A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Zero a 300

Que tal um belo conversível italiano de tração traseira? Este Alfa Romeo Spider 2000 1972 está à venda!

Uma maneira fácil de encontrar um roadster de tração traseira no Brasil é procurar por um Puma VW: lançado em 1971 como Puma GTS, o fora-de-série com mecânica Volks a ar foi fabricado até os anos 90 e, com sorte, pode ser encontrado por um preço acessível – embora os melhores exemplares já passem tranquilamente dos R$ 50.000.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

A verdade é que o Puma com mecânica Volks é um carro muito bonito (especialmente os exemplares fabricados até 1976, com as lanternas traseiras do VW TL) e de manutenção descomplicada, mas não é exatamente rápido com o motor boxer 1600. E seu comportamento dinâmico nas curvas não é o que se espera de um roadster esportivo – na verdade a suspensão por braços oscilantes chega a ser contra-indicada para uma condução mais esperta, dada sua tendência de tornar a cambagem positiva demais nas curvas, podendo causar até um tombamento.

O Puma é um carro para curtir tranquilo, ouvindo o ronco gostoso do motor aircooled e, no caso do conversível, ao ar livre. É claro que, com algumas melhorias, o Puma pode se tornar um carro bem divertido e consideravelmente melhor nas curvas – especialmente se as melhorias envolverem um motor 2300 e a suspensão da Variant II. Mas e se a sua ideia for um conversível clássico de tração traseira que já seja um bom esportivo direto da caixa?

Bem, se você está disposto a investir um pouco mais, nosso Achado meio Perdido de hoje pode ser a solução: um Alfa Romeo Spider 2000 1972, bem conservado e com preço interessante, anunciado no GT40.

img_206264_4_ccaf263a-1fce-46c4-b9db-e9b0153af532

O Alfa Romeo Spider foi lançado em 1966 e foi fabricado até 19934 passando por quase 30 anos de carreira com alterações estéticas relativamente simples e melhorias incrementais na mecânica. A essência foi mantida com sucesso por todo este tempo: um roadster leve, com motor dianteiro, tração traseira, baixo peso e excelente dinâmica. Além disso, era um carro até que moderno para seu tempo, com construção monobloco e  zonas de absorção de impacto incorporadas à estrutura. Sem falar no desenho belíssimo de Battista Pininfarina, especialmente na primeira série (fabricada entre 1966 e 1969), conhecida como osso di sepia por causa do formato da traseira – que de fato lembrava a carapaça interna de uma sépia, molusco aquático que tem parentesco com os polvos e lulas. Em 1970 foram adotados para-choques maiores e uma traseira diferente, com a face reta, que ficou conhecida como kamm back.

img_206268_4_ccaf263a-1fce-46c4-b9db-e9b0153af532

Ao longo de toda a produção os motores utilizados foram variações do Alfa Romeo Twin Cam, com comando duplo no cabeçote e deslocamento que variava entre 1,3 litro e dois litros e potência entre 89 e 132 cv. E um detalhe interessante é que, tendo saído de linha em 1994, ele foi o último modelo da Alfa com tração traseira a deixar a linha de produção (mas não o último com transeixo – este foi o Alfa Romeo 75, produzido até 1992).

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Alfa Romeo Spider 2000 Veloce fabricado em 1972. Isto significa que o seu motor é justamente o 2.0 de 132 cv, que também tem 18,1 mkgf de torque. Em um roadster de 1.025 kg, era o bastante para ir de zero a 100 km/h na casa dos oito segundos, com velocidade máxima próxima dos 200 km/h. em um carro de 46 anos!

img_206284_4_ccaf263a-1fce-46c4-b9db-e9b0153af532

O exemplar anunciado no GT40, de acordo com o vendedor, é um carro bem conservado. Segundo ele, o carro já passou por uma restauração a certa altura, mas isto já faz alguns anos. Dito isto, o carro está bem conservado, com pintura em bom estado e parte interna íntegra, com todos os acabamentos originais no lugar – embora existam chances de os revestimentos internos já terem sido refeitos em algum momento.

img_206276_4_ccaf263a-1fce-46c4-b9db-e9b0153af532 img_206272_4_ccaf263a-1fce-46c4-b9db-e9b0153af532

O anunciante diz também que o conjunto mecânico do carro está em ordem e que tudo funciona bem – motor, câmbio, suspensão, freios e elétrica. No entanto, se tratando de um carro antigo (ainda mais um Alfa Romeo antigo), nunca é má ideia fazer um check-up geral antes de sair dirigindo. Por outro lado, o Alfa é estruturalmente íntegro e está na configuração original de fábrica, sem alterações estéticas ou mecânicas.

img_206260_4_ccaf263a-1fce-46c4-b9db-e9b0153af532 img_206280_4_ccaf263a-1fce-46c4-b9db-e9b0153af532

O valor está bem interessante, consideravelmente mais baixo que a média do mercado. Isto não quer dizer que seja um carro barato mas, considerando o pedigree comprovadíssimo do Alfa Romeo Spider, pode ser uma opção interessante para quem busca prazer ao dirigir.

Se você ficou interessado, basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Peugeot 2008 começa a ser feito no Brasil, o “recall” da LaFerrari, episódios adiados de Top Gear devem ser exibidos e mais!

Leonardo Contesini

É assim que se vende um Suzuki Vitara do jeito certo

Dalmo Hernandes

Os carros de R$ 25.000 a R$ 30.000 mais legais anunciados no GT40

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados