A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Pergunta do dia

Qual foi o pior comercial de carro que você já viu?

Há um tempo perguntamos aos leitores qual era o melhor comercial de carro que eles conheciam — e o resultado foi uma bela lista com algumas das melhores propagandas automotivas a passar na TV, dentro e fora do Brasil. Mas e as piores? Elas também não merecem a nossa atenção? É claro que merecem, e é por isso que vamos perguntar agora: qual foi o pior comercial de carro que você já viu?

Temos certeza de que exemplos não faltam, e que muitas vezes os carros em si nem são ruins — o problema é mesmo a propaganda usada. Para ilustrar o que estamos dizendo, vamos lembrar primeiro de um dos comerciais mais legais já feitos:

Wisdom foi a campanha lançada pela Dodge neste ano para comemorar os 100 anos da marca. O vídeo mostra pessoas centenárias (ou quase lá) dando conselhos de vida muito inspiradores e fazendo burnouts ao som de acordes de guitarra distorcidos — uma verdadeira celebração à experiência e à herança dos muscle cars, hoje mais presente do que nunca.

Semanas depois, vimos que o ano de 2014 reservava muitas surpresas agradáveis para os fãs da Mopar: primeiro veio o Challenger SRT Hellcat, o muscle car produzido em série mais potente do mundo com seu V8 supercharged de 6,2 litros e 717 cv. Depois, o Charger Hellcat, um sedã com o motor do muscle car mais potente do mundo. Ambos vieram com campanhas bem legais, com Kickstart My Heart do Motley Crüe servindo de trilha sonora. Não é preciso muito mais que isto para nos convencer a comprar um destes certo?

Aparentemente a Dodge acha que sim, pois sua mais recente campanha para o Hellcat é um vídeo curto, de 15 segundos, que mostra um felino robótico correndo por uma cidade à noite… e só. Sem ronco de motor, sem nada dizendo que se trata de um comercial de carro até os últimos instantes, quando o pequeno aviso aparece na parte inferior da tela e avisa que Dodge e SRT são marcas registradas do grupo Chrysler. E é isto.

Nada contra o robô felino, que é até legal (especialmente se você curte os Transformers e afins) — e, como bem apontou o Jalopnik US, muscle cars e animais combinam, seja a cobra nos Mustang Shelby, a abelha do Dodge Super Bee ou o papa-léguas do Plymouth Road Runner. Só que o felino robô não tem o mesmo carisma, e talvez algo mais parecido com o gato estilizado dos emblemas nas laterais dos Hellcat fosse mais apropriado.

De qualquer forma, alguns comerciais de carro são ruins mesmo que o carro não seja. Talvez a mensagem não seja muito bem transmitida, ou a ideia do comercial seja ruim. Talvez o comercial seja mal feito ou extremamente irritante, ou talvez simplesmente não seja muito bom em convencer-nos a comprar o carro. Assim, queremos saber: qual é o pior comercial de carro que você já viu?

 

Matérias relacionadas

Qual é o trecho mais marcante entre todos os circuitos de corrida?

Dalmo Hernandes

Chrysler Phaeton: o conceito com dois para-brisas e motor V12 que só acelerou em Gran Turismo 2

Dalmo Hernandes

Os quatro Takumi: os mecânicos responsáveis pelo motor do Nissan GT-R

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados