A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Zero a 300

Quer um hatchback de tração traseira? Este BMW 318ti Compact conservadíssimo está à venda!

A geração E36 do BMW Série 3 foi uma das mais bem-sucedidas no Brasil. Pudera: ela chegou em 1991, somente um ano após a abertura das importações e encontrou um público sedento por novidades e cansado da mesmice que tínhamos por aqui.

Design elegante, tração traseira e dinâmica acertadíssima, além do excelente acabamento, eram alguns de seus atrativos – aliás, ainda são, e por isso o E36 tem tantos fãs. Se você é um deles, vai apreciar bastante nosso Achado meio Perdido de hoje, anunciado no GT40.

WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.49.03

Isto porque estamos falando de um 318Ti Compact, versão hatchback do Série 3 E36 que foi vendido a partir de 1994 no Brasil. Sua plataforma era mista: o carro era idêntico às versões sedã/cupê da face frontal até a coluna A, compartilhando também a suspensão dianteira do tipo McPherson; já a porção traseira compartilhava componentes com a geração E30 do Série 3, com suspensão por braços semi-arrastados, enquanto as outras configurações de carroceria usavam um sistema multilink, mais caro e sofisticado. Por conta disto, o Série 3 Compact tem mais tendência a sair de traseira. O hatch também também usava elementos do E30 no painel de instrumentos, o que lhe dava um desenho diferente do encontrado nos outros membros da família.

WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.48.57

De início, o Série 3 Compact era equipado apenas com motores de quatro cilindros – de 1,6 litro com comando simples no cabeçote e 105 cv, usado no 316i; e de 1,8 litro com comando duplo e 136 cv. Já para o ano-modelo de 1995 o motor de 1,8 litro foi substituído por uma versão de 1,9 litro e 140 cv. Em 1997 foi lançado o 323i compact, equipado com um seis-em-linha de 2,5 litros com comando duplo no cabeçote e 170 cv. Todas estas motorizações podem ser encontradas no Brasil.

WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.49.01 (2)

WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.49.01 (3)

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um 318ti Compact 1994, modelo 1995 – ou seja, provavelmente faz parte da última leva com motor 1.8. O carro pertence a Marcio Pamplona, de São José do Rio Pardo/SP. Marcio diz que o carro tem cerca de 70.000 km rodados e que é todo original.

WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.49.01WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.49.00

O hatch, na rara cor vermelho “Bright Red”, tem a maior parte da pintura de fábrica e o interior em excelente estado de conservação – incluindo o revestimento de tecido dos bancos. As rodas são originais BMW, de 15 polegadas, calçadas com pneus novos de medidas 205/60. De acordo com Marcio o carro teve motor, câmbio e suspensão completamente revisados e está em perfeito estado de funcionamento.

WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.46.49 WhatsApp Image 2018-06-30 at 12.49.03 (2)

De fato, raramente vê-se um Série 3 Compact à venda em tão bom estado de conservação – por estar entre os BMW mais acessíveis que podem ser comprados no Brasil, não é difícil encontrar exemplares negligenciados por donos anteriores, e o barato acaba saindo muito caro. Afinal, embora tenha mais de 20 anos de idade, o E36 continua sendo um carro “de luxo” em termos de manutenção. E isto também vale para o Compact.

Se você ficou interessado neste hatchback alemão de tração traseira, clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Como Dan Gurney se tornou o segundo piloto a vencer um GP de F1 com um carro feito por ele mesmo

Dalmo Hernandes

Jetta e Cruze de cara nova, Velozes e Furiosos ganha atração em parque, o recall da Toyota e mais!

Leonardo Contesini

Veja como este Citroën DS3 do WRC foi reparado em 30 minutos (!)

Dalmo Hernandes