A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
FlatOut Zero a 300

Quatro anos de FlatOut: muito, muito obrigado – e se prepare para o que iremos trazer em 2018!

Caro FlatOut, hoje você completa quatro anos de existência. Ei, foram as velas que nossa antiga casa, o Jalopnik Brasil, nunca pôde soprar. Para nós, é um rito de passagem sutil, mas de forte significado. Diferentemente do Jalop – uma marca internacional que veio ao país dentro de um grupo de mídia com forte capital –, o FlatOut é algo que foi edificado literalmente do zero. Você, querido leitor, que nos acompanha desde o início, sabe melhor do que ninguém.

Nascemos e crescemos de força própria, sem editora, companhia ou investidores nos escorando, sem nada como fundação senão nosso entusiasmo de viver e de contar histórias, detalhar técnicas e lançamentos, não se conformar com o padrão vigente do jornalismo automotivo. Porque ele não servia para aquilo que gostamos de consumir: algo feito para quem vive a cultura automotiva em seus diversos nichos. Algo feito para você, entusiasta. Porque nós somos os caras dos encontros de posto, também.

10-2017-Osvaldo-Lopes (1)2

Este ano foi um rito de passagem também por causa das dificuldades. Se 2016 foi um ano terrível, no balanço da equação 2017 foi pior, pois no ano passado muitas empresas queimaram a gordura que tinham – e com qual oxigênio se passaria este ano? Foi uma travessia do deserto que trouxe incontáveis baixas no empresariado. As equipes de grandes publicações e editoras estão muito menores, revistas estão finas como catálogos, diversos sites fecharam, e se por algum momento você pensou que a salvação é o YouTube, sinto lhe dizer que as aparências enganam: hoje ninguém está fechando bem as contas.

Enquanto ninguém desbravou a solução dessa equação, o dinheiro jorra ao Google e Facebook. O resto se alimenta com migalhas, arrotando caviar ou não.

09-2017-Felipe

Tudo isso aflorou dúvidas existenciais em todo o setor do jornalismo. Nós… bem, “If in doubt, flat out!”. Continuamos acelerando, talvez por teimosia em continuar existindo, talvez por enxergar uma pequena luz no fim do túnel, talvez por não conseguirmos enxergar nossa vida sem essa causa que defendemos.

A marca FlatOut é maior que nós, porque ela representa mais do que nossa equipe e nosso conteúdo: representa a relação que vocês possuem com seus carros, com seus project cars dos sonhos, com as amizades que nasceram aqui e foram parar no mundo real, com as decisões de seguir determinadas carreiras baseadas no que inspiramos, até mesmo com sites e canais que nasceram por nos virem como inspiração. Caras, não tem coisa melhor de ouvir que estar num evento ou num encontro e ouvir numa roda de entusiastas logo ao lado “vocês viram aquela matéria do FlatOut sobre…”!

11-2017-z8

 

Full circle, full throttle!

Por tudo isso, aceleramos fundo sim, mesmo neste ano tão complicado…

Então este foi o ano em que nasceu o FlatOut Midnight (episódio novo aí em cima!), um dos projetos mais arrojados que já criamos. Voltado para o formato de vídeo, sempre à noite, sempre raiz, com todo tipo de carro e entusiasta. Embora o Midnight tenha uma tendência a mostrar carros preparados (de todas as épocas) por sua inspiração underground, vocês verão diversos placas preta por aqui. Inclusive alguns muito antigos. Se você ainda não é assinante do nosso canal, clique aqui e faça isso agora mesmo – e aproveite para clicar no sininho para receber as notificações de quando os novos episódios do FlatOut Midnight forem publicados. É importante para nós.

flatcaverna-ensaio-3 flatcaverna-ensaio-21

2017 também foi o ano em que o FlatOut Official Gear, nossa loja com nossos produtos de criação própria, finalmente nasceu. É um dos pedidos mais antigos de vocês e a coisa mais vital para o FlatOut continuar respirando neste momento. Entraves burocráticos e contábeis, caça dos melhores fornecedores, designers, incontáveis desafios de TI: tudo isso custou quase um ano e meio de atraso. O site está de pé hoje porque vocês estão comprando os produtos – muito, mas muito obrigado!

18268493_643324225877860_8617402316875492758_n

Este também foi o ano em que nasceu o nosso projeto-irmão, o GT40, O Classificado dos Entusiastas. É um projeto que consideramos de extrema importância e que está cada vez mais conhecido. É uma plataforma absurdamente moderna, que foi feita toda do zero e que têm trazido resultados para os anunciantes. Estamos bem contentes com o caminho do GT.

