A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Quantos pneus a Fórmula 1 gasta por temporada e outros dados impressionantes

Há uma boa razão para que a Fórmula 1 seja um dos esportes mais caros do planeta: você não acredita na quantidade de paradas, trocas de pneu, ultrapassagens, e na distância percorrida por todos os carros ao longo de todo um ano de corridas e treinos.

Seguindo como uma das equipes mais descoladas da Fórmula 1 (perdendo só para a Lotus com suas ações engraçadinhas para as redes sociais) a Red Bull Racing preparou este infográfico que nos dá várias informações bacanas, especialmente para quem curte estatísticas superlativas.

2013 Formula One Season Statistics_Infographics

Os pneus, por exemplo. Há algumas semanas nosso editor-chefe Juliano Barata deu um pulo nos boxes da Caterham em Interlagos, e nos contou os preços dos pneus: cada jogo de pneus custa US$ 25 mil (R$ 60 mil). Como cada piloto tem direito a oito jogos de pneus por prova, entre compostos para pista seca, intermediários e de chuva, lá se vão US$ 200 mil (R$ 480 mil) por prova.

620caterham2013inter-23

O infográfico da Red Bull mostra que são gastos 33.200 pneus por temporada, por todas as equipes. Ou seja: só o gasto com pneus corresponde a US$ 207.500.000 — ou mais de R$ 490 milhões! Nem o prêmio da Mega-Sena da Virada cobriria a despesa, é mole?

Outros dados interessantes: a velocidade mais alta registrada em 2013 foi atingida em Monza — 341 km/h. Mas a pista com maior média de velocidade foi o Hungaroring, com uma média de 257 km/h.

Aquele bonequinho ali na imagem é Sebastian Vettel (jura?), que foi o campeão de 2013 (é mesmo?), acumulando quatro títulos e se tornando o mais jovem tetracampeão da história da F1. A Red Bull ficou com o título do campeonato de construtores pela quarta vez consecutiva. Será que eles teriam feito este infográfico caso não tivessem tido tanto sucesso neste ano?

Matérias relacionadas

FlatOut Brasil, 3º aniversário: da sombra para a luz, graças a você!

Juliano Barata

Light Weight Specials: as versões de baixo peso mais legais de todos os tempos – Parte 2

Dalmo Hernandes

Jay Leno mostra em detalhes o motor do seu McLaren F1

Leonardo Contesini