A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Qual foi a melhor cena de cinema envolvendo um carro que você já viu?

Há boas chances de você, leitor do FlatOut, também ser apreciador de filmes — caramba, temos vários posts sobre filmes, carros de filmes e histórias de carros em filmes no site. Mas queremos que você nos diga: qual é a sua cena favorita de cinema que envolva carros?

Como não faltam posts aqui no FlatOut para confirmar, carros são objetos inanimados, mas a relação do homem com eles acaba por permitir uma gigantesca carga emocional guardada em um grande monte de lata (ou na fibra), estofamentos, fluidos e componentes mecânicos. É esta a beleza de curtir carros, e isto pode ser explorado nas telas de várias formas.

ereanol

Mas não estamos falando só de perseguições em alta velocidade, não! A participação dos carros nos filmes não precisa se limitar a elas: há muitos papéis que um carro pode “representar” no enredo de um filme, e há muitas formas de aproveitar o objeto do automóvel em cena: o primeiro encontro do protagonista com um carro, um diálogo crucial no meio do trânsito ou durante uma viagem ou simplesmente a presença forte daquele carro naquela determinada cena.

Quer ver só um exemplo? Esta cena do remake de “60 Segundos” (Gone in 60 Seconds, 2000): Memphis (Nicolas Cage) apresenta o Shelby GT500 Eleanor aos outros membros da quadrilha. Há uma dose de humor, mas também de sentimento. Nem todo mundo acha apropriado quando alguém trata o carro como uma mulher, mas o caso aqui é de unanimidade: Eleanor é uma garota — uma que já deu muita dor de cabeça a Memphis, mas agora eles se reencontram e vão ter que trabalhar juntos. Cage contempla o carro, o acaricia, e diz: “temos um grande dia amanhã”.

Mais tarde no filme, acontece a icônica cena de perseguição, mas o momento mais intenso acontece minutos antes, quando Memphis abre (arromba?) o carro e o liga pela primeira vez em anos:

Infelizmente não encontramos a cena em questão com qualidade melhor do que esta

Não faltam exemplos assim: cenas em que o carro é o elemento principal — e é deles que queremos saber. É claro que perseguições também valem, mas não queremos só elas. Dito isso, pode mandar ver nos comentários e nos dizer: qual é a sua cena de cinema favorita envolvendo um carro?

 

Matérias relacionadas

Nosso carro de turismo favorito: Maverick-Berta Hollywood

Juliano Barata

Que carro saiu de linha sem deixar sucessor e você gostaria de ver de volta?

Dalmo Hernandes

Qual é o clipe musical com carros mais fodástico que você conhece?

Dalmo Hernandes