11-2017-z9

Quando olhamos o ano em retrospectiva, vimos quantos desafios resolvemos e quantas dificuldades superamos. E estamos aqui, graças a vocês! Apesar de não termos feito tudo o que gostaríamos, há uma sensação de ter fechado o círculo das promessas mais importantes que fizemos a vocês: hoje o FlatOut tem fórum (ainda que simples), tem loja, realizamos um grande encontro épico em 2016, estamos fazendo umas produções de vídeo muito legais. E 2018 tem muito mais.

 

E o futuro?

Nós continuaremos acelerando: de forma geral, 2018 será o ano em que investiremos em mais produções em vídeo. Mais testes, mais entrevistas, mais episódios do FlatOut Midnight por mês, mais FlatOut Driving Academy! Mais… What? Driving Academy?

fodrivingacademy-naotemteasernonomedoarquivorsrsrs

Essa é novidade mesmo, galera. Vocês sempre lembram com nostalgia das matérias sobre técnicas de pilotagem que eu fazia no Jalopnik. O motivo de termos aliviado esse tipo de conteúdo no FlatOut até então é porque tudo tem a hora e lugar certo para acontecer. E o momento será 2018. Será algo sem precedentes. Nós iremos cavar fundo. Como apaixonado por dinâmica automotiva e técnicas de pilotagem, eu pessoalmente encaro o Driving Academy como o grande legado que quero deixar aos entusiastas. Vai custar uma grana que não temos e teremos de transformar os dias em 30 horas para fazer acontecer. Mas estamos determinados a fazer da melhor maneira possível! Novidades em breve, pessoal!

10-2017-Henrique-Antunes-01

Outra coisa que tomará curso em 2018 é o redesign completo do site. Sentimos que o FlatOut está datado especialmente no layout desktop, com fotos pequenas, menu antiquado, uma home funcional mas até injusta por esconder todas as novas frentes que temos feito, por exemplo o próprio canal do YouTube. A palavra redesign não explica tudo, pois haverá um trabalho de infraestrutura anterior ao primeiro rabisco do redesign que será feito para deixar nossa infra e nosso banco de dados mais eficaz.

flatout-sunset-meet-cobertura-abre

E claro!! Obviamente, em 2018 teremos o evento do FlatOut (clique acima para ver como foi a primeira edição). É provável que a gente tenha mais de um, até para compensar a falta do nosso encontro deste ano. Pedimos desculpas por isso: o lançamento da loja, criação de novas coleções e acompanhamento de fornecedores nos tomou todo o tempo que tínhamos, pois tudo era (ainda é) novidade para a gente. Fiquem antenados, porque estaremos juntos de novo logo mais!

11-2017-z3

E gostaria de agradecer a todos os que compraram e seguem comprando adesivos e camisetas no FlatOut Official Gear. Caras, não é uma ajudinha, é o nosso oxigênio. O site está no ar por causa do investimento de vocês. Contudo, a gente já sabia que o fluxo de compras não seria linear e que isso seria um problema, porque as despesas são lineares e até crescentes. O crowdfunding voltará em 2018, porque precisamos muito dele para tirar as contas de infraestrutura do caminho, ainda mais com os investimentos de vídeo e redesign que faremos.

Por fim, fica o nosso agradecimento pelo carinho e pela audiência, especialmente aos leitores mais fiéis e compreensivos. Sabemos que estamos divulgando em peso o GT40 e a loja do FlatOut e que isso talvez incomode um pouco, mas sabemos que vocês possuem o conhecimento da importância disso para nossa própria existência. Nós temos sentido uma melhora na área de comentários, especialmente depois que adotamos de forma mais rígida uma política efetiva de tolerância zero com trolls, haters e afins. O ban hammer cantou! No saldo, estão ficando só os bons, e não poderia haver coisa melhor pra começarmos 2018.

maverick-gt-flatout-midnight-7

Porque 2018 será o ano do FlatOut. Será o ano em que, mais do que nunca, faremos mais e melhor, mas ao mesmo tempo, nunca estaremos tão próximos do espírito raiz de 2013 quanto no ano que vem. Nos aguarde, porque já estamos aquecendo os motores.

Um grande abraço e muito obrigado!

 

As fotos de carros deste post (exceto a última, feita por nós) são todas feitas pelos nossos leitores ostentando os seus adesivos em seus carros. Muito obrigado!

Matérias relacionadas

Ford confirma produção do Focus RS, Top Gear lança teaser do especial na Argentina, Nissan anuncia recall de 35 mil unidades no Brasil e mais!

Leonardo Contesini

Autoridades querem limitar o Waze, os 90 anos da GM no Brasil, uma nova versão do Pagani Zonda e mais!

Leonardo Contesini

Type R: uma retrospectiva dos esportivos mais nervosos da Honda

Dalmo Hernandes