Que tal um Citroën Xsara VTS preparado com mais de 200 cv na sua garagem? Este aqui está à venda

Dalmo Hernandes 14 janeiro, 2018 0
Que tal um Citroën Xsara VTS preparado com mais de 200 cv na sua garagem? Este aqui está à venda

O Citroën Xsara começou a ser vendido no Brasil em 1998, sucedendo o hatchback ZX, e logo caiu nas graças dos entusiastas pelos mesmos motivos: uma bela carroceria, motores potentes e ótima dirigibilidade – especialmente na versão esportiva VTS, com o já consagrado motor 2.0 de 167 cv. E é justamente um Xsara VTS nosso Achado meio Perdido de hoje, anunciado no GT40. Vamos conhecê-lo melhor agora!

O motor do ZX e do Xsara é o 2.0 da família XU, com comando duplo no cabeçote. Se você é fã dos carros franceses, certamente reconheceu a sigla: o lendário Peugeot 205 GTI usava uma versão chamada XU5, com 1,6 litro (diâmetro x curso de 83×73 mm) de deslocamento, comando simples no cabeçote, carburador de corpo duplo e 105 cv. Havia também versões com carburador de corpo simples, menos potentes, usadas em modelos como o 205 “comum” e o Citroën BX.

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No caso do Xsara (e do ZX), o motor era o XU10. Com comando duplo no cabeçote, injeção eletrônica e deslocamento ampliado para dois litros (graças ao diâmetro x curso de 86×86 mm), entregava seus 167 cv a 6.500 rpm, com 20,1 mkgf de torque. Era o bastante para levar o VTS de zero a 100 km/h em 6,9 segundos, com velocidade máxima de 225 km/h.

E mais: com o eixo traseiro autodirecional (dotado de buchas especiais que permitiam um pequeno ângulo de esterçamento às rodas traseiras) e suspensão bem acertada, com sistema McPherson na dianteira e braços semi-arrastados com barra de torção atrás, o Xsara VTS tinha excelente comportamento dinâmico para um esportivo de tração dianteira.

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O Citroën Xsara VTS que pescamos no GT40 aparenta excelente estado de conservação aos 145.000 km rodados, de acordo com o proprietário Paulo, que comprou o carro em 2014. É seu segundo Xsara VTS (os fãs da PSA costumam mesmo repetir a dose), e um dos fatores decisivos para a compra foi a cor amarelo Helios com um acabamento perolizado quase dourado. Era uma das cores especiais do Xsara VTS, e ficou famosa pela campanha europeia com a bela modelo alemã Claudia Schiffer.

Paulo conta que o VTS pertencia a um amigo havia mais de dez anos e que o mesmo sempre teve muito zelo pelo carro. De fato, as fotos mostram um automóvel íntegro para um carro fabricado em 1998, com a pintura mais que apresentável (com algumas marcas do tempo, algo normal em um carro de vinte anos que não passou a vida toda na garagem) e o interior com ótima aparência. No entanto, o que realmente chama a atenção no carro é a preparação mecânica, realizada pouco depois da compra.

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O motor XU10 continua naturalmente aspirado, mas teve o fluxo do cabeçote preparado com comandos Kent Cams PT81 e um novo corpo de borboleta. Além disso ganhou um novo coletor de admissão, novos pistões da Wossner e válvulas Supertech.

Além disso, todas as juntas e retentores, além da polia do virabrequim, bronzinas, casquilhos, bomba d’água, correias e rolamentos, foram substituídos por peças novas e originais durante a preparação. Acertado com Unichip para queimar etanol, o motor agora entrega 208 cv, aferidos no dinamômetro.

O proprietário ainda afirma que o carro está com a manutenção toda em dia, incluindo o eixo traseiro autodirecional, que ganhou novas buchas e funciona perfeitamente. A suspensão recebeu amortecedores Koni e molas esportivas Eibach.

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Paulo já comprou corpos de borboleta individuais para o coletor de admissão, mas conta que desistiu da ideia por não encontrar profissionais capacitados para fazer o acerto. No mais, diz que precisa vender o VTS para liberar espaço na garagem, que logo receberá outro carro modificado.

Se você ficou interessado, clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do dono, que pode esclarecer quaisquer dúvidas.

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