A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual foi a melhor cena de cinema envolvendo um carro que você já viu?

Há boas chances de você, leitor do FlatOut, também ser apreciador de filmes — caramba, temos vários posts sobre filmes, carros de filmes e histórias de carros em filmes no site. Mas queremos que você nos diga: qual é a sua cena favorita de cinema que envolva carros?

Como não faltam posts aqui no FlatOut para confirmar, carros são objetos inanimados, mas a relação do homem com eles acaba por permitir uma gigantesca carga emocional guardada em um grande monte de lata (ou na fibra), estofamentos, fluidos e componentes mecânicos. É esta a beleza de curtir carros, e isto pode ser explorado nas telas de várias formas.

ereanol

Mas não estamos falando só de perseguições em alta velocidade, não! A participação dos carros nos filmes não precisa se limitar a elas: há muitos papéis que um carro pode “representar” no enredo de um filme, e há muitas formas de aproveitar o objeto do automóvel em cena: o primeiro encontro do protagonista com um carro, um diálogo crucial no meio do trânsito ou durante uma viagem ou simplesmente a presença forte daquele carro naquela determinada cena.

Quer ver só um exemplo? Esta cena do remake de “60 Segundos” (Gone in 60 Seconds, 2000): Memphis (Nicolas Cage) apresenta o Shelby GT500 Eleanor aos outros membros da quadrilha. Há uma dose de humor, mas também de sentimento. Nem todo mundo acha apropriado quando alguém trata o carro como uma mulher, mas o caso aqui é de unanimidade: Eleanor é uma garota — uma que já deu muita dor de cabeça a Memphis, mas agora eles se reencontram e vão ter que trabalhar juntos. Cage contempla o carro, o acaricia, e diz: “temos um grande dia amanhã”.

Mais tarde no filme, acontece a icônica cena de perseguição, mas o momento mais intenso acontece minutos antes, quando Memphis abre (arromba?) o carro e o liga pela primeira vez em anos:

Infelizmente não encontramos a cena em questão com qualidade melhor do que esta

Não faltam exemplos assim: cenas em que o carro é o elemento principal — e é deles que queremos saber. É claro que perseguições também valem, mas não queremos só elas. Dito isso, pode mandar ver nos comentários e nos dizer: qual é a sua cena de cinema favorita envolvendo um carro?

 

Matérias relacionadas

Quais são as melhores propagandas de automóveis já feitas no Brasil?

Dalmo Hernandes

Quais são os circuitos mais legais que só existem nos games?

Dalmo Hernandes

Qual é o motor de quatro cilindros mais emblemático da história?

Dalmo Hernandes