A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Quer um VW Golf Mk3 bem conservado e pouco rodado? Então dá uma olhada no Achado de hoje

Nos últimos anos,  um carro que ficou bem mais difícil de se encontrar em bom estado por um preço justo foi o Golf de terceira geração, famoso Mk3. Importado inicialmente do México e depois, da Alemanha, o Golf Mk3 foi o primeiro hatch médio da Volks no Brasil. Ainda que não tivesse motores muito potentes, vendeu razoavelmente bem por seu visual atraente, bom espaço interno e dirigibilidade.

Nos últimos anos a cena de entusiastas, fãs e proprietários dos modelos do grupo VW cresceu bastante em popularidade — encontros que acontecem há décadas, como o Wörthersee, deixaram de ser conhecidos apenas por seus visitantes e membros de fórums especializados para aparecer nas páginas de revistas e sites do mainstream, fomentando a cena VW como uma das grandes tribos da cultura automotiva.

golf-mk3-achado (1)

Com isto, foi questão de tempo até que outras cenas relacionadas também caíssem no gosto da galera — a customização ao estilo europeu (também chamada eurolook) e o stance, por exemplo. Mas isto é assunto para outro dia: o que importa é que a procura pelo Golf de terceira geração aumentou bastante nos últimos anos, o que acabou reduzindo bastante a demanda.

O hatch começou a ser importado do México em 1994 na versão GTI, com um motor 2.0 bastante parecido com o nosso AP, com injeção eletrônica e 114 cv. No ano seguinte, passaram a ser importadas as versões GLX, de quatro portas, com o mesmo motor do GTI e também vinda do México; e a básica GL, vinda da Alemanha com motor 1.8 com injeção monoponto e 90 cv. Em 1996, o Golf GL passou a vir do México, com injeção multiponto e 96 cv.

golf-mk3-achado (5)

Naturalmente, a versão mais procurada é a GTI, por causa da carroceria de duas portas e do visual esportivo, com lanternas escurecidas, teto solar e bancos de maior apoio. Mas todas as versões hoje são difíceis de encontrar em bom estado — e, quando o são, acabam custando bem mais na prática do que o valor de tabela.

É isto o que torna nosso Achado Meio Perdido de hoje bem interessante, se você procura um Golf Mk3 há algum tempo: trata-se de um Golf GL 1997, ou seja, um modelo mexicano, com injeção multiponto e 96 cv. Tudo indica que o hodômetro diz a verdade ao exibir 79.000 km. O carro está há 200 km de Porto Alegre/RS.

golf-mk3-achado (4)

De acordo com o vendedor, André Jacquillat, o carro foi comprado zero-quilômetro em 1997 e, desde então, jamais deixou a mesma família — pela qual sempre foi muito bem tratado. O carro passou os últimos cinco ou seis anos parado, depois que o proprietário faleceu.

Apesar de ser um exemplar da versão mais simples do Mk3 vendida no Brasil, com bancos de tecido e motor menor, o Golf em questão ainda tem vidros e travas elétricas nas quatro portas, ar-condicionado e direção hidráulica — tudo em ordem. O interior, aliás, mostra-se muito bem conservado ao longo dos anos, com todos os itens de acabamento no lugar e bem poucos sinais de desgaste natural.

golf-mk3-achado (14) golf-mk3-achado (12) golf-mk3-achado (9)

Do lado de fora, a situação é praticamente idêntica. De acordo com o anunciante a pintura é 100% original e jamais foi realizado retoque algum. A aparência no geral é boa, mas é evidente que um belo polimento faria muito bem ao aspecto do carro. Com as rodas, é a mesma coisa: as famosas “bananinhas” de 14 polegadas jamais foram restauradas e apresentam algumas marcas nas bordas, mas nada que um bom trabalho de recuperação especializado não resolva. Os demais componentes, como faróis, lanternas e emblemas, são todos originais.

golf-mk3-achado (11)

O robusto motor VW está funcionando a contento, bem como a caixa manual de cinco marchas. O vendedor afirma que há pouco tempo o carro passou por uma boa revisão mecânica e elétrica, certificando-se de que radiador, suspensão e demais componentes estejam funcionando a contento. Os pneus são de meia vida, e o estepe ainda é original (rodou poucas vezes, e recomenda-se a troca).

golf-mk3-achado (7)

O valor pedido é mais alto do que a média da versão, ou talvez até para qualquer carro similar fabricado na mesma época: R$ 14,5 mil. Dito isto, não se acha, por exemplo, um GTI por muito menos do que isto — e raramente em tão bom estado de conservação. Se você procura um Volkswagen Golf Mk3 para chamar de seu, este carro pode ser uma alternativa interessante.

Se você se interessou, pode entrar em contato com André pelo celular 51 9881 0690 ou pelo Facebook.

[ Facebook ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

 

Matérias relacionadas

O Audi S2 Coupé de 920 cv e 316 km/h da Motorfort está à venda

Dalmo Hernandes

Este Peugeot 106 com swap para 1.6 16v (e outras melhorias) está à venda

Dalmo Hernandes

Este é um dos 99 exemplares do Golf VR6 brasileiro – e ele está à venda

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados