A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual é o trecho mais marcante entre todos os circuitos de corrida?

Quando um autódromo é bom de verdade, cada elemento de seu traçado é recheado de desafio, e cada uma de suas seções exige uma técnica diferente — ao mesmo tempo em que descarrega adrenalina no piloto e proporciona um bom espetáculo para quem assiste. Mesmo assim, sempre há um trecho em especial que se destaca.  Qual é o trecho mais marcante entre todos os circuitos?

De forma previsível, mas temos certeza de que nem um pouco condenável, a sugestão do FlatOut é um trecho daquele que é, possivelmente, o circuito mais icônico do planeta: Nürburgring Nordschleife.

foxhole-ring (1)

O que é melhor do que uma reta para acelerar? Uma sequência de curvas que você pode percorrer de pé cravado, claro! Estamos falando do Fuchsröhre — em inglês, Foxhole, ou “Toca da Raposa”. Diz a lenda que o nome da seção é este porque, durante a construção de Nürburgring, uma raposa se instalou em um dos tubos de drenagem do local. Os trabalhadores envolvidos na obra, então, batizaram aquele trecho de Fuchsröhre. As coisas eram mais simples há 90 anos…

foxhole-ring (4)

O Fuchsröhre começa logo depois da curva Aremberg. São cinco curvas que podem muito bem ser contornadas pisando fundo no acelerador (flat out, como a gente gosta de dizer). Mas não se engane: não é uma tarefa fácil — e por isto é sensacional. Ao sair da Aremberg, você passa por uma ponte. É a “largada”: a partir dali, você mergulha pelo asfalto sinuoso sem reduzir e, dependendo do carro, pode chegar aos 300 km/h.

E é justamente aí que mora o perigo. No fim do mergulho, uma quebra de relevo para cima, no meio de uma curva de alta esquerda, pode acabar com sua festa — como Eau Rouge, só que mais estreita — e talvez você precise aliviar o pé um pouco. Isto pode ser um problema: a aceleração vertical fortíssima te faz se sentir em uma montanha-russa, e chega a ser difícil erguer o pé direito. Para se ter uma ideia, o curso da suspensão é todo consumido quando o carro é pressionado para baixo. Não te deixa empolgado só de ouvir? É por estas e outras que gostamos tanto do Inferno Verde.

foxhole-ring (2)

O Füchsrohre é a nossa sugestão. Agora é com você: qual é o trecho mais marcante entre os circuitos de corrida que você conhece?

[ Fotos: JS Photographicautohabit,  abload.de ]

 

Matérias relacionadas

Quais são os conta-giros mais estilosos e icônicos já feitos?

Dalmo Hernandes

Escreva uma avaliação dos seus pneus e ajude os leitores do FlatOut!

Juliano Barata

Qual é seu game de corrida favorito da era 32-64 bits?

Dalmo Hernandes