas. O tempo passou, certos modelos foram lançados e outros foram descontinuados, tendências saíram de moda e foram substituídas por novas, e agora a gente acha que é uma boa hora para perguntar de novo: qual é o modelo de roda aftermarket que você mais gosta?

Temos uma sugestão que, se foi atento, você deve ter visto por aqui há pouco tempo: as Image Billet 81. Não se preocupe se não ligar o nome à pessoa, pois aqui vai uma foto:

meninao

O meninão aí em cima é o GD T70 Spyder, carro de corrida moderno feito à moda antiga pela britânica Gardner Douglas Sports Cars, totalmente inspirado no clássico Lola T70 que competiu na CanAm da década de 1970. Este carro, especificamente, foi levado até Nürburgring Nordschleife e cumpriu uma volta no circuito em 7:29, equipado com um V8 Chevrolet small block. Repare nas rodas – elas são fabricadas pela britânica Image Wheels, que há mais de 40 anos produz rodas de liga leve em sua fábrica na cidade de Tipton, no centro-oeste da Inglaterra.

Todas as rodas da Image Wheels são do tipo three-piece, fundidas ou usinadas em billet, e a maioria delas é inspirada no design de rodas de outras marcas. No caso da Billet 81, a inspiração é o Lancia Stratos, clássico esportivo italiano que foi um dos primeiros vencedores do WRC, o Campeonato Mundial de Rali, e teve cerca de 490 exemplares de rua fabricados para fins de homologação. Se liga nas originais, que eram usadas na versão de rali do Grupo 4:

autowp.ru_lancia_stratos_rally_6

Ops, não deu para enxergar muito bem com toda esta lama, não é?

autowp.ru_lancia_stratos_rally_car_21

Agora sim, bem melhor. Mas atenção: as inspiração da Image Wheels para a Billet 81 foi o Stratos de competição. A versão Stradale usava rodas diferentes, e também muito bonitas:

lancia_stratos_hf_8

Pois bem: as rodas do Stratos de rali são conhecidas no United Kingdom como coffin spoke, porque o formato dos seus raios lembra o de um caixão funerário. Meio macabro, sim, mas os brits são chegados neste tipo de coisa. No caso da Billet 81 os raios são bem parecidos, e também são cinco, mas o miolo, o aro e a borda são componentes separados – as rodas do Stratos são formadas por uma peça única.

Mas mesmo sem ser visualmente idênticas, as Image Wheels são bons exemplos onde o termo “réplica” se aplica de verdade: não são imitações ou falsificações, e sim rodas inspiradas em um modelo original. Elas são fabricadas aplicando-se o mesmo rigor técnico das originais, trazem todas as certificações de origem e segurança necessárias e são, inclusive, muito usadas em esportivos de alto desempenho e carros de competição. Na verdade, considerando a evolução que os softwares e materiais trouxeram nas últimas décadas, elas provavelmente são melhores que as usadas no Stratos nos anos 1970 em termos de leveza, precisão das medidas e resistência.

image-wheels-billet-81

Todos os modelos de rodas da Image Wheels são fabricados por encomenda, com medidas que variam entre 10” e 22” de diâmetro e até 16,5” de largura (dependendo da roda), com offset e furação sob medida para cada projeto. No caso das Billet 81, por exemplo, uma roda de 15” com tala 7” sai por £ 311, o que dá cerca de R$ 1.200 em conversão direta – sem considerar os ajustes de furação e offset, que adicionam mai algumas libras ao valor final.

Estas rodas com visual vintage e fabricação three-piece andam populares ultimamente, e ficam especialmente bem em muitos carros, especialmente os fabricados entre as décadas de 1960 e 1980. Por isto, as Billet 81 são nossa sugestão. Mas nós queremos saber a opinião de vocês: qual é a sua roda aftermarket favorita?

Mais uma vez, a ideia é montar uma grande galeria com as mais votadas, e quem sabe até ajudar outros leitores a escolher seu próximo jogo de rodas.Vamos lá?

Matérias relacionadas

Godzilla na Austrália: como o GT-R R32 se tornou o primeiro e único japonês a vencer a Bathurst 1000… duas vezes

Dalmo Hernandes

O incrível Shelby Mustang Terlingua está de volta para comemorar 50 anos do clássico de 1966

Dalmo Hernandes

2º Volks Meet & Drag Racing 2017: veja os aircooleds acelerando forte em Taubaté!

Juliano Barata