A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Que tal um Passat TS 1979 íntegro e muito original? Este aqui está à venda!

Não é absurdo dizer que a maioria dos esportivos vendidos no Brasil usa tração dianteira. Houve belas exceções, como o Opala SS, o Maverick GT e, claro, os fora-de-série da Puma, Miura e Santa Matilde. No entanto, foram os modelos de tração dianteira que mais ganharam mais versões esportivas por aqui. E um dos primeiros foi o Volkswagen Passat, que em 1976 recebeu a versão esportiva TS (de Touring Sport), dois anos depois do lançamento.

Na época, o Passat era o mais avançado Volkswagen oferecido no planeta: o primeiro carro de passeio inteiramente concebido pelo Grupo VW (o projeto era oriundo do Audi 80, lançado em 1972) a ter motor dianteiro (ainda montado na longitudinal), tração dianteira, construção monobloco e design de Giorgetto Giugiaro. Bem acertado dinamicamente, só precisava de um motor mais forte que o 1.5 8v de 65 cv empregado originalmente. E foi exatamente isto o que o Passat TS ganhou, como já detalhamos neste post.

img_76940_4_071909c1-117d-4883-a2bc-f28e53531f0d

O exemplar que garimpamos no GT40.com.br é um 1979 – ou seja, em vez do clássico visual com quatro faróis circulares e para-choques finos, este Passat TS tem faróis retangulares (com as luzes de direção ao lado dos mesmos) e para-choques mais imponentes. No entanto, é equipado com o mesmo motor 1.6 de 80 cv a 5.600 rpm e 13,3 mkgf a 3.600 rpm acoplado a um câmbio manual de quatro marchas com a segunda e a quarta marchas eram mais longas que nos demais Passat.

img_76948_4_071909c1-117d-4883-a2bc-f28e53531f0d

O carro pertence a Rafael da Matta, de Vespasiano/MG. Ele diz que comprou o carro no fim de 2016, e que o mesmo estava com o dono anterior havia já algumas décadas – do avô para o pai, do pai para o neto – e era utilizado com certa frequência. Logo após a compra, Rafael fez uma revisão completa, incluindo motor, suspensão e elétrica e trocou todos os componentes necessários por peças originais VW. Também trocou fluidos e os quatro pneus. O carro tem alto nível de originalidade e placa preta com certificado da Federação Brasileira de Veículos Antigos.

img_76956_4_071909c1-117d-4883-a2bc-f28e53531f0d

img_76952_4_071909c1-117d-4883-a2bc-f28e53531f0d img_76964_4_071909c1-117d-4883-a2bc-f28e53531f0d

A carroceria recebeu um banho de tinta no tom exato, Verde Mantiqueira com a faixa preta na base dos vidros, e o revestimento do interior foi todo refeito no padrão original, de tecido aveludado marrom, que havia sido trocado pelo dono anterior. As lentes das setas e as lanternas traseiras são novos, pois os originais estavam desgastados. Há alguns detalhes a resolver: há uma trinca no painel, como pode-se ver nas fotos (ocorrência comum nos Volkswagen dos anos 1970 e 1980), e o conta-giros funciona, porém apresenta um pouco de oscilação – é preciso trocar a placa de circuito por uma original da época.

img_76936_4_071909c1-117d-4883-a2bc-f28e53531f0d img_76944_4_071909c1-117d-4883-a2bc-f28e53531f0d

Rafael diz que o tabelier pode ser restaurado, e que o serviço foi orçado em algo entre R$ 600 e R$ 800. Ele diz que encontrar um painel inteiro é um pouco mais complicado, pois as peças na cor marrom são mais raras. Uma alternativa seria comprar um painel preto e pintá-lo de marrom, visto que na restauração o painel original seria pintado inevitavelmente.

Apesar destes detalhes, nos parece um carro muito íntegro e bem cuidado. Se você concorda e quer saber mais, pode acessar o anúncio e pegar os contatos do dono!

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Três em um: um Honda Accord perua com tração traseira, motor de Skyline e suspensão de 240SX

Dalmo Hernandes

Fiat revela todos os preços e versões do Cronos, Volvo apresenta nova geração da perua V60, Ferrari e Mercedes revelam seus carros de F1 para 2018 e mais!

Leonardo Contesini

Novo Mini Countryman chega ao Brasil em abril, Alpina lança sua versão do BMW M5 (com tração integral e 610 cv!), Audi apresenta conceito do Q8 e mais!

Leonardo Contesini