A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o seu modelo de roda aftermarket  favorito?

Você pode falar em redução de inércia rotativa, o que melhora o desempenho em acelerações, frenagens e aumenta a fidelidade dos pneus ao solo em piso acidentado. Ou defendê-las por uma possível melhoria na capacidade de arrefecimento do sistema de freios. Sem contar, é claro, a possibilidade de se usar pneus mais largos ou discos de freios maiores.

É por tantos benefícios dinâmicos que a maioria dos fabricantes de rodas possui as suas raízes intimamente ligadas ao automobilismo: BBS, Rays, Fondmetal, American Racing, Dunlop, Borrani, Weld, OZ, Enkei – a lista é virtualmente infinita, bem como a variedade de processos de fabricação e materiais utilizados. Embora seja fabricante de carros, a Koenigsegg fabrica suas próprias rodas de fibra de carbono!

Mas no fundo, os argumentos racionais são apenas parte da equação. Quase todo entusiasta escolhe trocar suas rodas originais por um jogo aftermarket para dar o seu toque de personalidade ao veículo – ser leve, resistente e com boa capacidade de arrefecimento são exigências fundamentais, mas se o design não casa com o veículo ou com o gosto pessoal do dono, nada feito. Isso sem falar no aspecto cultural: uma simples mudança de jogo de rodas (e os respectivos pneus) pode transformar um Plymouth ‘Cuda 1970 da estética Drag Racer à Pro Touring em instantes, mesmo com propostas e preparações quase opostas.

cuda70drag cuda70prot

Essa ligação entre as rodas e automóveis é tão forte que nós já fizemos um top focado na combinação entre ambos; mas desta vez, queremos sair do universo OEM (equipamento original de fábrica). Agora queremos montar uma lista limitada apenas a desenhos não-originais de fábrica (ou seja, nada de Fuchs, Orbital, Snowflakes e afins). Valem rodas de todo o mundo (não deixem de postar fabricantes nacionais) e de todas as épocas e culturas automotivas. Para contribuir, escolha o seu modelo favorito, pegue uma bela foto e publique (não esqueça do nome do fabricante e do modelo!) no espaço de comentários– e vote nas que você gostou!

A ideia é montar uma grande galeria com as mais votadas, o que possivelmente irá ajudar outros leitores no momento da compra do próximo jogo para o xodó. Afinal, há tantas opções disponíveis no mercado que muitas vezes não nos damos conta de que pode existir um modelo mais ao seu gosto do que aquela que você tinha eleito.

Vamos lá?

Matérias relacionadas

Quais são os carros widebody mais fodásticos já feitos?

Dalmo Hernandes

Qual é o sedã esportivo mais fodástico já produzido?

Dalmo Hernandes

Qual é o seu piloto favorito do cinema ou da TV?

Dalmo Hernandes