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Achados meio perdidos Zero a 300

Que tal um Renault Clio com motor 2.0 e suspensão preparada? Este aqui está à venda

O Renault Clio de segunda geração, vendido no Brasil entre 1996 e 2016, tem nas versões da metade dos anos 2000 sua melhor safra – ao menos na percepção dos entusiastas. Foi nesta época que a Renault adotou o motor 1.6 16v de 115 cv, dando ao hatchback de tração dianteira, que já tinha dinâmica exemplar para a categoria, um bem-vindo sopro de potência.

Mas sabe o que nós, brasileiros, não tivemos? O Renault Clio com motor 2.0, que ficou só na Europa. Contudo, é possível fazer seu próprio Clio 2.0, como o Achado meio Perdido de hoje, anunciado no GT40, mostra.

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O Clio RS, ou Clio RenaultSport, foi lançado em 1998 e tinha uma versão de 172 cv do motor 2.0 F4R – por isso, no Reino Unido ele era vendido como Clio Sport 172. Com duplo comando de válvulas no cabeçote de alumínio, excelente fluxo, bloco de ferro fundido e injeção multiponto, o F4R tem um projeto muito eficiente e aceita muito bem receitas de preparação aspiradas ou turbinadas. Além das versões RenaultSport do Clio, ele também aparece no Mégane RS Trophy 275 (na variante F4Rt) e no Sandero RS – neste último, com 150 cv.

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Hoje em dia esta receita de swap é relativamente comum entre os donos de Clio que buscam potência extra, mas até pouco mais de dez anos atrás ninguém ainda havia feito esta “cirurgia” no Brasil. O primeiro a fazê-lo por aqui foi o especialista em Renault Bruno Ordones, que colocou um 2.0 F4R em um Clio 1.0 entre 2007 e 2008. Você pode ler um pouco desta história aqui.

Voltando, porém, ao nosso Achado meio Perdido de hoje. O carro pertence a Jan Carlo, conhecido como “Dicckie”, que mora em Curitiba/PR. Ele conta que comprou o Clio no ano passado das mãos do dono anterior, Thiago Medvid, que também foi o responsável pelo swap para 2.0. A foto abaixo foi tirada em 2013, quando o carro ainda estava nas mãos de Thiago.

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Jan Carlo conta que, quando pegou o Clio, o mesmo estava equipado com uma injeção programável MegaSquirt com acerto para gasolina, rendendo cerca de 170 cv. Pouco depois, porém, um dos retentores de válvula estourou, e a válvula foi parar dentro do cilindro. Ou seja: o motor precisou ser todo refeito, com retífica completa de bloco e cabeçote. O motor agora tem bielas do Fluence GT, pistões de Duster para aumentar a taxa de compressão (11,3:1) e o cabeçote do Clio RS 172, completo com coletor de admissão e comandos Cat Cams com a mesma graduação do hot hatch francês. Por questões de confiabilidade e acerto, a injeção MegaSquirt foi trocada pelo sistema original do Renault Mégane Scénic, que também era equipado com o motor 2.0 F4R. Os injetores são os mesmos da Renault Duster.

Aproveitando a oportunidade, Jan fez outras modificações no carro: a bateria foi relocada para o porta-malas, melhorando a distribuição de peso; a suspensão recebeu amortecedores Fênix retrabalhados, molas mais firmes e novas buchas; parafusos de ajuste de cambagem Eibach foram instalados e os freios receberam pinças e discos do Renault Scénic, com 280 mm de diâmetro. Esteticamente, o carro tem a grade dianteira da versão Sport 172, para-choques e frisos pintados na cor do carro (originalmente as peças tem insertos em preto), aerofólio do Clio 182 europeu com brake-light e lavador do vidro traseiro. Por dentro, há detalhes em alumínio escovado no painel.

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Jan Carlo observa que o carro ainda precisa de alguns serviços para que o motor renda como deve. Segundo ele, com a injeção original Renault, a potência atual é de cerca de 130 cv. O plano era instalar uma injeção programável FuelTech ou similar, trocar os injetores e acertar o sistema. No entanto, como precisa de outro carro para uso diário, Jan Carlo colocou o Clio à venda. Ele diz que estuda trocas e propostas.

Se você ficou interessado em assumir para si a responsabilidade de transformar este Clio em um foguete, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do dono.

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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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