A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o SUV mais incrível já fabricado?

Está lá, no capítulo 3 da Bíblia do Gearhead: “SUVs não são legais, e você não pode gostar deles nem por decreto”. Pode conferir, mas boa sorte procurando um trecho de um livro imaginário que inventamos há 15 segundos.  Porque não há nada no mundo que diz que ser um entusiasta e gostar de utilitários esportivos, os famigerados SUVs (de Sport Utility Vehicle), são duas coisas incompatíveis. Sendo assim, ousamos perguntar: qual é o seu SUV favorito?

Pode confessar, até porque todo mundo tem o seu. A gente aqui no FlatOut tem alguns, também. Um dos nossos favoritos é o Mercedes-Benz Classe G que, veja só, completa 35 anos em 2014!

gclass (4)

O Classe G — de Geländewagen, ou “veículo cross-country”, é um daqueles carros que têm admiradores tão fiéis que podem permanecer essencialmente inalterados por décadas sem causar reclamações. Na verdade, é melhor que carros como o Classe G e seu equivalente britânico, o Land Rover Defender, não mudem radicalmente e apenas tenham sua receita melhorada com o tempo.

gclass (1)

O Classe G foi criado em 1972 depois que o Xá do Irã sugeriu o projeto de um veículo para uso militar à Mercedes-Benz (ele também era um dos maiores acionistas da marca). Sete anos depois era lançada a primeira versão civil que, desde o início, é focada em oferecer um equilíbrio entre conforto, segurança e capacidades fora-de-estrada. O resultado é um utilitário quadrado e robusto por fora, capaz de transpassar qualquer terreno; com um interior luxuoso e aconchegante. O Geländewagen passou por apenas uma grande atualização nestes 35 anos — em 1990, quando o chassi foi todo revisado mas o visual permaneceu praticamente o mesmo. O lado de dentro ganhou mais requinte com couro e detalhes em madeira.

gclass

G-Klasse G 65 AMG

As opções de motorização atuais vão de um V8 de cinco litros, 292 cv e 46,5 mkgf de torque (G500) a um V12 de seis litros biturbo de 612 cv e 102 mkgf de torque, no caso do G 65 AMG. E o que dizer das versões ainda mais extremas, como o G63 AMG 6×6, que tem tração em todas as suas seis rodas e 544 cv e 77,5 mkgf de torque para movê-las graças ao V12 biturbo de 5,5 litros? É o tipo de coisa que adoraríamos dirigir, mesmo que apenas uma vez.

O que queremos dizer é que o Classe G é um dos SUVs que você pode bradar as quatro ventos que curte sem medo algum de ser zoado pelos entusiastas de mente mais fechada — e temos certeza de que existem outros utilitários assim. Qual é o seu favorito?

 

Matérias relacionadas

Quais são os carros mais legais que você pode comprar com R$ 30-35 mil?

Dalmo Hernandes

Escreva uma avaliação dos seus pneus e ajude os leitores do FlatOut!

Juliano Barata

Qual sua opinião mais controversa sobre carros?

Leonardo Contesini