A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o clipe musical com carros mais fodástico que você conhece?

Música é arte para os ouvidos, mas isto não significa que não possam ser transformadas em arte para os olhos em forma de videoclipes. Fica melhor ainda — ao menos na visão do FlatOut — se um clipe musical envolver carros. Por isso queremos saber: quais são os clipes musicais com carros mais fodásticos que você conhece?

A gente vai abrir com pancada: “Show Me How to Live”, do Audioslave. A banda foi um supergrupo ativo entre 2001 e 2007 que juntava o vocalista Chris Cornell, do Soundgarden, e os instrumentistas do Rage Against The Machine e que lançou seu primeiro álbum, autointitulado, em 2002 (sim, há doze anos). “Show Me How To Live” é o terceiro single do álbum, e ganhou um clipe inspirado no clássico “Corrida Contra o Destino” (Vanishing Point, 1971).

Quer dizer, inspirado não é bem o termo: o clipe foi todo feito usando cenas de ação do filme (que podem ser vistas no trailer acima) e cenas dos membros da banda dirigindo um Challenger branco idêntico ao carro de Kowalski.

O trabalho de edição foi primoroso: as cenas em que Chris Cornell, Tom Morello e companhia aparecem dentro do carro foram cuidadosamente mescladas às tomadas originais, e receberam um tratamento para ficar com cara de película — 100% convincente, diga-se.

Quer alguns exemplos? A cena do momento em que o Jaguar E-Type bate no Challenger branco de Kowalski foi aproveitada no clipe, mas editada de modo a parecer que quem estava no carro era a banda. O DJ Supersoul, as perseguições policiais, o Dodge Coronet capotando — todas as cenas de ação e algumas outras que aparecem no clipe vieram do filme. Até mesmo a cena com o Audioslave tocando no deserto foi inspirada no filme — a diferença é que, em Vanishing Point a banda se chama Delaney & Bonnie & Friends, que ficou famosa por lançar o álbum On Tour With Eric Clapton. 

Curiosidade: eles eram um casal que se separou em 1972, acabando com a banda

A produção ficou a cargo de Rick Rubin, famoso produtor especializado em rock, heavy metal e rap. O resultado você confere (ou revê pela milésima vez) abaixo:

Enfim: talvez este seja o clipe que melhor misture música, cinema e carros, e é o ponto de partida perfeito para nossa próxima lista. Queremos saber: quais são os melhores clipes musicais envolvendo carros que você conhece?

Matérias relacionadas

Qual foi o melhor comercial de carro que você já viu?

Dalmo Hernandes

Quais são os carros widebody mais fodásticos já feitos?

Dalmo Hernandes

Qual é o vídeo onboard mais fodástico que você já viu?

Dalmo Hernandes