A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o circuito de rua mais tenebroso de todos os tempos?

No começo as corridas de carros eram disputadas entre uma cidade e outra, pelas estradas que as ligavam. Então um dia alguém descobriu que as corridas poderiam ser mais atraentes para o público se elas fossem realizadas em circuitos fechados e foi assim que surgiram os primeiros circuitos do mundo, como Brooklands, Indianápolis e os motordromes de madeira dos EUA.

Mas o que você faz quando quer organizar uma corrida e não tem um autódromo pronto para isso? Simples: você cria um circuito de rua. Acontece, que diferentemente dos autódromos, os circuitos de rua não têm áreas de escape adequadas, nem aquele asfalto perfeito e geralmente são bem mais estreitos — o que resulta em ultrapassagens mais difíceis e quase sempre flertando com o risco de acidentes.

É exatamente por isso que os circuitos de rua/estrada tendem a ser bem mais perigosos — especialmente aqueles mais tradicionais e que não sofreram grandes modificações de segurança. E isso nos leva à nossa pergunta do dia: qual é o circuito de rua mais tenebroso do mundo?

grand-prix-de-pau-historique-cooper-t53-c2a9-jeroen-peeters

Como sempre, vamos começar com nossa sugestão: o Circuito de Pau (lê-se Po), na França. Sendo uma cidade com origem medieval, não espere encontrar uma pista formada por largas avenidas e curvas longas ou esquinas como em Cingapura. Nesta comuna do Sul da França as ruas são estreitas e, até os anos 1950 a pista era delineada por árvores, postes e muros.

1951pau_ascari

Zebras? Elas existem, mas não passam de um meio-fio modificado para não ser tão verticalizado (repare nas fotos). Imagine por exemplo um toque de rodas, daqueles em que um carro decola, bem ao lado desse paredão…

formel-3-2014-pau-street-1005

Já mencionamos que ele não tem áreas de escape? Pois é, ele não tem — em nenhuma das variações do traçado —, por isso é melhor escolher um bom lugar para se acidentar. Veja por exemplo o que aconteceu com esse cara:

E como em toda pista estreita e sem áreas de escape, uma batidinha qualquer pode resultar em um acidente imenso com montes de carros:

Agora que já explicamos em detalhes por que o Circuito de Pau é tão perigoso, é a vez de vocês. Queremos saber qual é o circuito de rua (ou estrada) mais tenebroso do mundo em todos os tempos. Vale desde os antigos circuitos que não existem mais até os mais tradicionais e os inventados recentemente.

 

 

Matérias relacionadas

Qual é a combinação mais incrível de carro e modelo de roda?

Leonardo Contesini

Que carro você compraria gastando entre R$ 45 mil e R$ 55 mil?

Dalmo Hernandes

Qual é o carro mais marcante nesses 60 anos de indústria automotiva brasileira?

Dalmo Hernandes